Forbes e NYT testam inteligência artificial e voz

Buscar

Forbes e NYT testam inteligência artificial e voz

Buscar
Publicidade

Mídia

Forbes e NYT testam inteligência artificial e voz

Revista passa a utilizar IA em seus processos de apuração e jornal começa a distribuir conteúdo via Alexa; no Brasil, G1 já faz testes com o Assistant, do Google


17 de janeiro de 2019 - 6h00

 

A Alexa, da Amazon, será a entrada do NYT na distribuição de conteúdo via voz (Crédito: Reprodução)

O uso de sistemas de inteligência artificial e assistentes de voz chegou, de forma mais intensa, ao jornalismo. O New York Times anunciou que passou a testar o resumo de notícias diários via Alexa, assistente pessoal da Amazon. A habilitação do serviço deve ser feita pelos próprios usuários e, uma vez liberados, devem apenas pedir “Alexa, quais são as notícias? ”. Durante as sextas, o NYT oferecerá um quizz aos usuários sobre as notícias da semana e, aos domingos, um resumo do noticiário.

A oferta não será apenas de notícias, haverá também espaço para listas como, por exemplo, lugares para conhecer ou recomendações de música. “É o início de uma nova maneira de utilizar a tecnologia de voz não só na oferta de conteúdo, mas também em outras formas de produtos e serviços”, disse, em comunicado, Monica Drake, editora-assistente do NYT. Na semana passada, durante a CES, Mark Thompson, CEO do NYT, ao anunciar uma parceria com a Verizon para o uso de 5G, ressaltou a importância de testar novos formatos na entrega de conteúdo.

Alguns dias antes, o site Venture Beat mostrou que os jornalistas da Forbes passarão a testar o sistema de inteligência artificial ao escreverem textos e desenvolverem processos de apuração. Por exemplo, ao contextualizar uma história, o sistema complementa com links e o que já foi escrito sobre o tema. Além de poder ajudar na escolha de imagens que melhorem a audiência da matéria. Outros veículos já testaram o uso de inteligência artificial em seus processos, entre eles, o The Washington Post, The Associated Press e Los Angeles Times.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • X, de Musk, lançará aplicativo para TV conectada

    X, de Musk, lançará aplicativo para TV conectada

    De acordo com anúncio feito na própria plataforma, o novo app do X deverá chegar em breve na maioria das Smart TVs

  • Globo garante três patrocinadores para exibição de show de Madonna

    Globo garante três patrocinadores para exibição de show de Madonna

    Itaú, Heineken e Nivea adquirem as cotas para aparecerem na apresentação da cantora, que acontece no próximo dia 4, na Praia de Copacabana