Apple sofre resistência com sua “Netflix de notícias”

Buscar

Apple sofre resistência com sua “Netflix de notícias”

Buscar
Publicidade

Mídia

Apple sofre resistência com sua “Netflix de notícias”

Empresa pretende reter 50% da receita obtida com serviço de assinaturas, enquanto publishers dividiriam o restante


13 de fevereiro de 2019 - 11h12

 

Serviço seria parte de nova área paga do aplicativo Apple News (crédito: reprodução)

A Apple pretende lançar, ainda nesse ano, um streaming de notícias como parte de uma nova área paga do aplicativo Apple News. O serviço, que o mercado tem chamado de “Netflix de notícias”, é oferecer conteúdo ilimitado de jornais e revistas para os assinantes online. Segundo representantes da companhia, o serviço custaria cerca de US$ 10,00 mensais o equivalente a R$ 38,00 no Brasil.

O produto da Apple não é exatamente novo. Diversos apps têm procurado oferecer pacotes de conteúdo de diversos publishers via assinatura mensal. O aplicativo holandês Bendle oferece um serviço semelhante, por meio de micropagamentos, desde 2014 e, há três anos, foi lançado nos Estados Unidos. No Brasil, um dos cases mais conhecidos é o GoRead, lançado pela Abril em 2016. Mas a iniciativa da Apple visa, como em outros produtos, oferecer o máximo de experiências aos donos de iPhones dentro das próprias plataformas — e lucrar com isso.

Entretanto, uma reportagem do jornal The Wall Street Journal apontou que o projeto está sofrendo resistência por parte dos publicadores. Segundo o noticiário, a empresa pretende reter 50% da receita obtida com as assinaturas. A outra metade seria dividida entre os produtores de conteúdo de acordo com o tempo de acesso do público a cada material — um modelo similar ao usado pelo Spotify para calcular a renda dos artistas.

Outra reclamação dos veículos seria a falta de acesso aos dados dos assinantes, como e-mail e cartão de crédito, que ficariam restritos à Apple. A proposta não agradou a publicações de grande porte como The New York Times e Washington Post que, sozinhas, faturam mais com assinaturas digitais do que o sugerido pela empresa de tecnologia.

Em seu canal de notícias, o BuzzFeed sugeriu que a plataforma pode ser parte do novo evento de lançamento anunciado pela empresa, em 25 de março, no Apple Park Campus. O investimento em novos serviços faz parte dos esforços da empresa de retomar o crescimento em um momento de estagnação de vendas do iPhone, carro chefe da marca.

*Crédito da foto no topo: Reprodução

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital