“Não há outro segmento que engaje como o eSports”

Buscar

“Não há outro segmento que engaje como o eSports”

Buscar
Publicidade

Mídia

“Não há outro segmento que engaje como o eSports”

Walter Longo, que acaba de assumir como sócio e Chief Innovation Officer da holding BBL, indica a importância dos games para as marcas


13 de fevereiro de 2019 - 6h00

 

Walter Longo: “o marketing precisa ir em busca da atenção perdida ” (Crédito: Divulgação)

O publicitário e administrador Walter Longo tornou-se, nesta terça-feira, 12, sócio e Chief Innovation Officer (CIO), da holding de eSports BBL. A empresa foi criada em setembro do ano pelos sócios Nando Cohen, fundador e diretor-criativo da Vetor Zero e Leo De Biase, CEO da produtora de games ESL, que continuou a ser representada no Brasil pela BBL.

Além de representar a ESL, a BBL tem em seu portfólio a Arca, especializada em realização de eventos e a The Guild, com foco em influenciadores digitais e streamers. “Minha entrada na BBL é fruto de uma crença genuína que o marketing precisa ir em busca da atenção perdida e o eSport é um dos caminhos mais promissores”, diz Longo que, nos últimos meses, se associou a outras empresas como a S8 Sampa e o evento de mobilidade Welcome Tomorrow.

Meio & Mensagem – O que te levou a investir em uma holding focada em eSports?
Walter Longo – Acredito que a luta não é por audiência, e sim por atenção. Por isso, procurei estar onde a atenção estava. Gosto de entrar nos mercados quando é algo inédito e promissor e sinto que agora é a hora dos eSports. Não conheço nenhum segmento de atividade que gere tanto engajamento como o eSports. E, por isso, ele vem se transformando numa excelente plataforma de marketing para grandes anunciantes.

M&M – Nos últimos anos o mercado publicitário discutiu muito sobre como atuar neste ambiente, dos games, qual o desafio para as marcas?
Longo – O maior desafio para as empresas anunciantes até hoje era perceberem os games e eSports como algo muito diferenciado e envolvente para seu público, mas perceber que não havia uma estrutura profissional e confiável para envolver suas marcas nessa atividade. Isso começou a mudar com o crescimento e evolução de grandes players como a ESL no mundo.

M&M – Que tipo de cenário você enxerga para os games e eSports e a conexão que essas tecnologias possuem e possuirão com o consumo?
Longo – É importante entender que a área de games é maior que a produção de filmes de Hollywood. É uma indústria poderosíssima e também é a que mais vai poder aproveitar as novas tecnologias. Além da ludicidade, os games e os eSports também possuem a característica da interatividade e é isso que irá aproveitar cada vez mais as novas tecnologias digitais que incluem desde realidade aumentada, projeção em 3D, até o uso crescente do Big Data, inteligência artificial e todo esse universo de BI. Estamos saindo da era do monólogo em comunicação e retornando para a era do diálogo.

M&M – Quais outros segmentos relacionados a inovação te interessam como investimento?
Longo – Além dos eSports, estou bastante focando na área de Big Data. O BI & Analitics vêm se transformando no coração da gestão de qualquer atividade. E o casamento do eSports com o Big Data é um dos mais promissores para um marketing cada vez mais eficiente.

M&M – Você tem se associado a várias empresas recentemente, quais são seus critérios?
Longo – Tenho dois critérios principais. O primeiro é buscar nos sócios uma visão de CEO – pessoas que tenham simultaneamente curiosidade, entusiasmo e otimismo – e quando enxergo isso, sinto que a chance do negócio evoluir é muito maior. A segunda questão que analiso é pensarem grande, entenderem a evolução do mundo e possuírem um compromisso definitivo com a qualidade e a inovação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • The Content Group lança programa de formação de creators

    The Content Group lança programa de formação de creators

    Programa visa formar criadores de conteúdo capazes de buscar insights em dados, criar ideias e executá-las

  • Chevrolet antecipa lançamento de carro aos finalistas do BBB 24

    Chevrolet antecipa lançamento de carro aos finalistas do BBB 24

    Modelo Trailblazer será entregue como prêmio ao vencedor do reality, em final que acontece na noite desta terça-feira, 16