Twitter: receita cresce, mas adesão de usuários traz alerta

Buscar

Twitter: receita cresce, mas adesão de usuários traz alerta

Buscar
Publicidade

Mídia

Twitter: receita cresce, mas adesão de usuários traz alerta

Rede social anunciou ganho de US$ 1,29 bilhão de faturamento no quatro trimestre de 2020


10 de fevereiro de 2021 - 6h00

(Crédito: Reprodução)

O Twitter anunciou um faturamento superior ao previsto por analistas no quarto trimestre de 2020, o que coloca o período como bastante favorável para o crescimento das plataformas sociais, de forma geral. Apesar disso, a rede social conquistou menos usuários do que o esperado e já alertou que os negócios de 2021 serão mais lentos por conta dos efeitos da pandemia.

A receita da rede social cresceu 28%, alcançando o valor de US$ 1,29 bilhão – analistas da Bloomberg previam que o valor seria de US$ 1,19 bilhão. Em carta enviada aos acionistas nessa terça-feira, 8, o Twitter mencionou uma “forte demanda dos anunciantes nos Estados Unidos” como um elemento direcionador no crescimento no quarto trimestre.

O Twitter reportou 192 milhões de usuários diários ativos no período, 26% a mais do que o registrado no quatro trimestre de 2019 – mas abaixo da previsão de 193,4 milhões. Ao longo de 2020, a plataforma adicionou 40 milhões de novos usuários diários a sua base e creditou o crescimento às melhorias em seus produtos e a uma série de grandes eventos que atraíram audiência, como as eleições presidenciais estadunidenses e a discussão global em torno da pandemia da Covid-19.

O quarto trimestre foi positivo para as companhias digitais, de maneira geral, que foram impulsionadas pelo aquecimento das compras online ao longo da pandemia. Facebook, Alphabet (Google), Snap e Pinterest reportaram uma receita maior que a esperada no período. Ainda assim, a menor adição de novos usuários do Twitter acenda a preocupação a respeito do crescimento a longo prazo, especialmente depois dessas plataformas terem tomado a atitude de banir a conta do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em janeiro, após o episódio da invasão ao Capitólio.

Há muito tempo o Twitter argumenta que a presença de Trump na plataforma nunca teve impacto no crescimento da base, mas reconhece que a presença de público na rede social aumentou nos últimos quatro anos. Analistas e investidores terão de esperar até a divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre para entender melhor os impactos gerados pelo banimento de Trump.

Nos Estados Unidos, mercado mais lucrativo para a plataforma, o Twitter conquistou 1 milhão de novos usuários no último trimestre de 2020, alcançando a média de 37 milhões de usuários diários.

Em comunicado, a rede social declarou que o crescimento de usuários, que ficou acima de 20% nos últimos cinco trimestres, tende a diminuir para a casa de um dígito a partir do segundo trimestre de 2021. Segundo a plataforma, o aumento significativo de usuários gerado no início da pandemia, no ano passado, tornará difícil a comparação neste ano.

Para o primeiro trimestre do ano, o Twitter projetou uma receita de US% 940 milhões a US$ 1,04 bilhão. Analistas acreditam que o valor deva ser de US$ 983,4 milhões. A empresa também declarou esperar um impacto modesto em suas receitas publicitárias por conta da mudança da Apple no sistema operacional iOS 14, que tende a tornar mais difícil o rastreamento e direcionamento de publicidade a usuários. O Facebook chegou a declarar que a mudança na Apple representa uma séria ameaça a seus negócios, mas o Twitter acaba sendo menos dependente de anúncios direcionados.

Com informações do Advertising Age

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Carsten Rauh, head de native sales da Microsoft para EMEA e LATAM, comenta a oferta de soluções a agências e anunciantes e hábitos da audiência no Brasil

  • TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    Canal exibirá, pela primeira vez em ambiente digital e gratuito, a competição continental