Influência financeira se aproxima de público baixa renda

Buscar

Influência financeira se aproxima de público baixa renda

Buscar
Publicidade

Mídia

Influência financeira se aproxima de público baixa renda

Mercado se distancia de conteúdo aspiracional e crise econômica causada pelo novo coronavírus acelera movimentação


12 de junho de 2020 - 6h00

Amanda Dias mantém o Grana Preta, perfil focado em empreendedorismo (Crédito: divulgação)

Com a crise econômica causada pelo novo coronavírus, canais de orientação financeira que tratam de temas como desemprego, redução salarial e organização básica de orçamento familiar passaram a ocupar um espaço cada vez maior nas plataformas digitais.

Esses perfis apresentam um serviço ao seu público. Mas não só. Eles também apostam em um conteúdo da vida real, e não mais na narrativa aspiracional que dominou o segmento por muito tempo, falando de investimentos em bolsa, aquisição de imóveis e reservas de emergência de 12 meses de salário.

A movimentação ampliou, ainda, a força do segmento no relacionamento com as marcas. Um dos maiores expoentes entre os perfis desse segmento é o canal Nath Finanças, comandado por Nathália Rodrigues, que além dos perfis nas redes sociais é também colunista do Voz Da Comunidade e do jornal El País Brasil.

Mas ela não está sozinha. Nos últimos meses, perfis com apelo visual jovem e linguagem atraente ao público geral começaram a ganhar volume no cenário de influência nas redes sociais.

Um deles é o Grana Preta, feito por Amanda Dias, jornalista econômica que conversa com o público negro e de baixa renda sobre empreendedorismo em Salvador, na Bahia. Entretanto, agora, o o conteúdo precisou passar a ajudar o público a passar pelos trâmites burocráticos que dão acesso ao Auxílio Emergencial distribuído pelo Ministério da Cidadania a partir da Caixa Econômica Federal.

“A maioria das pessoas aqui de Salvador empreendem por necessidade”, afirma Dias. Segundo a jornalista, “sem acesso à educação empreendedora, elas empreendem de forma ainda muito desorganizada. Meu propósito é trazer um pouco desses insights para que as pessoas possam escalar seu negócio”.

Para ampliar esse modelo, o perfil tem atuado com a organizações que mantém iniciativas de empreendedorismo. Entre elas, figuram nomes como Fundação Telefônica Vivo, Pense Grande, Movimento Black Money, Desabafo Social, Mascavo Criativo, Afroempreendendo, Wakanda Warriors e Vale do Dendê.

View this post on Instagram

⁣⁣Trabalhar, dar conta da criação de filhos, hidratar os cabelos e ainda estar de bem com os boletos não é nada fácil. Principalmente quando falta apoio e as responsabilidades não são divididas. ⁣⁣ ⁣⁣ Se você vive o desafio de ser mãe solo, se liga nessa listinha marota que fiz pra te ajudar a passar pelos perrengues e manter sua saúde financeira: ⁣⁣ ⁣⁣ 1 – Planejamento e organização mamãe! Coloque na ponta do lápis (planilha, caderninho ou app) seus ganhos e gastos. Tendo noção do quanto entra e sai do caixa, é mais fácil perceber o quanto precisa ou pode economizar.⁣⁣ ⁣⁣ 2 – Colchãozinho de emergência – Imprevistos acontecem e quando se tem filhos nem se fala. Então é bom ter graninhax de reserva. O ideal é guardar de 15% a 20% da renda. Mas se não der, comece aos poucos e vai ajustando o orçamento. Com esse colchão você vai dormir beeem mais tranquila.⁣⁣ ⁣⁣ 3 – Não dá pra comprar tudo! Estipule prioridades financeiras e mantenha o foco. Diferencie necessidades daquilo que é só desejo. Eu sei que dá aquela apertada no core quando o filho pede um brinquedo novo. Mas aja com a razão, se não puder gastar, não compre. ⁣⁣ ⁣ 4 – Seja criativa e encontre formas de ganhar dinheirinhos a mais. Quem sabe vender algo feito por você mesma ou itens que não usa mais. Pense em como você pode dar um up no seu orçamento e se joga.⁣⁣ ⁣⁣ 5 – Economia solidária é uma boa – Pergunte aos migox e familiares que também tem filhos ou grupos em redes sociais se alguém está vendendo ou se desfazendo de itens (rola até trocas). Você vai economizar e ainda contribuir com o consumo consciente, não é tudoo?! ⁣⁣ ⁣⁣ 6 – Lazer que cabe no bolso – Pense em alternativas aos rolês caros. Que tal piqueniques no parque, visitinha na biblioteca, sessão de cinema em casa, uma noite do pijama, produção caseira de cupcake…⁣⁣ ⁣⁣ 7 – Se cuida! Ser mãe solo é uma grande responsabilidade, é cansativo, rola preconceito. Por isso, tire um tempo pra você mana. Lazer, cuidados com a saúde e beleza têm que estar na sua listinha, ok?!⁣⁣ ⁣⁣ #GirlPower #Mãe #finanças #EmpoderamentoFeminino #bancos #dinheiro #economia #pop

A post shared by Graninhax (@graninhax) on

Já o Graninhax, por outro lado, mistura orientação financeira com cultura pop. Um exemplo disso são publicações como “O que os videogames te ensinam sobre finanças” e “O rolê financeiro das divas do pop”.

O perfil foi criado pelo publicitário Michel Kalil, e é agenciado pela Brunch, mesma agência da Nath Finanças.

Segundo Kalil, a pandemia fez com que “todo o cronograma de março para cá fosse completamente alterado. Com a queda de renda e incerteza, as pessoas passaram a olhar muito mais para esses gastos de água, luz e aluguel e o conteúdo de investimentos está cada vez menos receptivo”, finaliza.

Para a Brunch, o investimento em perfis do gênero é estratégico. Só o Graninhax, por exemplo, já realizou parcerias com marcas do próprio segmento, como o Banco Next, por exemplo. Nath e Michel fazem parte de uma squad financeira dentro da agência, que conta também com os perfis Boletinhos, AfroRicas e a NoFront. Todos seguem a linha de economia da vida real, recorrentemente voltados para o público de baixa renda.

Segundo dados da própria agência, de janeiro para cá o time já faturou mais de R$ 1 milhão em contratos de publicidade.

Ana Paula Passarelli, fundadora e COO da Brunch (Crédito: Denise Tadei)

“Há muita gente falando de investimento, mas dificilmente você terá pessoas, como esses cinco perfis, que produzem finanças da vida real”, afirma Ana Paula Passarelli, fundadora e COO da Brunch. “Essas pessoas conseguem manter conversas reais, e com pessoas que estão precisando de orientação financeira”.

Há, entretanto, uma dificuldade na comercialização dos contratos de publicidade por esse setor. E o racismo, que motivou manifestações no mundo inteiro após a morte de George Floyd, é um dos maiores.

“Seu mandar um orçamento de dois criadores, com o mesmo preço, mas uma é negra e outra é branca, pedem para negociar o valor da pessoa negra. Isso ficou acentuado no mercado de finanças principalmente com a Nath”, afirma Passarelli.

Essa equipe da agência foi responsável por trabalhos com instituições como Serasa, QueroBolsa, Universidade Estácio, Marisa, NeoEnergia, Spotify, Avon, Elpais, YouTube, Natura, Cielo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo