Globo: oferta multiplataforma para marcas em 2022

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Globo: oferta multiplataforma para marcas em 2022

Em posicionamento como mediatech, grupo investe na retomada de eventos e sucessos deste ano para oferecer opções de inserção em diversas frentes e formatos


29 de outubro de 2021 - 13h16

Com tecnologia aliada a conteúdo, de forma intensificada, a Globo realizou o primeiro Upfront pós-reposicionamento, com o lançamento da campanha “Do Plim ao Play” e a tagline “Você onde você quiser”. Com foco em inovação e dados, o evento exaltou as diversas vertentes de conteúdo e aposta na multicanalidade para oferecer opções às marcas em frentes de formatos que envolvem redes sociais, TV aberta e paga e plataformas de streaming e on demand. O destaque é a volta presencial de eventos esportivos e musicais, além da retomada das festas de Carnaval e relevância para  sucessos de audiência como reality shows e demais variedades.

 

A frente de jornalismo foi uma das destacadas durante evento da Globo (Crédito: Divulgação)

A mudança no comando do Big Brother Brasil — que já tem estreia agendada para 17 de janeiro — com a saída de Tiago Leifert da Globo, foi ressaltada pelo Upfront 2022. Tadeu Schmidt assume a frente da casa mais vigiada do Brasil, que, em mais um ano de realização, promete entregar entretenimento aliado a discussões de pautas relevantes, como machismo e feminismo, questões raciais, entre outros, e que repercutem entre os patrocinadores. Além das cotas “Anjo” e “Big”, a novidade fica por conta da cota “Brother”, mais uma opção para marcas. A edição de 2021 teve, em média, 40% a mais da audiência ligada durante 47 minutos diários no BBB21 na comparação com o registrado em 2020.

Apostando em combo que une alcance, visibilidade, associação com o assunto, engajamento no digital, as marcas parceiras poderão ter inserções em dinâmicas como momento mercado, momento pagamento, cinema do líder, e os almoços do anjo e líder. Aquelas que optarem por participar do programa com ações customizadas e anúncios nacionais podem ir para breaks customizados não só durante o programa, mas a partir de plano multicanal complementar para culminar na participação na jornada do consumidor. 

Aquecendo o segmento de reality shows, a reestreia de No Limite também promete a inserção em plataformas como GSHow, Globoplay e podcasts, além da chamada em vinhetas e exibições no Multishow. Em abril de 2022, o programa tem novo apresentador, ainda não divulgado, e um dia a mais de exibição: ao todo, serão exibidos 32 episódios, sendo vinte transmitidos às terças e quintas e mais 10 aos domingos, após o Fantástico. O Multishow também ganha mais um reality. Apresentado por Marcos Mion, o Túnel do Amor receberá dez duplas de amigos, separadas em casas espelhadas. A missão é encontrar um match para o amigo que está na outra casa. 

Retomada
Com o avanço da imunização nacional, a volta dos festivais de música movimenta o segmento com o Rock in Rio e o Lollapalooza. Com transmissão exclusiva ao vivo , a Globo oferecerá entregas mais integradas, com conexão entre a música e a emoção dos eventos comerciais. O plano comercial do Lollapalooza tem início em janeiro e vai até maio, com o evento acontecendo entre os dias 25 e 27 de março. Já para o Rock in Rio, que será em setembro, o plano vai de janeiro até dezembro. 

O Carnaval de rua e os desfiles são um dos principais pontos de ativação da Globo no ano que vem. A maior festa popular do Brasil retoma as comemorações pós-isolamento. No ano passado, teve alcance de 93 milhões de telespectadores. Os desfiles de São Paulo e Rio de Janeiro terão seis cotas de patrocínio nacional, mídias avulsas em breaks comerciais na TV aberta, Multishow, G1, Gshow e Globoplay, além de criação de ação em conteúdos. Já os blocos de rua terão duas cotas de patrocínio nacionais e mais duas locais. 

Ainda, a volta dos estádios com torcedores ganha fôlego com o maior evento esportivo global: a Copa do Mundo. Realizada pela primeira vez em um país do Oriente Médio, no Qatar, o evento acontece entre novembro e dezembro, meses estratégicos para o comércio com a Black Friday e as festas de final de ano. As negociações comerciais se aquecem no segundo semestre e aproveitam entregas da TV Globo com transmissões ao vivo, e com SporTV exibindo todos os jogos, além da seleção brasileira. 

Já o futebol nacional celebra a volta da Copinha, que, junto ao Brasileirão, Copa do Brasil e Série B, somará a transmissão de mil partidas no ano que vem. Inédito, a Globo apresenta o “Match day”, plataforma de acompanhamento do Globo Esporte, reunindo experiência imersiva ao longo do dia sobre 48 jogos da Copa do Brasil e Brasileirão. As coberturas acontecem também com a integração de entretenimento e esporte em programas como Encontro, com Fátima Bernardes, oferecendo dez ativos para o patrocinador e um novo produto focado no regional e em marcas locais. Batizado de “Brasil de norte a sul”, a novidade abarca 120 mercados da TV Globo.

A Copa movimenta, ainda, a cobertura jornalística que, em 2022, intensifica o trabalho com as eleições, bem como a retomada do cotidiano e da economia no pós-pandemia. O jornalismo da Globo registrou, durante o período de crise, um aumento do interesse pela audiência. O gênero passou do quinto ao segundo lugar entre os mais comentados no Twitter. O Jornal Nacional segue com oportunidades de projetos com cotas modulares, que associam inserções por períodos menores com objetivos específicos. 

O mesmo acontece com o Fantástico, que terá um marco com a chegada de Maju Coutinho, em dupla com Poliana Abritta na apresentação do Show da Vida após a saída de Tadeu Schmidt. O dominical conta com audiência média de 19 milhões de pessoas por minuto, alvo das marcas que desejarem entrar com publicidade nos intervalos comerciais e entregas no site e plataformas digitais do programa. Haverá também a possibilidade de vinculação a quadros específicos já existentes, uma nova oportunidade para apresentação de conteúdo associado. 

Entre os demais gêneros, como séries, gastronomia e culinária e entretenimento infantil, por exemplo, o conceito de digital first foi apresentado pelo Upfront como aposta para o novo momento de mediatech do grupo. Parte disso foi a repaginada do portal globo.com, que, em agosto, recebeu novo visual e tecnologia apurada para melhorar a experiência do usuário. As demais estratégias comerciais  divulgadas envolvem naming rights, ações em conteúdo, formatos interativos em mídias de alto impacto, flashes, vinhetas e chamadas.

*Credito da imagem de topo: audioundwerbung/iStock 

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