Hot Topics de junho destaca futebol e Dia dos Namorados

Buscar

Hot Topics de junho destaca futebol e Dia dos Namorados

Buscar
Publicidade

Mídia

Hot Topics de junho destaca futebol e Dia dos Namorados

Copa América e Neymar movimentaram algumas das principais conversas no Facebook no período, assim como a novela Chiquititas


19 de julho de 2019 - 6h00

Crédito: Buda Mendes/Equipa/Getty Images; Reprodução; Lourival Ribeiro/SBT

Três grandes assuntos se destacaram entre os temas que mais engajaram no Facebook em junho, segundo o Hot Topics, que analisa mensalmente os temas populares na plataforma. Copa América de um lado e, do outro, Neymar Jr. numa grande intersecção com o outro assunto bastante comentado: Dia dos Namorados. O termo Chiquititas também foi muito citado.

Como de costume, futebol é um grande gerador de conversas, principalmente em período de Copa América, torneio que já estava entre os mais mencionados em maio, antes mesmo de começar. O apito inicial foi em 14 de junho e o final em 7 de julho, com o Brasil campeão (tem chances de seguir, portanto, como tema principal também deste mês, a ser publicado em agosto). O público que mais falou sobre a competição foi masculino, numa faixa intermediária de idade.

O perfil dos comentadores da seleção brasileira masculina, que também teve destaque, foi parecido, embora com participação um pouco maior de mulheres. Muito integrado à seleção esteve o assunto Fifa World Cup: ao mesmo tempo da Copa América, ocorreu o Mundial Feminino de futebol.

A conversa em torno de Neymar Jr. não teve intersecção alguma com seleção ou Copa América: o atleta contundiu no último amistoso antes do torneio e não jogou. No mês passado, o jogador foi protagonista, no entanto, de uma polêmica com a modelo Najila Trindade, que o acusou de estupro. O perfil médio do  público mais engajado nessa conversa é de faixa etária intermediária e de gênero bem dividido, levemente mais pendente para o engajamento feminino.

O atleta tem uma grande área de intersecção com o Dia dos Namorados, comemorado no Brasil em 12 de junho. Curiosamente, sua ex-namorada, a atriz Bruna Marquezine, também tem intersecção com as conversas sobre a data, mas nenhuma com Neymar. Aqui, o público é levemente mais jovem e prioritariamente feminino.

Outro assunto que gerou muitas conversas foi a novela do SBT Chiquititas. A atração não estava no ar no início de junho, mas no decorrer do mês, dois acontecimentos tristes envolvendo ex-integrantes do elenco podem ter gerado comentários. Em 3 de junho morreu Sonia Guedes, que interpretava Nina Correia no folhetim infanto-juvenil e tinha 86 anos. No dia 9, Rafael Miguel foi assassinado em São Paulo, junto a seus pais. O ator de 22 anos interpretou o Paçoca em Chiquititas. O principal suspeito é o pai de sua namorada, Paulo Cupertino, que está foragido. O perfil majoritário do público que falou sobre este assunto era mais velho, principalmente mulheres.

Entre as marcas que mais geraram conversas em junho estiveram Mercedes-Benz, Chevrolet Camaro, Minecraft e Fortnite. Veja a seguir o gráfico com os principais assuntos:

O Hot Topics é uma ferramenta do Facebook IQ, área de insights do Facebook, que indica as principais conversas na plataforma social, mensalmente. Os dados gerados são apresentados segundo os vetores de idade e sexo, separados por temas: Marcas e Produtos, Entretenimento, Esportes, Comidas e Bebidas, Feriados e Eventos e Pessoas. Não são consideradas conversas em torno de política e religião. Sua análise oferece um panorama dos assuntos que mais repercutiram e também ajuda na visualização de tendências sobre o comportamento do consumidor.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital