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Marketplace: a nova estratégia de negócios do SBT

Emissora lança a plataforma Vempracá, que irá comercializar objetivos relacionado aos programas da casa e produtos de outras marcas


24 de agosto de 2020 - 6h00

Apresentadora Livia Andrade é a estrela da campanha que apresenta a plataforma (Crédito: Divulgação)

Modelo de negócio que ganha cada vez mais importância nas estratégias de grandes redes de varejo, como Casas Bahia, Extra, Mercado Livre e Magazine Luiza, o marketplace também começa a ser experimentado pelos grupos de mídia. Nesta segunda-feira, 24, o SBT coloca no ar a plataforma Vempracá.com, que representa o primeiro passo da emissora no universo do e-commerce compartilhado com outros vendedores.

A plataforma pretende se conectar com os consumidores em duas frentes: ofertando peças e objetos que fazem parte do cenário de programas e novelas da casa e, também, expondo produtos de outras marcas e empresas.

A criação da nova frente de negócios partiu da percepção da emissora de que havia um público-alvo potencial para o consumo de itens personalizados do universo do SBT. “Temos um público que é muito fã da nossa marca e enxergamos um enorme potencial para essa nova frente de negócios. O Vempracá.com possibilita o acesso a muitos itens do universo da emissora, abrindo novas parcerias com diversos players do mercado e garantindo ainda a amplificação das ofertas com a nossa força nacional de mídia multiplataformas”, explica Carolina Scheinberg, gerente de novos negócios do SBT.

A plataforma de marketplace é resultado da nova estrutura comercial da emissora, que começou a ser modelada em novembro do ano passado, com a contratação de Fred Müller, atual diretor de negócios e marketing, que tem, entre suas missões, descobrir novas fontes de receitas e soluções de negócio no conteúdo e estrutura do SBT.

Além de comercializar itens e objetivos do Programa da Maísa, The Noite, da novela As Aventuras de Poliana e de outras atrações da casa, o Vempracá.com também ofertará produtos de marcas como Philco, Britânia, Festa, Multilaser, e-store e Jequiti. Carolina conta que a proposta é ampliar o núero de parceiros a médio e longo prazo, de acordo com os aprendizados que serão obtidos nesse período inicial da plataforma. “Cada parceria é trata individualmente com as marcas, de maneira que seja interessante para ambos os lados e respeitando nosso guide de compliance”, explica a gerente.

O modelo de negócios é igual ao dos demais marketplaces do varejo. A cada compra realizada na plataforma, o SBT receberá uma comissão pelos itens vendidos. Todo o trabalho de logística, estoque e entrega dos produtos ficará a cargo das empresas parceiras. De acordo com a executiva, a missão principal do SBT será a de garantir uma experiência de compra “diferente e divertida”, mantendo o DNA da emissora, de entreter o público.

Para divulgar a novidade ao seu público, o SBT começa a veicular uma campanha, na TV e no digital, estrelada pela apresentadora Livia Andrade. O filme e as peças foram criados pela WMcCann.

A íntegra desta reportagem está publicada na edição semanal de Meio & Mensagem, que até o fim do mês pode ser acessada gratuitamente pela plataforma Acervo, onde é possível consultar ainda todas as edições anteriores que circularam nos 42 anos de história da publicação. Também está aberto a todo o público, até o final do mês, gratuitamente, o acesso à versão digital das edições semanais de Meio & Mensagem, no aplicativo mobile, disponível para aparelhos com sistema iOS e Android.

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