Meta apresenta presidente de assuntos globais e movimenta lideranças

Buscar

Meta apresenta presidente de assuntos globais e movimenta lideranças

Buscar
Publicidade

Mídia

Meta apresenta presidente de assuntos globais e movimenta lideranças

Nomeação de Nick Clegg ao posto reflete decisão de Zuckerberg de dedicar mais tempo à tecnologia e aos produtos da empresa


17 de fevereiro de 2022 - 12h06

Da Boomberg News para o AdAge

Mark Zuckerberg, CEO da Meta Inc, promoveu seu principal executivo de políticas, Nick Clegg, para assumir um papel maior dentro da empresa – uma medida que significará menos envolvimento de Zuckerberg e da COO, Sheryl Sandberg, nas decisões políticas futuras.

 

Nick Clegg ingressou na Meta em 2018 (Crédito: Reprodução/LinkedIn)

Clegg já dirigia a organização política global da Meta, mas o CEO disse em um post, na quarta-feira, 16, que o executivo agora “liderará nossa empresa em todos os assuntos políticos”, incluindo interações com governos e como a Meta “apresentará publicamente o caso de nossos produtos e nosso trabalho”. Clegg, que se reportava a Sandberg, agora se reporta diretamente  Zuckerberg, com o novo título de Presidente de Assuntos Globais. 

“Precisamos de um líder sênior no meu nível (para nossos produtos) e de Sheryl (para nossos negócios) que possa nos liderar e nos representar em todas as nossas questões políticas globalmente”, escreveu Zuckerberg. 

O cargo elevado de Clegg significa que Zuckerberg e Sandberg irão ceder mais a Clegg nas decisões políticas. O CEO, em particular, dedicou mais tempo nos últimos anos a questões políticas como moderação e regulamentação de conteúdo, de acordo com fontes familiarizadas com seu pensamento. Isso incluiu muitas discussões sobre questões como publicidade política e como lidar com usuários de alto perfil, como o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

Zuckerberg prefere dedicar mais tempo à tecnologia e aos produtos da Meta – áreas em que ele tem mais experiência – incluindo planos para construir uma nova versão imersiva da internet conhecida como metaverso, dizem fontes.  

“À medida que Nick assume esse novo papel de liderança, isso me permitirá concentrar mais minha energia na liderança da empresa à medida que construímos novos produtos para o futuro, e apoiará Sheryl enquanto ela continua se concentrando no sucesso de nossos negócios”, escreveu Zuckerberg. 

Clegg, de 55 anos, ingressou na Meta no final de 2018 em um momento crucial para a empresa, anteriormente conhecida como Facebook. Ele ainda estava se recuperando da participação inesperada do Facebook nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos e enfrentava maior escrutínio de políticos e reguladores por práticas de dados e privacidade após o escândalo da Cambridge Analytica. 

A Meta está mais uma vez se preparando para eleições de alto risco com as eleições de meio de mandato de 2022 em novembro. Será a primeira grande votação nos EUA desde que Trump se recusou a aceitar sua derrota em 2020 e pressionou outros republicanos a questionar a integridade dos resultados. Outras empresas de mídias digitais também terão que tomar decisões sobre quais conteúdos limitar em uma eleição em que todos os 435 assentos na Câmara estiverem em disputa, bem como 34 das 100 cadeiras do Senado.

Como ex-político – Clegg foi vice-primeiro-ministro no Reino Unido de 2010 a 2015 – o executivo traz uma nova perspectiva para a equipe de liderança sênior da Meta. Em seus três anos no cargo, ele desenvolveu um relacionamento próximo com Zuckerberg e assumiu a liderança em muitas das decisões mais importantes da empresa. Ele liderou o esforço da Meta para criar um Conselho de Supervisão independente para ajudar a tomar decisões de conteúdo e também orientou o processo da empresa para revisar e, finalmente, suspender a conta do Facebook e do Instagram de Trump após os acontecimentos contra o Capitólio de 6 de janeiro

Agora, Clegg terá a tarefa de vender a nova visão de produto da Meta para o metaverso aos reguladores. “Os próximos anos serão um momento crucial para nossa empresa e nosso setor, à medida que novas regras para a Internet são estipuladas em todo o mundo e à medida que iniciamos nossa jornada para ajudar a construir o metaverso”, escreveu Sandberg em um post. “A liderança calma e baseada em princípios de Nick continuará sendo um trunfo para a Meta nos próximos meses e anos”.

A Meta também está reestruturando seu grupo de relações públicas após a saída de John Pinette, ex-vice-presidente de comunicações, no início de janeiro. David Ginsberg está sendo promovido a chefe de comunicações e relações públicas. Ginsberg, que está na Meta há quase cinco anos, estava anteriormente comandando a equipe de escolha e competição da empresa, que se concentra na construção de produtos para atender às novas e esperadas regulamentações, como transferência de dados e recursos de portabilidade.

Esse grupo continuará a se reportar a Ginsberg, assim como uma nova equipe de Relações Públicas Globais sob Tucker Bounds. Em um post interno da empresa compartilhado na quarta-feira, Clegg disse que a nova equipe de Ginsberg será reestruturada ainda mais no futuro.

 

*Tradução por Giovana Oréfice

**Crédito da imagem do topo: Sergei Elagin/shutterstock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura