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Grupo de proprietários de mídia negros cobram GM em anúncio

Nos Estados Unidos, executivos pediram por uma reunião com a CEO Mary Barra em um anúncio de página inteira Detroit Free Press


29 de março de 2021 - 13h29

Por Jeanine Poggi, do AdAge

Um anúncio de página inteira no Detroit Free Press, nos Estados Unidos, expôs a recusa da CEO da General Motors, Mary Barra, de se encontrar com executivos negros donos de empresas de mídia.

 

Mary Barra e David Rubenstein (Créditos: reprodução)

O grupo de proprietários de mídia, que inclui Byron Allen, fundador e CEO da Allen Media Group; o rapper e ator Ice Cube, dono da liga pro-basquete Big3, da produtora Cubevision and Contract with Black America; Roland Martin, CEO da Nu Vision Media; e Junior Bridgeman, proprietário da Ebony Media, publicou um anúncio no jornal de Detroit, no domingo, 28, acusando a CEO de ignorar múltiplos convites para uma conversa. No anúncio, o grupo também afirma que a montadora aloca menos de 0,5% de seus investimentos em publicidade em mídias que são propriedade de negros.

“Mary, você nos pediu para conversar com sua chief marketing officer, Deborah Wahl. Nós não temos absolutamente nenhum interesse nisso porque, quando a Deborah foi CMO do McDonald’s, na nossa opinião, o Black Owned Media foi, mais uma vez, severamente negligenciado, minimizado e discriminado. Para sermos claros, o Black Owned Media não são mídias lideradas por minorias, porque minoria inclui mulheres brancas e grandes corporações, como a General Motors, gostam de se esconder atrás disso e falar sobre seus registros de inclusão, enquanto continuam a não fazer negócios com empresas de mídia lideradas por negros”, escreveu o grupo no anúncio, que também deve ser divulgado no The Wall Street Journal ao longo da semana.

A instituição solicita uma reunião de uma hora de duração, via Zoom, com Mary Barra e outros membros do board da GM. “Mary, nós e outros acreditamos firmemente que se você continuar a manter a posição de que a Black Owned Media não merece uma inclusão econômica significativa e não vale a pena nos encontrarmos, então você deve renunciar, com efeito imediato”, continua o anúncio.

Em respostas às alegações da Black Owned Media, um porta-voz da GM disse: “A General Motors aspira ser a empresa mais inclusiva do mundo e isso inclui a maneira como nós alocamos nossos investimentos em mídia. Nós aumentamos nossos investimentos tanto em mídias dedicadas à diversidade como de líderes diversos em nossa família de marcas. Adicionalmente, nós continuamos a desenvolver e avançar em iniciativas como a plataforma Chevrolet “Real Talk, Real Change” e apoiar projetos como ‘More than That with Gia Peppers’, onde fizemos parceria com a National Association of Black Owned Broadcasters em uma série de conteúdo para ouvintes afro americanos produzidos e distribuídos por empresas sub-representadas”.

Em relação à alegação de que 0,5% dos gastos com anúncios da GM vão para a mídia de propriedade de negros, o porta-voz disse que o número “não é preciso”. Ele ainda acrescentou que 80% dos investimentos com mídia de propriedade diversa são feitos em pontos de vendas, que pertencem à negros. O porta-voz declinou de fornecer mais detalhes sobre quanto a companhia investe em mídia de propriedade diversa e citou outras iniciativas que visam a inclusão, como sua filiação ao Free the Work, que exige que suas agências e produtoras incluam diretores e criativos de grupos sub-representados em todas as suas campanhas.

A GM não é a única empresa que Byron Allen e o grupo estão pressionando por mudança. Durante uma entrevista, na semana passada, Allen disse que está convocando os principais anunciantes e suas agências para alocar pelo menos 2% de seus investimentos com mídia em empresas de propriedade de negros ou enfrentarão ação legal. Ele citou a Coca-Cola e outras marcas.

A Coca-Cola respondeu: “Durante anos, a The Coca-Cola Company comprou – e ainda compra – espaço publicitário com empresas de mídia de propriedade de negros. Temos orgulho de fazer parceria com essas empresas e sempre buscamos aumentar esses tipos de parcerias, onde a plataforma de mídia se alinha com nossos critérios de negócios e lógica necessária para a compra de espaço publicitário … No ano passado, contratamos Entertainment Studios para falar sobre o potencial de trabalharmos juntos no futuro. Estamos abertos para continuar nosso diálogo com o Sr. Allen. “, afirmou um porta-voz da empresa, durante uma demonstração.

*Tradução: Taís Farias

**Crédito da foto no topo: Eugenesergeev/iStock

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