Fábio Porchat, Record e a arte de rir de si mesmo

Buscar

Fábio Porchat, Record e a arte de rir de si mesmo

Buscar
Publicidade

Opinião

Fábio Porchat, Record e a arte de rir de si mesmo

Semana passada, um vídeo da Record balançou as redes sociais. No teaser de estreia de seu programa, que estreia agora em agosto, Fábio Porchat fez piada com a própria emissora, pensando que tinha assinado contrato com a Globo


26 de julho de 2016 - 8h28

Semana passada, um vídeo da Record balançou as redes sociais. No teaser de estreia de seu programa, que estreia agora em agosto, Fábio Porchat fez piada com a própria emissora, pensando que tinha assinado contrato com a Globo. Citou Faustão, Vídeo Show e William Bonner. A mesma Record já tinha feito chamadas com bom humor para a estreia de Xuxa, alguns meses atrás.

Rir de si mesmo ou citar as concorrentes, de preferência com algum cutucão, é muito comum, por exemplo, nos Estados Unidos, não somente com as emissoras, mas também com marcas famosas, como Pepsi e Burger King. Mas isso não é muito comum na televisão brasileira.

Silvio Santos é mestre em fazer isso no SBT, desde os anos 1980, principalmente com a Globo e, mais recentemente, com a Record.

Rafinha Bastos fez várias piadas com a RedeTV! e outras emissoras na estreia do SNL Brasil, em 2012. “É Saturday no domingo. Ninguém reclama que a novela das oito começa às dez. E o Fantástico? Seria melhor se fosse Legalzinho. Não é Saturday, mas é Live, e Night, então acertamos duas, o que na RedeTV! é lucro”, disse, entre outras brincadeiras.

A Globo citou a mesma RedeTV! quando estreou a nova versão do Zorra Total, no ano passado. E, claro, o Tá no Ar, que na temporada deste ano contou com a participação de Carlos Alberto de Nóbrega, ícone do SBT.

Os talk shows proporcionam um ambiente propício para tais brincadeiras. Danilo Gentili vive falando do Programa do Jô e outras atrações das concorrentes em seu programa. O novo programa de Marcelo Adnet na Globo, Adnight, provavelmente não fugirá disso. Espero que Porchat não perca esse viés quando estrear na Record, ele é mestre nisso.

Aliás, viveremos, a partir de agosto, uma saudável disputa entre talk shows, algo visto há décadas nos Estados Unidos, com NBC, CBS e ABC contando com programas do gênero no mesmo horário.

Jô na Globo (provavelmente Pedro Bial ocupará seu lugar no ano que vem), Danilo no SBT e Porchat na Record vão protagonizar essa “guerra”. Já estamos sentados aqui, de camarote, para ver como será.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • A importância de ter olhares diversos na construção de uma marca

    Desafios e as estratégias necessárias para manter uma reputação sólida em um mundo em constante mudança

  • Como o líder brasileiro se destaca no mercado estrangeiro?

    Saiba quais são as características nacionais valorizadas fora do País e o os pontos de atenção aos executivos locais