Apro divulga prévia de protocolo para retomada de gravações

Buscar

Apro divulga prévia de protocolo para retomada de gravações

Buscar
Publicidade

Mídia

Apro divulga prévia de protocolo para retomada de gravações

Documento tem três fases e inclui mapa de risco em sets de filmagem


11 de junho de 2020 - 13h53

Nesta quinta-feira, 11, a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro), Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp) e Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal (Sindicine) apresentaram uma prévia de um protocolo de retomada das gravações para obras audiovisuais nesses estados.

 

Protocolo recomenda contratação de famílias de atores para diminuir riscos e antecipar maior parte dos projetos digitalmente (Crédito: Christian Wiediger/Unsplash)

O documento está sendo avaliado pela Prefeitura de São Paulo para entrar em vigor e pode sofrer alterações, conforme pedidos dos órgãos públicos e autoridades de saúde e das próprias experiências com as etapas estabelecidas. “É um documento vivo, que deve passar por constantes alterações conforme evolução das fases”, disse Marianna Souza, presidente-executiva da Apro em coletiva de imprensa realizada virtualmente.

De forma geral, o Protocolo de Segurança e Saúde no Trabalho Audiovisual criou uma série de orientações em três fases de retomada gradual — a última a ser desenvolvida a depender dos resultados da fase dois. A primeira já ocorre em boa parte dos estados e municípios brasileiros em situação de isolamento social ou lockdown, que são as recomendações de filmagens remotas. De acordo com o documento, as empresas do setor devem realizar reuniões, consultoria e orientações técnicas apenas via videoconferência, gravar na casa do elenco, fazer a higienização dos equipamentos de filmagem, adaptar roteiros aos limites impostos pelas autoridades de saúde, deslocar o mínimo de equipe e esperar um tempo maior nas filmagens. No entanto, a diária máxima é de 12 horas, incluindo pausas para refeições. A metodologia já está sendo usada para a criação de campanhas publicitárias e programas de TV e internet.

A fase dois foi pensada para quando as orientações forem flexibilizadas. Segundo os sindicatos e a associação, ainda são recomendadas orientações remotas, pré-produção em home-office, priorizar a contratação de famílias reais para evitar contatos físicos, pesquisa de locação pelo digital, trocas de EPIs ou desinfecção com mais frequência em dias de filmagem e as bases de produção, figurino e objetos devem contemplar normas de distanciamento, sanitárias, de higiene e arejamento.

“A primeira fase já vem atendendo a publicidade e a segunda terá um protocolo mais rígido, por um controle maior de acesso ao set e testagem. Teremos que buscar o equilíbrio entre as agências, criativos e produtoras para entender que os tempos e as condições de trabalho não serão iguais. O planejamento deve ser ainda mais assertivo”, disse Sonia Santana, presidente do Sindicine.

Como a fase dois já inclui o uso de sets de filmagem — com até 20 pessoas presentes –, as organizações criaram uma denominação de áreas de risco para um melhor controle dos espaços e que devem receber mais atenção dos profissionais. Base de produção, base de alimentação e área de fumantes são classificadas como A, de risco moderado. Base de set e a base do GMA – gerenciador de mídias digitais são classificadas como B, de risco alto. E camarins, set de filmagem e a área de monitoramento são as áreas C, de risco iminente.

As instruções para set incluem triagem dos trabalhadores, com um questionário sobre a saúde do profissional; um termo de responsabilidade a ser assinado online, se possível; medição da temperatura da equipe antes de entrar no ambiente de filmagem; e a criação de um plano de contingência caso algum funcionário apresente sintomas do novo coronavírus.

“Não adianta querermos estar absolutos dentro de casa. Queremos sim trabalhar e seria muito ruim para o mercado retroceder. Volto a falar da necessidade de respeitarmos as medidas. Vamos ter que estar afinados com o mundo, porque não é um problema local, é mundial. Todos sabemos a importância da industria audiovisual, quanto ela contribui pro PIB e postos de trabalho”, afirmou Santana. “A maior parte dos técnicos do audiovisual trabalham por job e sabemos que eles não podem ficar em casa recebendo um salário reduzido. Se não tem trabalho, eles não ganham. Todos os cuidados foram tomados para que a cada mês ou período nos reunimos para aprimorar o protocolo”, complementou André Sturm, cineasta à frente da Secretaria do Audiovisual até abril deste ano e ex-secretário de Cultura da cidade de São Paulo.

Para a elaboração, os sindicatos se basearam em protocolos e práticas de retomadas de países como Estados Unidos, México, Uruguai, Portugal, Espanha e Nova Zelândia, estados e cidades brasileiras que já estão flexibilizando as medidas de isolamento e consultaram profissionais de saúde.

**Crédito da imagem no topo: Novendi Dian Prasetya/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também