Super Bowl alcançou 100 milhões de espectadores nos EUA

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Super Bowl alcançou 100 milhões de espectadores nos EUA

Emissora apresentou média de audiência 2% maior que a registrada em 2019 pela CBS


4 de fevereiro de 2020 - 11h16

Jogadores do Kansas City Chiefs comemoram a vitória do Super Bowl 2020 (Crédito: Perry Knotts/NFL)

Por Anthony Crupi, do AdAge

O Super Bowl LIV, realizado no último domingo, 2, continua movimentando a indústria de comunicação. De acordo com os dados da Nielsen liberados no mesmo dia do evento, a cobertura da Fox do Super Bowl LIV alcançou uma média de 102 milhões de telespectadores incluindo a transmissão principal, o canal de esportes da Fox em língua espanhola e vários pontos digitais. O número superou a produção da CBS, no ano passado, em cerca de 1,3 milhões de espectadores. Retiradas as entregas acessórias e o público linear de TV da Fox, o evento alcançou uma média de 99,9 milhões de espectadores, média 2% maior em comparação com as estatísticas da CBS (98,2 milhões), em 2019.

Contando as casas

Os ganhos incrementais fornecidos pelas impressões que não estão diretamente ligadas à transmissão
linear apresentam um paradoxo, no qual as entregas da Fox simultaneamente passaram a marca de cem milhões de espectadores, mas ainda parecem muito aquém da realidade. Na falta de uma moeda única e inclusiva de classificação que mescle as visualizações em streaming e os números de espectadores fora de casa, as impressões permanecem longe do desejado.

Aqui está o que se sabe com absoluta certeza: não importa como você decida definir a audiência da Fox, o Super Bowl LIV agora é o décimo título mais assistido da NFL. E enquanto as taxas de audiência da Fox não estão entre os 30 melhores jogos, como aconteceu na transmissão durante o Dia de Ação de Graças, a natureza festiva e comunitária do Super Bowl tende a diminuir o número de casas sintonizadas ao evento – a participação alcançada em 1969 só foi superada 16 vezes.

Existe outro fator que pode influenciar os dados. Como a Nielsen leva cerca de três dias para processar os dados de out-of home, relacionando os fãs que assistiram ao Big Game em uma festa fora do confinamento de suas próprias casas, essa entrega adicional tende a se perder. Adicionados os 12 milhões de espectadores do Super Bowl fora de casa com as impressões lineares e digitais do evento, no ano passado, a CBS terminou com uma audiência total de 112,7 milhões de espectadores em 2019.

Então qual número marcamos no livro de registros? Por uma questão de comparação, tendemos a usar as classificações lineares de televisão tradicional, mesmo porque é assim que os fatos foram definidos. Mas a tradição não justifica paralisia, ainda que a transmissão padrão represente 97,8% da audiência do Big Game.

O fato de as redes sociais que hospedam o Super Bowl não fornecerem dados efetivos aos seus anunciantes complica ainda mais os esforços para atribuir uma contagem definitiva de pessoas ao público do jogo. Na ausência de qualquer ameaça de compensar as entregas insuficientes, as classificações do Super Bowl são principalmente sobre o direito de se gabar. Na melhor das hipóteses, as estatísticas de visualização são úteis para fornecer um custo unitário de parâmetro para a próxima emissora na fila. A verdade é que quando chegarmos ao próximo ano, o Super Bowl LIV permanecerá como a transmissão televisiva mais assistida e com a melhor classificação de 2020.

*Tradução: Taís Farias

**Crédito da foto no topo: Reprodução

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