Google Maps celebra 15 anos com inovações

Buscar

Google Maps celebra 15 anos com inovações

Buscar
Publicidade

Mídia

Google Maps celebra 15 anos com inovações

Serviço de mapeamento apresenta mudanças em design, ferramentas e integração multimodal


6 de fevereiro de 2020 - 15h04

A propósito do aniversário de 15 anos do Maps, o Google está promovendo uma série de mudanças na ferramenta globalmente. As novidades vão desde o ícone do aplicativo e um layout renovado no mobile, até novos atributos para estimular a colaboração de usuários.

 

Crédito: Divulgação/ Reprodução

A empresa anunciou as mudanças durante evento na sede do Google em São Paulo nesta quinta-feira, 6. “Desde a época em que era só um mapa para imprimir, o Maps evoluiu muito, virou uma ferramenta de comércio, com informações organizadas, navegação, dicas de lugares e muito mais”, disse Fabio Coelho,  presidente do Google Brasil e VP global da empresa. A versão para desktop, com interatividade reduzida e que trazia alguns mapas dos Estados Unidos, foi lançada em fevereiro de 2005. Dois anos depois chegou ao Brasil.

Entre as principais novidades estão as abas. “Explorar” e “Dia a Dia”, que já estavam na home do aplicativo, continuam presentes. “Para Você” vai virar “Novidades”, incluindo uma ferramenta de Mensagens com comércios próximos, no submenu. Outra aba será “Contribuir”, para facilitar a publicação, atualização e correção de informações no mapa sobre ruas, trajetos ou estabelecimentos. Também será criada a aba “Salvo”, na qual o usuário encontra seus lugares favoritos.

O Google também apresentou novidades para facilitar a reunião de informações de quem deseja utilizar transportes públicos em cidades. “Os usuários poderão acessar seu perfil e colocar suas preferências como os meios de transporte que mais utilizam, os horários mais comuns, as rotas favoritas e assim terão uma experiência mais personalizada”, descreveu Tijana Jankovic, head de parcerias estratégicas do Google para a América Latina.

Ferramenta Live View (Crédito: Divulgação)

Também será possível saber detalhes como a acessibilidade a deficientes naquele modal específico, se há sistemas de segurança como câmeras a bordo e até como costuma ser a temperatura em seu interior. Além disso, lugares como Brasília, Guarulhos, Niterói, Osasco, Recife, Ribeirão Preto e Salvador, numa lista que inclui mais de 60 cidades, passarão a ter informações em tempo real sobre rotas, tempo, paradas, partidas e chegadas de ônibus municipais. As mudanças começarão a ser lançadas gradualmente a partir de março.

“Num futuro próximo, queremos integrar com ferramentas de pagamento e colocar mais informações nas paradas e estações por meio de realidade aumentada, como as linhas que passam ali e o tempo de chegada do próximo trem, por exemplo”, descreveu Tijana.

André Kovaltowski, gerente de produtos do Google Maps Latam, destacou que realidade aumentada já é utilizada na ferramenta Live View, que permite navegação a pé pela cidade baseada em dicas visuais do panorama urbano, mas que sua integração ao aplicativo deverá crescer. “Realidade aumentada é um dos atributos que mais apresenta possibilidades para o Maps e tem um potencial gigantesco para muitos tipos de experiências”, disse.

Segundo o Google, o Maps é utilizado hoje por mais de um bilhão de pessoas no mundo e o Brasil está entre os cinco países com maior número de usuários. A plataforma tem mais de 220 países e territórios mapeados, com 16 milhões de quilômetros na modalidade Street View. A plataforma tem cerca de 120 milhões de Local Guides, como chamam colaboradores que colocam ou atualizam informações no Maps: são cerca de 20 milhões de contribuições diárias globalmente, segundo números internos.

 

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também