Empresas de OOH são citadas em denúncia contra Crivella

Buscar

Empresas de OOH são citadas em denúncia contra Crivella

Buscar
Publicidade

Mídia

Empresas de OOH são citadas em denúncia contra Crivella

Pedido de impeachment contra prefeito do Rio de Janeiro menciona renovação de contratos de publicidade com Clear Channel e JCDecaux


3 de abril de 2019 - 9h13

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou ontem, por 35 votos contra 14, abertura de processo de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella (PRB). Ele é acusado de improbidade administrativa na renovação de contratos com as operadoras de mídia exterior Clear Channel e JCDecaux na renovação de contrato de manutenção de mobiliário urbano na cidade.

Prefeito Marcelo Crivella critica as denúncias em sua página no Facebook (Crédito: Reprodução)

A denúncia foi feita por Fernando Lyra Reys, fiscal da secretaria de fazenda do município, afirmando que o prefeito cometeu crime contra a administração pública ao prorrogar, sem licitação, concessões de 1999, autorizando as operadoras a seguirem com manutenção de pontos de ônibus e relógios de rua e sua respectiva exploração publicitária.

As empresas tinham contrato de 20 anos que terminaria neste ano, mas a secretaria da fazenda renovou em dezembro passado. A Clear Channel foi a ganhadora original da licitação e a JCDecaux herdou o inventário após adquirir a Cemusa, em 2014.

De acordo com o autor da denúncia, os contratos não possuíam cláusulas que permitissem a renovação e as empresas teriam deixado de pagar quase R$ 30 milhões em obrigações e multas.

A denúncia surge após vários embates entre a Câmara e Crivella. O prefeito não atendeu a pedidos de obras e serviços em bases eleitorais de vereadores e parte deles, que votou junto com a base do prefeito a favor do reajuste do IPTU em 2017, foi desprestigiada recentemente em cargos e indicações.

A prefeitura afirma que um parecer da Procuradoria Geral do Município não apontou impedimentos jurídicos para a renovação. Em vídeo publicado em sua página oficial no Facebook, na noite de terça-feira, 3, Crivella disse que a denúncia “não faz o menor sentido” e a atribuiu à retaliação de Lyra Reis, que foi recente exonerado. “A prefeitura não teve nenhum prejuízo, pelo contrário, recebeu muitos recursos por causa desse aditivo”, disse o prefeito.

Em comunicado, a Clear Channel afirmou desconhecer “o conteúdo das alegações de supostas irregularidades na renovação de seu contrato de mobiliário urbano, mas pode afirmar, com certeza, que todo o processo de extensão contratual foi amplamente discutido com o poder concedente e conduzido de forma totalmente ética e transparente, através do devido processo administrativo”.

A JCDecaux afirmou que “vem cumprindo com todos os requisitos contratuais e continua operando os serviços inerentes ao contrato de mobiliário urbano na sua área de concessão na cidade do Rio de Janeiro.”

Atualizada às 11h29

 

*crédito da imagem no alto: Pptrat/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também