Como os realities culinários abrem oportunidades para as marcas

Buscar

Como os realities culinários abrem oportunidades para as marcas

Buscar
Publicidade

Mídia

Como os realities culinários abrem oportunidades para as marcas

Empresas se unem à programas de televisão para ganhar a atenção do público e inserir produtos em sua rotina diária


20 de julho de 2022 - 6h00

 

Masterchef, que soma 13 patrocinadores, é um dos queridinhos das marcas (Crédito: Reprodução)

A união entre marcas e programas de televisão não é uma novidade no mercado publicitário. No ambiente dos realities, no entanto, essa união tem se tornado cada vez mais orgânica e sinérgica. Isso acontece porque esse formato, que como fundamento retratar o cotidiano, auxilia para que a participação das marcas seja mais natural e esteja atrelada, de alguma forma, ao dia a dia dos consumidores.

Durante o Big Brother Brasil, neste ano, a Piraquê ofereceu um café da manhã para os brothers. A ação que foi desenvolvida pela Lew’Lara\TBWA, contou com Zeca Pagodinho convidando os participantes para experimentarem os produtos da marca e, dessa forma reforçar a presença deles na mesa dos brasileiros.

Essa também foi uma das estratégias da NotCo, ao patrocinar o reality culinário MasterChef, da Band, para incentivar os consumidores a conhecer e experimentar os alimentos com origem a base de plantas. A head de marketing da marca, Vanessa Giangiacomo, comenta que, apesar de observar um crescimento expressivo, a penetração desse tipo de alimento ainda era baixa, por isso, a estratégia junto ao reality se tornou essencial para a comunicação da empresa. “Temos o propósito de mostrar o que as plantas podem fazer e o MasterChef é o melhor lugar. Queríamos impactar nacionalmente, estamos expandindo para o Brasil com um endosso importante”, explica.

Durante o reality, a chef Helena Rizzo, ao lado de Érick Jacquin, trouxeram uma receita tradicional explicando os benefícios da empresa do meio ambiente. A head explica que a produção dos alimentos da companhia economiza mais de 80% de água e 70% de CO2, e que a marca tem como propósito principal trabalhar esses conceitos e apresentá-los ao público. “Estamos com o objetivo de criar awareness não só pelo conhecimento de marca. Queremos trabalhar pelo futuro”, diz.

Esse é o ponto de encontro que une à marca ao Outback, que também é patrocinador do programa da Band. Para essa temporada, a rede de restaurantes promoveu uma iniciativa em parceria com a Endemol Shine para participar de uma prova. Assim como a NotCo, seus produtos protagonizaram uma disputa em que os participantes teriam que produzir pratos.

Nessee caso, a ação ultrapassou a tela e se tornou parte do menu da marca. Para a empresa, essa foi uma forma de responder ao desafio de se comunicar com seus consumidores, ao mostrar como a comida era preparada de forma fresca em seus restaurantes. Essa comunicação faz parte da campanha “Cozinha de verdade”.

Com isso, a rede Bloomin’ Brands, dona da marca Outback, tem a expectativa de crescimento de performance, através das suas campanhas de inovação, em mais de 10% no número médio de clientes dentro dos restaurantes, em relação ao primeiro semestre de 2022. “Dentro das ações programadas está o lançamento de uma campanha inédita com um prato exclusivo criado pelos participantes do programa e previsto para entrar no menu do Outback Steakhouse no Brasil no segundo semestre deste ano”, conta diretora de marketing da Bloomin’ Brands, Renata Lamarco.

No episódio dessa terça-feira, 19, a Baileys estrelou uma das provas que mostra como a bebida pode ser inserida na elaboração de doces. A marca se destacou no MasterChef, e amplificou a ação nas redes sociais em um twitaço que contou com a participação de influenciadores. A iniciativa foi desenvolvida pela Arc.

Outra alternativa é a marca desenvolver o próprio reality, como é o caso da Delícia, que estreou no último dia 8 um quadro no Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga nas manhãs da Globo.

Com auxílio da CP+B o reality “Que Delícia!”, vai ao ar com seis episódios eliminatórios exibidos às sextas-feiras, em que os participantes disputam o prêmio de R$20 mil. O intuito da marca é promover a margarina com creme de leite em preparos do dia a dia. O Chef Claude Troisgros, embaixador da marca, e chefs especialistas em confeitaria, celebridades e famosos também fazem parte da narrativa da marca.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura