Com realities, YouTube se aproxima de formatos televisivos

Buscar

Com realities, YouTube se aproxima de formatos televisivos

Buscar
Publicidade

Mídia

Com realities, YouTube se aproxima de formatos televisivos

Criadores de conteúdo como Lucas Rangel, Nathalia Arcuri e outros apostam em gêneros que surgiram na TV linear


29 de janeiro de 2019 - 8h30

Este mês, o YouTube Space, no Rio de Janeiro, inaugurou um estúdio voltado a gravação de vídeos no estilo talk-show e entrevistas. Somado a isso, cada vez é mais comum criadores de conteúdo apostarem em reality shows para aumentar suas opções de conteúdo. Na semana passada, Lucas Rangel estreou a segunda temporada do programa Qual Próximo YouTuber de Sucesso; Nathalia Arcuri lançou a competição Reality Me Poupe!, sobre a trajetória financeira de uma fã; e o canal Diva Depressão, por Eduardo Camargo e Filipe Oliveira, começou a publicar o Corrida das Blogueiras em outubro.

 

(Crédito: Reprodução/Lucas Rangel)

Esses e outros exemplos de produções profissionalizadas e atreladas a marcas tem aproximado o conteúdo da plataforma ao que está na TV atualmente. “Os criadores querem inovar. Os realities estão surgindo porque é algo novo. O bom criador de conteúdo sabe renovar sua audiência. Eles têm um conhecimento do que as pessoas gostam e quem é sua audiência. Dariam excelentes diretores de conteúdo de uma plataforma. O brasileiro gosta de reality show, então eles observam isso e apostam”, explica Phillipe Carrasco, gerente de parcerias do YouTube.

Os programas têm maior produção e traz mais parceiros comerciais para os canais. O reality show de Lucas Rangel, por exemplo, teve patrocínio da Disney e da Nestlé. Nesta temporada, o creator fechou com Coca-Cola e Submarino. Para o executivo, a crescente no uso do formato reality de competição mostra que o YouTube é um exercício cada vez mais profissional. “Tem mais custo, é mais sofisticado. Além disso, é uma nova forma de colocar marcas no conteúdo”, afirma.

O YouTube Space surge como forma de dar maior suporte técnico para a criação. “Funcionamos como uma incubadora, oferecendo aos nossos parceiros as ferramentas e orientação para que rompam barreiras e desenvolvam experiências inovadoras. A ideia é abrir um novo leque de opções para estimular ainda mais a criatividade do produtor de conteúdo e ajudar a dar vida aos seus mais sonhados projetos”, explica Marie Picot, head do YouTube Space Rio. Lá, há estúdios para gravações dos realities, como fez Lucas Rangel, Diva Depressão e outros canais.

Estúdio para entrevistas (Crédito: Divulgação/YouTube)

Thell de Castro, autor do Dicionário da Televisão Brasileira e editor do portal TV História, avalia que a grande diferença entre os realities televisivos e os publicados na plataforma está no investimento, que é seguramente maior na TV, e na liberdade dos criadores de conteúdo pois é mais assegurado que a edição passe por sua aprovação. “Hoje está muito mais fácil produzir conteúdo, posso fazer um reality sobre o dia a dia da minha empresa pelo celular. E os youtubers estão tendo retorno com vídeos especiais, mas nada se compara a compra de formato e todo o gás de produção que a televisão tem”, diz.

Para Phillipe Carrasco, fazer reality é algo que está na cultura do YouTube desde que ele surgiu. “Os criadores de conteúdo gravam suas rotinas, contam sua vida. O reality nada mais é do que uma dramaturgia com um bom storytelling. A diferença é onde está o conteúdo”, defende. O executivo do YouTube ainda coloca que o talk-show, apesar de conhecermos como um modelo estadunidense em que um apresentador entrevista celebridades de forma descontraída, é uma convesa como outra qualquer, coisa que já está na plataforma.

“Os gêneros hoje estão cada vez mais pulverizados. Na minha opinião, a partir do momento que é vídeo, é televisão. Então o YouTube também é TV”, explica Thell de Castro. Ele acredita que os realities criados por youtubers, inclusive, poderiam estar na televisão e vice versa. “Apesar de não vermos um movimento de colocar os realities de redes de televisão no YouTube, temos emissoras que apostam muito na plataforma, como é o caso da Rede TV e do SBT. Acredito que em breve a plataforma será uma alternativa para o lançamento de um reality show de emissoras exclusivo para o YouTube”, prevê.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital