Facebook e Twitter removem contas ligadas ao Irã

Buscar

Facebook e Twitter removem contas ligadas ao Irã

Buscar
Publicidade

Mídia

Facebook e Twitter removem contas ligadas ao Irã

Facebook removeu 783 páginas, grupos e contas, e o Twitter suspendeu 2.617 contas


1 de fevereiro de 2019 - 19h28

 

 

O Facebook e o Twitter vêm compartilhando notas sobre contas falsas ligadas ao Irã (crédito: Stock Up)

Do AdAge*

O Facebook e o Twitter vêm compartilhando informações sobre contas falsas ligadas ao Irã que estariam tentando manipular o pensamento político em todo o mundo, levando a uma nova onda de invasões através das redes sociais.

O Facebook removeu 783 páginas de grupos e contas ligadas ao Irã que tentavam manipular as discussões políticas sobre acontecimentos atuais, como o conflito entre Israel e Palestina e as guerras na Síria e no Iêmen. A companhia afirmou nesta quinta-feira, 31, que as contas e os administradores das páginas pertenciam a pelo menos 26 países, incluindo Iraque, Israel, Afeganistão e EUA, mas postaram mensagens que repetem o conteúdo da mídia estatal iraniana.

As remoções se basearam em atividades monitoradas no ano passado, com ajuda externa da empresa de segurança FireEye. Segundo o Facebook, a colaboração da indústria tem sido fundamental para o sucesso dessas operações.

Em setembro de 2018, o Twitter divulgou que suspendeu 770 contas potencialmente ligadas ao Irã, por violar suas políticas. Desde então, a companhia suspendeu 2.617 contas que acredita terem origem no Irã, que tuitaram 24 mil vezes sobre as eleições de 2018 dos EUA. De acordo com o Twitter, o volume de conteúdo relacionado a eleições em geral tem aumentado.

“Em contraste com 2016, identificamos muito menos manipulação de plataformas de atores de má fé localizados no exterior”, escreveu Carlos Monje, diretor de políticas públicas do Twitter, em um post no blog. “Dito isso, como parte de nossa revisão em curso, encontramos operações limitadas que têm o potencial de estarem conectadas a fontes dentro do Irã, Venezuela e Rússia.”

Em nota em um post no blog, o Facebook afirma que compartilhou as informações levantadas a respeito desses perfis, com policiais nos EUA e nos países afetados. “Embora as pessoas por trás dessa atividade tentassem esconder suas identidades, nossa revisão manual ligou essas contas ao Irã”, afirma.

As remoções incluem 262 páginas, 356 contas e três grupos no Facebook, além de 162 perfis no Instagram. Segundo o Facebook, esses grupos investiram menos de U$ 30 mil em publicidade na rede social, mas dois milhões de usuários da rede seguiam pelo menos uma das páginas citadas.

Em conferência, o Facebook informou que tomou conhecimento da extensão da campanha compartilhando notas com o Twitter, que disse que também removeu contas potencialmente ligadas à Rússia a à Venezuela como parte de sua revisão das eleições de 2018 dos EUA.

Segundo o Twitter, a rede social também suspendeu 764 contas na Venezuela antes do dia das eleições e notificou a aplicação da lei sobre a atividade.

–  Bloomberg News

*Tradução: Amanda Schnaider

*Crédito da foto no topo: Reprodução

Publicidade

Compartilhe

Veja também