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Terra retoma investimento em produção de conteúdo

Novidade, que mira música, inovação e transformação digital, eSports e influenciadores, chega para atrair público jovem


21 de dezembro de 2018 - 15h00

“No passado, foi preciso conhecer mais o perfil do público no Brasil em relação à informação”, diz  Carla Beltrão, diretora do Terra (crédito: divulgação)

Atento ao mercado e ao consumo brasileiro, o portal Terra mira novos territórios. A fim de engajar o público jovem, o portal passa a investir na produção de conteúdo próprio. Sob temas como música, inovação e transformação digital, eSports e influenciadores, a novidade visa colocar o veículo de comunicação entre os cinco melhores sites no ranking da ComScore, de acordo Carla Beltrão, diretora do Terra.

Para a profissional, o brasileiro está em busca de informações mais aprofundadas, apresentadas via formatos diferentes e, principalmente, com dados que venham de fontes confiáveis. “No passado, foi preciso conhecer mais o perfil do público no Brasil em relação à informação. Agora, é o momento de retomar a nossa característica de produzir conteúdo de qualidade, por meio de uma estratégia diferenciada, competitiva e focada”, explica.

Para a área da música, estão previstos oito programas, com shows e entrevistas, que serão apresentadas em transmissões ao vivo. Carla ainda revela que o Terra está articulando parcerias para agregar ao portal conteúdo ligados à artista nacionais e internacionais. “O investimento que fizemos, no passado, promovendo festivais de música e desenvolvendo serviços nesse pilar ainda repercutem na lembrança de marca. Além disso, é um tema universal, ampla, que nos ajuda a conversar com diversos públicos”, fala. O site ainda deve contar com equipes especializadas para a cobertura de grandes festivais de música, no Brasil e mundo.

O primeiro trabalho do Terra na categoria de música deu-se em 17 deste dezembro, durante show da dupla sertaneja Maiara e Maraísa. A apresentação possuiu transmissão via streaming do portal e Facebook do Terra. “O programa foi super animado. Escolhemos Maiara e Maraísa pelo sucesso da dupla e da música sertaneja no nosso País”, diz Carla.

 

Show da dupla Maiara e Maraísa, transmitida pelo Terra (crédito: divulgação)

Já em inovação e transformação digital, o foco é, além de trazer à tona exemplos de empreendedorismo, mostrar como as empresas estão transformando os mercados em que atuam. Semanalmente, o Portal entrevista nomes de destaque no meio empresarial para o programa Terra Inovação. “Mais que compartilhar conteúdo, os executivos compartilham suas experiências, insights e discutem tendências dentro de diferentes setores brasileiros”, conta a diretora. Materiais sobre a plataforma baseada em dados e inteligência da Vivo, criatividade e disrupção de mercado dentro do setor de alimentação de iFood, espaços de coworking e mudança de mindset de WeWork e reposicionamento de RedeTV já estão disponível no site.

Em eSports, o intuito do Terra é acompanhar times brasileiros e campeonatos nacionais e internacionais. “O eSports tem crescido muito no Brasil. Porém, ainda é um tema que está distribuído pela internet, com informações dispersas e muito especializadas. Temos uma oportunidade de consolidar em um portal de abrangência as informações e discussões sobre esse universo e fazer o tema chegar a um público ainda maior”, comenta Carla. O site está em busca de parcerias para transmitir eventos de eSports, por meio de streaming, e para democratizar acesso a esses campeonatos.

O pilar de influenciadores entra em cena via acompanhamento da figura pública. Todo mês, uma pessoa diferente será acompanhada pela equipe do Terra. “Hoje, são eles que inovam no formato, na linguagem, e, com isso, estão muito próximos do público jovem, que é onde também queremos estar. Temos a possibilidade de oferecer um conteúdo diferenciado relacionado a cada um desses temas, que estão diretamente ligados ao nosso público, aproveitando também nossa credibilidade para fazer parcerias”, diz Carla. O primeiro vídeo com influenciadores foi ao ar em 13 de dezembro. A produção abordou a trajetória do empresário e digital influencer Leo Picon, ao mostrar um pouco do seu dia.

O Terra nasceu em 1999, quando a Telefónica Espanha escolheu o provedor Zaz para iniciar suas operações na internet. Em 2008, o portal passou a transmitir ao vido diversos eventos esportivos como as Olimpíadas de Pequim, Olimpíadas de Inverno de Vancouver e Jogos de Londres. Além de atuar ativamente em esportes, de 2007 a 2013, o Terra promoveu o festival de música Planeta Terra. Os shows foram exibidos exclusivamente no site.

Em julho de 2017, entretanto, a Telefônica Data, subsidiária da Telefônica Brasil, incorporou 100% do Terra Networks Brasil e iniciou uma revisão geral da estratégia comercial, de produtos e de conteúdos. Entre as decisões, a Vivo Ads, área de publicidade da Vivo, uniu-se com a unidade de negócios de publicidade do Terra.

*Crédito da foto no topo: Nick Collins/Pexels

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