Os principais assuntos no Hot Topics de julho

Buscar

Os principais assuntos no Hot Topics de julho

Buscar
Publicidade

Mídia

Os principais assuntos no Hot Topics de julho

Paulo Henrique Amorim, padre Marcelo Rossi e futebol se destacaram nas conversas no Facebook no período


19 de agosto de 2019 - 15h10

Crédito: Greg Salibian/ Folhapress – UOL/ Folhapress – Reprodução

O jornalista Paulo Henrique Amorim, o padre Marcelo Rossi e o jogo entre Internacional e Grêmio estiveram entre os temas que mais engajaram no Facebook em julho. Esses assuntos despontaram no Hot Topics, que analisa mensalmente os temas populares na plataforma.

Amorim faleceu em 10 de julho, aos 77 anos, no Rio de Janeiro, vítima de infarto. Nos últimos anos, ele era contratado da RecordTV e mantinha o site Conversa Afiada. A média das pessoas que falaram sobre ele no Facebook era de usuários mais velhos, principalmente mulheres.

Padre Marcelo gerou conversas principalmente entre um público parecido com o do jornalista, mas um pouco mais velho. Enquanto conduzia uma missa em 14 de julho Cachoeira Paulista (SP), o padre foi empurrado do palco por uma mulher com “problemas mentais”, segundo a assessoria da Canção Nova, que organizou o evento. O vídeo de sua queda teve muita repercussão, porém o padre não se machucou gravemente e inclusive voltou para finalizar a cerimônia.

O clássico entre Internacional e Grêmio também é conhecido como Grenal, termo que repercutiu principalmente entre homens um pouco mais velhos. O nome da equipe tricolor foi comentado por uma média levemente mais masculina e mais jovem, enquanto as conversas sobre o Colorado se concentraram numa faixa bastante intermediária entre gênero e idade. Ocorrido em 21 de julho no Beira-Rio, em Porto Alegre, o clássico ocorreu pelo Brasileirão, que não foi especialmente comentado, apesar de conversas sobre a Libertadores terem se destacado. O Grenal teve certa tensão a partir do segundo tempo, num desentendimento entre os respectivos técnicos e os jogadores Edenílson e Rômulo, e na arquibancada, em que uma torcedora do Grêmio e seu filho foram hostilizados pela torcida mandante.

Curiosamente, uma parcela das conversas sobre o Internacional cruzou com Silvio Santos. No final de junho casaram Rebeca Abravanel, filha do dono do SBT, e Alexandre Pato, jogador de futebol revelado pelo Internacional e que hoje joga no São Paulo. Como a cerimônia foi em segredo, só repercutiu na mídia no início de julho. Silvio Santos também gerou comentários na rede por receber, em seu programa de 14 de julho, os filhos do presidente, Eduardo e Flávio Bolsonaro, no Jogo das Três Pistas. Na semana seguinte, no mesmo quadro, participou Neymar Jr.

Outros jogadores de futebol que repercutiram bastante em julho foram Filipe Luís e Dani Alves, que anunciaram seu regresso ao futebol Brasileiro. A dupla Sandy & Junior confirmou, em julho, novas datas antes de encerrar sua turnê de 30 anos, estimulando inclusive novas promoções de patrocinadores. Tatá Werneck também repercutiu bastante, principalmente entre mulheres, numa faixa etária intermediária. A comediante e seu marido Rafael Vitti esperam bebê e ambos têm sido bastante abertos sobre a jornada. Inclusive, Tatá tem apresentado seu talk show, o Lady Night, normalmente, e inclusive chamadas para a quarta temporada, gravadas ao lado do palhaço Patatá, foram ao ar em julho.

Grandes produções que estrearam em julho, como The Lion King e a terceira temporada de Stranger Things, também geraram conversas na plataforma. O live action do consagrado desenho da Disney foi bastante comentado na faixa intermediária de idade, com uma leve tendência feminina. Já a série da Netflix foi citada predominantemente por usuários mais jovens do Facebook, também com um pouco mais de mulheres.

A GloboNews também repercutiu bastante em julho. Entre os principais assuntos relacionados ao canal pago no período estão o afastamento do jornalista José Roberto Burnier, que pediu licença para tratar um câncer, e entrevistas de personalidades como Fernando Haddad, Rodrigo Maia e Ricardo Salles.

A emissora repercutiu prioritariamente entre pessoas mais velhas, numa faixa intermediária de gêneros.
Entre as marcas que mais geraram conversas em julho estiveram Suzuki, Logitech, Grupo Petrópolis e Azul. Veja a seguir o gráfico com os principais assuntos:

O Hot Topics é uma ferramenta do Facebook IQ, área de insights do Facebook, que indica as principais conversas na plataforma social, mensalmente. Os dados gerados são apresentados segundo os vetores de idade e sexo, separados por temas: Marcas e Produtos, Entretenimento, Esportes, Comidas e Bebidas, Feriados e Eventos e Pessoas. Não são consideradas conversas em torno de política e religião. Sua análise oferece um panorama dos assuntos que mais repercutiram e também ajuda na visualização de tendências sobre o comportamento do consumidor.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital