Privacidade e UX: o que explica as mudanças no WhatsApp?

Buscar

Privacidade e UX: o que explica as mudanças no WhatsApp?

Buscar
Publicidade

Mídia

Privacidade e UX: o que explica as mudanças no WhatsApp?

Profissionais destacam uma maior preocupação da Meta em relação às demandas dos usuários e sobre as questões de privacidade


12 de agosto de 2022 - 16h57

Nesta semana, a Meta, empresa proprietária do WhatsApp, anunciou algumas funcionalidades novas para seu aplicativo de mensagens. Os usuários poderão sair de grupos de forma mais discreta, bem como esconder seu status online. Outra ferramenta que será adicionada na plataforma é a que impede que outras pessoas façam capturas de tela de fotos os vídeos com visualização única.

As novidades foram recebidas de forma positiva nas redes sociais pelo fato de as atualizações trazerem funções que os usuários do WhatsApp já pediam há algum tempo. Em seu blog oficial, que comunica as mudanças realizadas, a plataforma diz que as mudanças vão ao encontro do objetivo contínuo de manter o ambiente mais seguro e as conversas entre as pessoas mais protegidas.

 

Mudanças envolvem a saída de grupos e a possibilidade de esconder o status online (Crédito: Divulgação)

“A privacidade está no DNA do WhatsApp. Nunca vamos parar de criar novas formas de proteger suas conversas pessoais. Acreditamos que as mensagens e ligações devem ser sempre seguras e particulares, assim como as conversas presenciais. Como se duas pessoas estivessem conversando sem ninguém por perto”, diz o blog da plataforma.

Na opinião de profissionais do segmento de marketing digital, a mudança feita pelo WhatsApp sinaliza uma preocupação maior da Meta em ouvir – e atender – às demandas dos usuários e a intenção de aprimorar a experiência com a plataforma. “A Meta está se adequando às necessidades criadas pelos próprios usuários. Um bom trabalho de usabilidade, de user experience, sempre teste funcionalidades novas e, ao mesmo tempo, vai escutando os consumidores para que as funções criadas no passado também possam passar por reajustes”, diz Fábio Meneghati, CEO da aceleradora de negócios Greenz.

O executivo destaca que as três principais mudanças anunciadas pelo WhatsApp forem sendo estudadas e muito orientadas pela usabilidade dos próprios consumidores. Ao usarem o aplicativo, as pessoas foram percebendo esses gaps e as oportunidades de melhorias. “Na minha visão, [a mudança] nada mais é do que uma adequação à realidade e muito também pautada pela privacidade”, diz.

Mais privacidade

A questão da privacidade também foi apontada por Gui Rios, diretor executivo e fundador da SA365, como um dos fatores que embasaram as mudanças anunciadas pelo WhatsApp. Rios defende que a Meta demonstra estar ouvindo os usuários trazendo mudanças pedidas há tempos e que fica evidente que a privacidade está sendo levado a série desde os aspectos mais simples, como a interação entre os usuários.

“Há poucas semanas, a Meta já mostrou ouvir os usuários ao desacelerar mudanças em outra plataforma, o Instagram, que, ao anunciar um foco maior em vídeo e um feed mais parecido com a concorrente TikTok, teve que lidar com muitas reclamações”, aponta.

O episódio destacado pelo executivo da SA365 aconteceu há poucos dias e gerou grande repercussão nas redes sociais. Após ter comunicado mudanças em seu feed, que privilegiavam o conteúdo em vídeos, o Reels, o Instagram voltou atrás e declarou que não levaria adiante, naquele momento, as alterações previstas.

Versão para negócios

Apesar de as mudanças que mais geraram comentários serem relacionadas à comunicação entre os usuários, a Meta também fez algumas alterações no WhatsApp for Business. Segundo Rios, isso deve garantir um acesso mais rápido para as empresas de qualquer tamanho. “Agora ficou mais fácil utilizar de maneira segura as integrações para desenvolver ferramentas de atendimento, inclusive com mais usuários compartilhando o mesmo número de telefone e gestão de comunidades”, explica Rios.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital