ABA quer unificar base de mensuração de vídeos

Buscar

ABA quer unificar base de mensuração de vídeos

Buscar
Publicidade

Mídia

ABA quer unificar base de mensuração de vídeos

Associação desenvolveu guia para atribuir GRP também a ambiente digital, permitindo comparação a TV aberta


28 de agosto de 2019 - 10h34

Crédito: Reprodução/ ABA

Nessa terça-feira, 27, a Associação Brasileira de Anunciantes lançou o Guia ABA de Métricas de Audiência de AdVideo. A ferramenta segue padronizações já fornecidas por entidades como o Media Rating Council (MRC) e o Interactive Advertising Bureau (IAB) no que diz respeito a mensuração de vídeos para redefinir o conceito de gross rating points (GRP) de modo que a audiência linear e a digital sejam equiparáveis.

Segundo Marco Frade, presidente do comitê de mídia da ABA e head de digital, mídia e PR da LG, o novo modelo quer equalizar essas audiências, estejam ela vendo televisão aberta, TV paga, out-of-home ou num dispositivo de streaming ou sob demanda na internet. O desafio foi grande pois, embora a programação linear tenha índices bem fundamentados há muitos anos, para o online não há métrica única, com diversos institutos e plataformas entregando números segundo critérios particulares e sem equalização entre eles.

“Quando estou elaborando minha estratégia para determinar o quanto vou investir em vídeo ao longo do ano, eu tinha de separar on e off porque as métricas não se conversavam”, diz Frade. “Portanto, não é algo só para responder às formatações de budget, mas também de ROI.”

Dessa forma, a construção do novo índice partiu do entendimento clássico de alcance e frequência do GRP, junto às regras do MRC e do IAB. No online, valores como número de impressões e viewability são cruzados de forma que ajudem a determinar valores comparáveis.

Marco Frade, presidente do comitê de mídia da ABA (Crédito: Divulgação)

Para isso, o guia traz um passo a passo. Resumidamente, trata-se do somatório dos usuários únicos impactados por uma impressão válida — ou “opportunity to see” (OTS) –, dividido pelo total dos usuários do target, que é o universo da campanha. Leva em consideração frequência: quantas vezes o vídeo foi veiculado na mesma plataforma. A partir disso, divide-se o OTS pelo somatório de usuários únicos impactados por cada impressão valida. Para calcular a frequência ponderada, calcula-se o somatório de impressões válidas segundo a porcentagem de viewability e divide-se pela somatória de usuários únicos impactados: o resultado é o GRP de vídeo digital.

A construção desse padrão exigiu 18 meses de trabalho da ABA, que além do MRC e IAB, contou com o apoio de entidades como a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep), Mobile Marketing Association (MMA), Instituto Verificador de Comunicação (IVC), além de empresas de pesquisa de mercado como Nielsen, Comscore, Kantar e Ipsos e diversos veículos do meio digital e de televisão. “Vamos fazer um roll out para que anunciantes e agências adotem a métrica para que possam fazer esse comparativo, de modo que entre nos planos de mídia. Nossa previsão é de dez meses a um ano para voltar ao mercado e verificar se esta sendo adotado”, diz Frade.

Adesão ao currency
No final do ano passado, a Nielsen e a Telaria desenvolveram em conjunto uma métrica, creditado pela MRC, chamada Digital Ad Ratings cujo propósito era oferecer aos compradores de mídia em vídeo digital parâmetros similares à negociação de breaks em transmissão linear — uma espécie de GRP digital. Na ocasião, uma das premissas apontadas era facilitar o planejamento para profissionais poucos acostumados à miríade de mensurações possíveis no ambiente digital.

Frade afirma, porém, que a ABA se decidiu por não trabalhar em cima de nenhuma métrica já desenvolvida, pois cada uma tem, segundo ele, sua razão de ser. “Assim como a Nielsen e a Telaria, a Comscore tem investido em métricas comparáveis e a Kantar tem um projeto para medir todos os dados gerados por cada página da internet para ter uma audiência geral. Mas demos um passo para trás para ver a raiz da método de GRP, para que pudesse valer para todos, de forma que todo mundo entendesse o OTS.”

O executivo diz que não há nenhuma objeção a outros métodos de mensuração, desde que tenha esse entendimento na raiz do método. Sobre a expectativa de adesão, eles esperam que a força da associação pese na hora de decidir. “O investimento de 80% do mercado em mídia vem de associados à ABA, então esperamos que isso force a adaptação da moeda única.”

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    A partir das eleições municipais deste ano, a publicidade relacionada a candidatos políticos não poderá mais ser impulsionada pelo Google Ads

  • TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    Projeto de lei determina que ByteDance venda sua participação na rede social a um comprador norte-americano em até 270 dias