No Aprendiz, influenciadores também farão ações comerciais

Buscar

No Aprendiz, influenciadores também farão ações comerciais

Buscar
Publicidade

Mídia

No Aprendiz, influenciadores também farão ações comerciais

Com o objetivo de integrar TV e web, reality de Roberto Justus abre espaço para que marcas estendam ações às redes sociais


13 de fevereiro de 2019 - 14h49

Roberto Justus comprou os direitos do programa pelos próximos três anos (Crédito: Divulgação/Rafael Cusato)

O programa O Aprendiz não é novo para o público brasileiro. Em 2004, Roberto Justus apresentou, na Record, a primeira versão nacional do formato que já fazia sucesso nos Estados Unidos, sob o comando do ainda empresário (e atual presidente dos Estados Unidos), Donald Trump. Embore conserve o estilo do formato e o apresentador, a nova versão do reality que estreia na grade da Band no dia 18 de março terá um elemento diferente: os participantes da competição são influenciadores da internet.

Mostrar como essas pessoas – que agregam um importante número de seguidores e, consequentemente, são requisitados por marcas e anunciantes – se comportariam num ambiente corporativo é a proposta do Aprendiz, cujos direitos pertencem ao próprio Roberto Justus pelos próximos três anos.

Além dos impactos que a popularidade dos 18 influenciadores selecionados podem trazer à audiência, a Band e o apresentador também contam com algo que pode ampliar as cifras do canal: a possibilidade de estender as ações de merchandising da TV para o ambiente da rede, por meio dos próprios influenciadores.

“Fizemos um grande trabalho de seleção e curadoria para chegar a um grupo de influenciadores diversificado em termos de assuntos, idade, região do Brasil em que estão, etc. Como critério principal, selecionamos pessoas que já tratam seu conteúdo como um negócio. Com essa proposta, o programa acaba abrindo caminho para que as ações comerciais sejam estendidas às redes sociais dessas pessoas, em algumas situações. Vamos acompanhar todas essas possibilidades e atuar para que essas ações aconteçam de forma integrada entre a TV e as redes sociais do programa e dos próprios influenciadores”, comenta Rafael Coca, sócio-diretor da Spark. A agência, que é especializada na conexão entre influenciadores e marcas, auxiliou a Band na seleção dos participantes e atuará, também, no desenvolvimento das ações comerciais.

A operação comercial multiplataforma pode acontecer de diferentes maneiras. Uma marca que patrocinar um desafio do programa, por exemplo, poderá fazer uma postagem patrocinada no canal do influenciador que ganhou a prova. “As redes sociais irão funcionar como uma extensão do programa e também permitirão o desdobramento de ações comerciais. Dessa vez, não iremos confinar as pessoas por muito tempo, como fizemos nas edições anteriores Durante as gravações, os participantes poderão, em determinados momentos, acessar o celular e interagir com seu público, mantendo a audiência viva”, explica Roberto Justus.

Em termos comerciais, o apresentador garante que esta edição é a mais bem sucedida de toda a sua trajetória com O Aprendiz. “Apresentei esse programa por diversas vezes e posso afirmar, sem nenhuma dúvida, que nunca tivemos esse retorno dos patrocinadores. O programa já conta com marcas expressivas e até mesmo um dos conselheiros decidiu fazer sua empresa patrocinar a atração”, disse Justus em referência José Roberto Marques, fundador do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), que patrocina o reality-show. Ao lado de Marques, também estará no programa, como conselheira, Vivianne Brafmann, vencedora da primeira edição de O Aprendiz no Brasil e, por 14 anos, executiva do Grupo Newcomm, do qual Justus foi sócio até 2017.

Além do IBC, o programa também tem patrocínio da Vivo, Cruzeiro do Sul Virtual, Hyundai e Magazine Luiza. O Santander é o detentor da cota de apresentação (a principal do programa) e, por isso, fez uma ação inusitada, mudando a cor do logo do Aprendiz de azul para vermelho.

Os influenciadores
Por um período de 3 meses, 18 influenciadores passarão por provas de cunho corporativo. A cada semana, o apresentador e seus conselheiros eliminarão um participante e o vencedor irá receber um prêmio líquido de R$ 1 milhão, além de uma mentoria de um ano do IBC. O Aprendiz será exibido todas as segundas-feiras, por volta de 22h30, com reprises aos sábados, às 16h.

Veja, abaixo, a lista dos 18 influenciadores que participarão da edição do Aprendiz:

Alberto Solon
Alice Salazar
Carlos Santana
Erasmo Viana
Gabi Lopes
Gabriel Gasparini
Jessica Belcost
Julia Mendonça
Karla Amadori
Leo Bacci
Lucas Estevam
Montalvão
Nana Rude
PC Siqueira
Ru Baricelli
Sandra Matarazzo
Taty Ferreira
Xan Ravelli

Publicidade

Compartilhe

Veja também