Globo define regras para ações comerciais da equipe esportiva

Buscar

Globo define regras para ações comerciais da equipe esportiva

Buscar
Publicidade

Mídia

Globo define regras para ações comerciais da equipe esportiva

Galvão Bueno, Cleber Machado e outros narradores e comentaristas podem fazer ações de conteúdo e comerciais de marcas, desde que não conflitem com as dos patrocinadores do Futebol da casa


3 de setembro de 2019 - 12h53

Galvão Bueno e demais narradores e comentaristas esportivos da emissora poderão fazer comerciais e ações para as marcas patrocinadoras do pacote Futebol (Crédito: Reprodução)Atualizada às 15h18

A participação de Galvão Bueno, Cléber Machado, Luis Roberto, Caio Ribeiro e de outros nomes do elenco de esportes da Globo estarão liberados a partir de 2020 para aparecem em campanhas publicitárias e outras ações comerciais de anunciantes. A nova medida, que representa uma flexibilização da emissora que já havia sido anunciada desde que a divisão de Esportes ganhou um pilar próprio na estrutura da casa, saindo do escopo do Jornalismo e aproximando-se mais do Entretenimento.

A partir de 2020, a nova possibilidade começa a valer, mas terá uma restrição. Os membros da equipe esportiva (narradores e comentaritas) ficam livres para fazer ações de conteúdo e parcerias com marcas diversas, mas em relação à campanhas publicitárias, a utilização desses profissionais ficarão reservadas aos patrocinadores do pacote de Futebol da emissora.

A Globo esclarece, entretanto, que os demais anunciantes não estão impedidos de fazer campanhas para outras marcas. A emissora promete avaliar as propostas caso a caso, desde que não sejam marcas do mesmo segmento (e, portanto, conflitantes) com os patrocinadores do Futebol da casa.

A medida foi anunciada na manhã desta terça-feira, 3, em evento realizado na sede da emissora, em São Paulo, para o mercado publicitário. Galvão Bueno, principal nome da equipe de narradores da Globo, deu a informação. “Agora posso contar oficialmente a novidade de que estamos disponíveis a vocês, parceiros do futebol da Globo, para campanhas e outras ações”, disse Galvão à plateia composta por profissionais de agências e de marketing de grandes empresas.

Diretor de negócios integrados da Globo, Eduardo Schaeffer explicou que a proposta é oferecer mais uma opção comercial às marcas que já são parceiras da Globo. “O uso dos talentos ficará voltado às marcas que já são nossas parceiras e que fazem parte do pacote Futebol. Por já conhecerem nosso trabalho, elas ganharão mais uma possibilidade de apresentar ações, desenvolvidas em conjunto com a emissora, com nosso time de narradores e comentaristas”, destacou o executivo.

A regra, que começa a valer a partir do próximo ano, não atrapalharia o projeto “Na Estrada com Galvão”, de que o narrador participou em conjunto com a Volkswagen. Nesse caso, a Globo considera que a marca realizada um projeto de conteúdo (o programa foi exibido no Esporte Espetacular) e não se trata, portanto, de uma ação publicitária convencional.

O plano comercial do Futebol 2020 começa a ser apresentado ao mercado publicitário a partir desta terça-feira, 3. Durante o evento, a Globo não revelou valores das cotas de patrocínio, mas adiantou que pretende ampliar a visibilidade que os patrocinadores terão na emissora. Uma das novidades será a possibilidade de inserção de comerciais locais – antes, as marcas patrocinadoras tinham de exibir os mesmos comerciais, em rede nacional. Agora, poderão fazer adaptações de acordo com as diferentes praças. Aparição no placar, na escalação, nas vinhetas do intervalo e também em todos os desdobramentos nas transmissão no digital, continuarão sendo entregas válidas para a próxima temporada.

“Conversamos muito com nossos parceiros do mercado para entender as demandas que eles tinham em relação ao nosso pacote e procuramos ajustá-las para atender a todos de forma mais eficiente. Temos muitas novidades na entrega de produtos digitais do futebol, que se complementam com a televisão”, promete Schaeffer. Nesse primeiro momento, a apresentação do plano comercial fica restrita aos atuais parceiros do futebol da casa (Ambev, Casas Bahia, General Motors, Hypera Pharma, Vivo e Itaú). Essas mercas devem ter o prazo de um mês para discutir a possível renovação com a emissora. Em 2019, cada uma das cotas de patrocínio do Futebol da Globo teve valor de tabela de R$ 310 milhões.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital