Animação e dublagem: como foi feito o especial de Natal do Porta dos Fundos

Buscar

Animação e dublagem: como foi feito o especial de Natal do Porta dos Fundos

Buscar
Publicidade

Mídia

Animação e dublagem: como foi feito o especial de Natal do Porta dos Fundos

Filme de 30 minutos, ficará disponível exclusivamente no Paramount+


15 de dezembro de 2021 - 10h57

Pela primeira vez, especial ganha formato animado (Crédito: divulgação)

Com a aproximação das festas, o Porta dos Fundos prepara a estreia de sua produção mais importante do ano: o Especial de Natal Te Pego lá Fora, que vai ao ar na próxima quarta-feira, 15. Dessa vez, o projeto foi transformado em animação, trazendo os personagens bíblicos, como Jesus e Lázaro, em sua adolescência, retratando a “época da escola”. O especial deste ano foi produzido pela Estricnina Desenhos Animados, em parceria com Cazé Pecini.

Para essa versão da produção, o Porta teve que realizar alguns processos diferentes do que o usual, em live action. Isso, segundo o grupo, proporcionou possibilidades diferenciadas. Fabio Porchat, roteirista dos especiais de Natal e sócio fundador do Porta dos Fundos, explica que o processo de roteirização começou antes do normal, além de ter exigido uma formatação diferenciada, já que ele teve que se preocupar com tamanho, para que não passasse dos 30 minutos.

O ator e humorista, que também dublou o personagem Herodes, explicou, ainda, que o time de atores fez uma dublagem original – dirigidos pela atriz e dubladora Melissa Garcia – e que durou cerca de seis meses, já que em muitos momentos, os atores não tinham a visualização final do cenário. “Os ensaios foram por zoom. Fazíamos ensaios individuais para os atores entenderem o tom”, comenta.

A versão 2021 do especial será disponibilizada com exclusividade no Paramount+, plataforma de streaming da Viacom, e terá sua versão em espanhol dublada pelos atores do Porta dos Fundos do México (canal Backdoor), sendo também exibida nesse país e na Argentina. Segundo Fabricio Proti, vice-presidente sênior de ad sales para avod da ViacomCBS América Latina e gerente geral da ViacomCBS Brasil, trazer o “Te Pego lá Fora” para a plataforma é uma forma de posicionar a marca no cenário brasileiro. “Estamos reforçando o compromisso de levar conteúdo de qualidade e relevante para todos os assinantes”, avalia.

O Porta irá investir em campanhas publicitárias para divulgar o especial. A campanha será divulgada no Brasil e no México e tem a VMLY&R como agência responsável pela criação das peças, que serão veiculadas em mídia out of home (OOH) – com São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília como polos – além de TV, digital, inserções no Spotify e ações com influenciadores. “O especial de Natal está terrivelmente animado esse ano, mais animado que Natal em família, esse é o mote”, brinca Christian Rôças (Crocas), CEO do Porta dos Fundos.

Porta dos Fundos e as marcas
Recentemente, o Porta produziu esquetes para marcas como Quem disse, Berenice? (Intervenção de Natal), e para Whatsapp (Golpe de Whatsapp), dando continuidade ao projeto comercial da produtora, que sempre teve os trabalhos para os anunciantes como um de seus pilares de negócios. Para esse especial de Natal, os produtores contam que existiu a procura de uma marca para participar, mas que não deu tempo de fazer a inclusão.

Fabio Porchat conta que, apesar do estilo de humor, e das polêmicas que o canal levanta em algumas ocasiões, o Porta nunca afastou parceiros. “O Especial de Natal já não assusta mais, não afasta marcas para parcerias com o Porta. Não sentimos um baque. Pode ter acontecido há algum tempo”, avalia. Sobre isso, Christian Rôças enxerga que o público do canal foi se renovando conforme o conteúdo foi sendo diversificado em outras plataformas. “Nosso público rejuvenesceu muito. Mantivemos a base que já tínhamos e trouxemos novas pessoas”, reforça.

Por isso, o canal não descarta a possibilidade de oferecer o formato em animação para possíveis parcerias comerciais, mas Porchat avisa: “tem que ser feito com mais calma”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital