Os planos de comunicação da marca Star, da Disney

Buscar

Os planos de comunicação da marca Star, da Disney

Buscar
Publicidade

Mídia

Os planos de comunicação da marca Star, da Disney

Campanhas reverenciam conteúdo e momentos icônicos da marca Fox


19 de fevereiro de 2021 - 9h09

Na segunda-feira, 22, os canais de televisão que antes pertenciam à 20th Century Fox Television — com exceção do FX e do Fox Sports — acordam com o nome Star. Respeitando o legado da antiga marca, a The Walt Disney Company trabalha com uma campanha maciça para introduzir os novos canais a um público que conhece as propriedades como Fox há cerca de três décadas.

 

Lulu Santos canta “O meu destino é ser Star” na campanha de rebranding (Crédito: Divulgação/The Walt Disney Company)

O rebranding, anunciado pela The Walt Disney Company em novembro de 2020, acontece após dois anos da aquisição dos estúdios e canais lineares da companhia de Rupert Murdoch pela The Walt Disney Company. Desde então, as mudanças das marcas vem ocorrendo em etapas com o objetivo de distanciar a propriedade de seus antigos donos e pelo fato da Disney não ter o direito sobre o nome. Murdoch, inclusive, segue em controle da Fox Corp., dona dos canais Fox e Fox News. Já em janeiro de 2020, os novos filmes da 20th Century Fox passaram a ser identificados como produções da 20th Century Studios e a divisão Fox Searchlight, passou a se chamar Searchlight Pictures.

Aos canais lineares de TV por assinatura foi delegada a marca Star, como em Star Media, conglomerado de mídia indiano adquirido pela Disney em março de 2019. Assim, o Fox Channel se torna Star Channel, o Fox Life passa a se chamar Star Life, o Fox Premium 1 e 2 assumem os nomes Star Hits 1 e 2. O Fox Sports não teve sua marca alterada. A Disney trabalha na integração dele com a ESPN, também sua propriedade. A marca Star também nomeia o streaming Star +, que mira o público adulto e chega no Brasil em junho de 2021.

“Quando fomos estudar que marca substituiria a Fox, que tinha tanto apego do público, para construir esse novo destino, tentamos desenvolver uma marca, um nome e um ícone que passa o que queríamos consolidar com o entretenimento geral. Ela prontamente é conectada ao universo de conteúdo de qualidade e de celebridades”, explica Danilo Campos, responsável pelo marketing de in-home media da The Walt Disney Company no Brasil.

Essa percepção foi subsidiada por pesquisas com o público sobre a nova marca. De acordo com Campos, a estrela símbolo da Star foi prontamente relacionada ao universo de celebridades, entretenimento e uma síntese de qualidades como variedade, diversidade e positividade. “Especialmente o público brasileiro é muito aberto a mudança. Sempre demonstraram expectativa positiva”, diz.

Segundo Cristiano Lima, responsável pela produção e programação dos canais general entertainment no Brasil, a marca faz parte do conteúdo de entretenimento adulto da Disney. “Convivemos 30 anos com a marca Fox, mas a hora é de olhar para o futuro e até por uma visão prática já que a marca Fox não pertence ao grupo Disney”, afirma.

Ainda assim, a empresa decidiu reverenciar a Fox na sua campanha de rebranding. As peças reafirmam que a essência dos canais permanece o mesmo, assim como seus celebrados conteúdos — o que muda é o nome e identidade visual — e relembra momentos icônicos das suas produções.

Alguns filmes da campanha de rebranding já estão sendo veiculados nos canais desde 18 de fevereiro, mas a campanha ganha peças para TV aberta, mídia OOH, parceria com influenciadores e outras plataformas e veículos durante dois meses, além de uma comunicação always on para instituir a marca no imaginário público. “A grande verdade é que precisamos garantir que a relação entre o público e a Star se construa de forma rápida”, indica Campos.

A campanha busca seguir a linguagem positiva e irreverente do DNA da Fox. Lulu Santos figura um dos filmes principais com uma releitura de sua música “De Repente, Califórnia” citando plots de séries, animações e filmes da Fox e reforçando o trecho “O meu destino é ser star”. A peça ainda apresenta a assinatura de todos os canais: “O nome do entretenimento”.

De acordo com Lima, o público ainda deve conviver com a marca Fox por algum tempo para que a mudança ocorra de forma suave. Além disso, a programação continua a mesma para garantir o público e, conforme o tempo, serão introduzidos novos lançamentos que condizem com a identidade dos canais.

“Era uma preocupação nossa desde o começo fazer a tradução o mais tranquilo possível. Estamos garantindo que essa mudança seja suave, mas sobretudo estamos preservando o valor e identidade da marca Fox de ousadia, alegria e irreverência. Temos o esforço de tentar preservar esse universo”, assegura Danilo Campos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital

  • Por que a publicidade direcionada pode ser banida nos EUA?

    Por que a publicidade direcionada pode ser banida nos EUA?

    American Privacy Rights Act pode implicar uma possível proibição do compartilhamento de informações de consumidores para publicidade direcionada