Heróis do Brasil

Buscar
Publicidade

Opinião

Heróis do Brasil

Nós, que trabalhamos construindo e consolidando marcas no mercado, deveríamos refletir sobre como apoiar os atletas paraolímpicos brasileiros com suporte financeiro e patrocínios


23 de setembro de 2016 - 14h16

Durante as últimas semanas assistimos nos meios de comunicação, com destaque para TV e internet, ao maravilhoso espetáculo das Paralimpíadas realizadas com sucesso no Rio de Janeiro. Dois milhões de ingressos vendidos, recorde de todas as Paralimpíadas já realizadas. Esse recorde mostra a bondade que existe no coração dos brasileiros e é uma mensagem para todos nós, sociedade, empresa e governos.

O povo brasileiro, o Brasil, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, vem carregando na alma a tristeza do sofrimento de mais de 12 milhões de desempregados, provocando desespero em milhões de famílias. Brasileiros sofrendo com pratos vazios, sem comida, e que vão a cada dia vendo diminuir a esperança de um futuro melhor.

Voltamos a ser o País do futuro, futuro que nunca chega, o País da corrupção que precisa acabar, o País sem escolas e saúde. A nuvem negra que estacionou em cima do Brasil nos últimos anos começa a voar em direção ao oceano e espero que se dissolva nos mares do Atlântico.

Temos, de novo, uma nova oportunidade para as novas gerações. Vibro para que o Brasil volte a ser colorido, sem diferenças, sem eles ou nós, apenas nós. Esta semana li em um jornal de NY a frase “o Brasil não tem jeito”. Quem são eles para dizer que não temos jeito. Temos. Estas últimas semanas puderam comprovar isso. Atletas do mundo inteiro competindo. Confesso que foi um dos mais notáveis espetáculos a que assisti na minha vida. Quando a mente supera a força, a coragem, a disciplina e a paixão dos nossos atletas, homens e mulheres, brasileiros competindo com garra, parte das minhas dúvidas sobre o Brasil desaparecem ou foram reduzidas.

Estes atletas deveriam ser nosso exemplo. Devemos reverenciar respeitosamente todos eles com aplauso, carinho, acolhendo todos com afeto, amor e sem nenhuma discriminação. Eles e elas são melhores do que todos nós. Eles convivem com as diferenças normalmente, sem preconceitos. Eles olham as diferenças de forma normal. Nós olhamos as diferenças de formar anormal.

Esta Paralimpíada foi um marco importante na minha visão de mundo e de gente. As nove medalhas de Daniel Dias, 24 no total em três Paralimpíadas, uma conquista notável. Melhor do que as medalhas foi olhar o rosto de Daniel sorrindo depois de cada conquista. Outro espetáculo é Clodoaldo Silva, o “tubarão das piscinas”.

Caetano Veloso canta “gente quer comer, quer ser feliz, gente quer respirar pelo nariz, gente é pra brilhar, não pra morrer de fome”. E nossos atletas paralímpicos brilharam e muito para alegria do Brasil.

Não podemos esquecer que eles são o que realizaram. Nós, que trabalhamos construindo e consolidando marcas no mercado, deveríamos refletir como apoiar estes heróis com suporte financeiro e patrocínios.

Sim, eles são nossos verdadeiros heróis, em um País sem referências de heróis. Eles são milhares de heróis que superam as dificuldades da tragédia humana com dignidade, coragem, disciplina, ultrapassando diariamente todos os limites do corpo e da vida. São gente feliz carregando suas dificuldades sem culpa, olhando para frente.

O rosto alegre dos nossos atletas Paralímpicos é uma mensagem de fé para todos os brasileiros que desejam mudar o Brasil. Emocionado com o espetáculo da superação e alegria a que assisti, decidi dedicar tempo para conversar com meus clientes.

Poderemos ajudar estes atletas a manter o nível de treinamento e sobrevivência. Não é uma tarefa fácil, mas confio na sensibilidade das marcas para quem trabalhamos há muitos anos e sei que 99 % tentará.

Apoiar de alguma forma para que esse espetáculo de superação continue nos ensinando a mudar nossas vidas, a provocar emoção não de quatro em quatro anos, mas todos os dias.

Encontrei na Paralimpíadas os verdadeiros heróis brasileiros. E os aplaudo fortemente. Aprendi com meu fraterno amigo pianista e maestro Joao Carlos Martins que é um herói e superou situações dolorosas na sua história de vida, “que quem não tem medo, vence, supera, toca e encanta”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como o líder brasileiro se destaca no mercado estrangeiro?

    Saiba quais são as características nacionais valorizadas fora do País e o os pontos de atenção aos executivos locais

  • Uma imprevisibilidade: os dispostos se atraem

    Apesar de todo conhecimento e tecnologia existentes, a pesquisa segue relevante na relação entre marcas e pessoas, ainda que nem sempre seja fácil engajar os respondentes