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CCO e líder global de criatividade deixa o Facebook

Com mais de dez anos de trabalho na companhia, Mark D'Arcy deixará a plataforma a partir de 7 de setembro


31 de agosto de 2021 - 12h29

Mark D’Arcy é CCO e head global de business marketing do Facebook (Crédito: Reprodução/Facebook)

*Do Advertising Age

Mark D’Arcy, head global de business marketing e chief creative officer (CCO) do Facebook está deixando a companhia depois de mais de uma década trabalhando para ensinar marcas a atuarem no cenário da publicidade digital.

D’Arcy trabalha na companhia desde 2011 e ajudou a desenvolver o Creative Shop, uma área de estratégias de marketing e de publicidade dentro da rede social. O Creative Shop foi desenvolvido para mostrar às marcas aos líderes de marketing como investir em publicidade nas mídias sociais de forma correta e, atualmente, envolve um time de trabalho de mais de 300 pessoas ao redor do mundo.

Nesta segunda-feira, 30, o Facebook confirmou que o executivo se desligará de sua função a partir do próximo dia 7. Michelle Klein, VP of global customer marketing, ocupará as funções de D’Arcy de forma interina, segundo a empresa. “Mark tem sido um líder importante por mais de uma década. Somos gratos por suas muitas contribuições e lhe desejamos o melhor”, disse um porta-voz da companhia, por e-mail, ao Advertising Age.

Com D’Arcy, cresce a lista dos grandes executivos que vem deixando o Facebook desde o ano passado. Em junho, Carolyn Everson, head global de business grupo, deixou a empresa após mais de dez anos de trabalho e ingressará na Instacart. Nos Estados Unidos, ela era um dos principais contatos da plataforma com os grandes anunciantes.

Nesta segunda-feira, 30, Mark D’Arcy postou em seu perfil no Facebook: “Decidi que chegou a hora de deixar a companhia. É difícil resumir os últimos dez anos então digo que me sinto profundamente orgulhoso das equipes das quais tive a sorte de fazer parte e dos negócios que trabalhamos para construir”, escreveu. “Também sou grato pelas minhas várias funções que me permitiram trabalhar e aprender com pessoas tão curiosas, exigentes, brilhantes e generosas, não apenas no Facebook mas em tantas outras empresas, ongs e organizações em todos os cantos do mundo. Se você é uma dessas pessoas, obrigado por ter sido uma parte importante dessa aventura”, concluiu.

D’Arcy não revelou seu próximo destino profissional. O Facebook está claramente em um período de transição e em busca de uma nova estratégia. O cenário criativo mudou totalmente nas mídias sociais nos últimos dez anos. As marcas precisa entender mais do mundo dos creators, os astros online com milhares (e milhões) de seguidores. Além disso, o e-commerce também se tornou uma importante categoria para as marcas no ambiente das plataformas. E, em meio a tudo isso, os vídeos também mudaram: se antes as marcas precisavam de comerciais de 15 ou 30 segundos, agora elas precisam contar histórias rápidas, em seis segundos de duração.

O Facebook também enfrenta a concorrência crescente de concorrentes como Amazon e TikTok, que também oferecem publicidade em suas plataformas. Com todos esses desafios,a rede social vem tentando polir a imagem de sua marca e rejuvenescer a relação com os mais de 10 milhões de anunciantes que possui em todo o mundo.

“D’Arcy foi uma importante parte na construção do vínculo entre o Facebook e as maiores empresas do mundo em um momento em que elas procuravam dominar os formatos e a efetividade das mídias sociais”, diz Noah Mallin, chief of brand strategy da IMGN Media.

O Facebook está em fase de formação de uma nova liderança. Em junho, a companhia promoveu Marne Levine, que até então era VP de parcerias globais, business e desenvolvimento corporativo, para o cargo de chief business officer. Em março, David Fischer, chief revenue officer, anunciou que deixará a empresa no fim deste ano.

No início do ano, Nicky Bell, um veterano da área de agências de publicidade, que recentemente deixou a R/GA nos Estados Unidos, assumiu o cargo de VP do Creative Shop. Ele continua no cargo. No ano passado, o Facebook contratou Alex Schultz como seu novo chief marketing officer (CMO), em substituição a Antonio Lucio.

A plataforma também está em meio ao processo de seleção de sua agência de mídia nos Estados Unidos e há a expectativa de que ela defina sua nova parceira – entre Havas, Dentsu e Publicis – em outubro. A nova agência irá ajudar as estratégias de marketing e de mídia de todas as marcas do Facebook, incluindo Instagram, WhatsApp, Messenger e Oculus.

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