Energy flows where the attention goes

Buscar
Publicidade

Opinião

Energy flows where the attention goes

Produtividade cada vez será menos associada a ter um “emprego formal”


30 de setembro de 2016 - 8h00

EnergyFlow_SXC_575

Criatividade sobe degraus na escala dos atributos mais valorizados no futuro (Crédito: SXC)

A frase “Energy flows where the attention goes” não é nova, e muita gente já a deve ter ouvido por aí. Eu ouvi de uma amiga no meio de um momento de reflexão, adorei e dali em diante acabei usando um pouco dessa inspiração nos encontros que tenho feito com alguns amigos.

Amigos que estão passando por um momento de transformação e que simplesmente buscam entender o que é o seu grande papel no mundo, como podem fazer a diferença em seus “minimundos”, como se manter produtivos e, acima de tudo, serem felizes. Como isso tem acontecido com certa regularidade, achei bacana compartilhar por aqui e quem sabe colaborar para mais momentos de transformação e reflexão.

Li em um especial da Exame de setembro o número de 200 milhões de pessoas sem trabalho no mundo e fiquei pensando em quanta energia e capital criativo e intelectual estão sendo desperdiçados. Desperdiçados, pois produtividade cada vez será menos associada a ter um “emprego formal”.

O mundo está passando por grandes transformações e o futuro do trabalho foi um dos grandes temas no encontro do World Economic Forum deste ano em Davos. Ao mesmo tempo em que trazem nos estudos o ponto de atenção em relação à substituição do trabalho humano versus a eficiência das máquinas, trazem uma reflexão bastante relevante sobre as competências que serão cada vez mais requeridas do profissional do futuro.

A criatividade, até então listada como 10° atributo mais valorizado, passa a ser o 3° na reconfiguração projetada até 2020.

tabela

Criatividade e a capacidade em lidar com situações complexas. Parece que existe uma grande relação uma com a outra. E isso reflete diretamente as transformações que o mercado está passando. Onde passará a ser cada vez menos eficaz fechar as pessoas em “caixinhas”, e “travá-las” para desempenhar uma certa função técnica.

Ao invés disso, a necessidade de buscar pessoas com alinhamento cultural, que consigam alinhar seus propósitos individuais com os propósitos das empresas, e com isso passam a ganhar muito mais, uma vez que quando um individuo trabalha alinhado com aquilo que acredita e que o move lá no fundo, ele produz muito mais e muito melhor. Aliás, esse foi um dos pensamentos divididos pelo CEO da Elektro, Marcio Fernandes, na Epoca Negocios dia desses.

Há quem diga que o modelo de trabalho do futuro será um grande coworking, onde as competências de cada individuo serão valorizadas e disponibilizadas para desenvolvimento de projetos que requerem aquele atributo. Imagine o dia que trabalharemos somente com o que amamos, e portanto com o que fazemos de melhor, e sendo remunerados pela dedicação àquele tema, naquele período.

Eu estou tendo o prazer de experimentar um pouco desse novo modelo de trabalho e tenho me surpreendido com as possibilidades, com a flexibilidade, com modelos baseados na confiança e na paixão. A delicia de juntar experts e apaixonados para colaborar juntos num desafio, que se dedicam intensamente num período para a entrega daquele projeto e na sequência estão livres para fazerem outros tantos que surgirem.

Tudo bem, mas esse modelo é eficiente? E aí vem o mais divertido, descobrir que às vezes a gente está preso em modelos pré estabelecidos que você percebe que não fazem mais sentido, tornando prazos e custos muitas vezes “doloridos” para quem compra. E aí você se depara com frases como: “me apaixonei pelo job e não consegui parar de produzir” ou “vamos trabalhar e você me paga quanto achar justo pelo que produzirmos”. Resultado: jobs sem atrasos, com times enxutos e focados, a preços bastante acessíveis. Um modelo que permite tirar o melhor de cada um, com o prazer de doar o seu melhor. Com certeza vou usar muito desse aprendizado daqui em diante nos meus próximos desafios.

Hoje em dia ficou cool se aproximar das startups, mas muito mais do que estar próximo para ter projetos mais rápidos e inovadores, é a oportunidade de aprender a trabalhar como uma startup. Pode ser que tenho dado uma grande sorte com as pessoas com quem cruzei, mas digo que tenho circulado bastante e acho pouco provável estar enganada. São muitas oportunidades para diversas peças se encaixarem.

Muito conhecimento não canalizado e muita gente precisando de ajuda. Um grande Tinder de competências e deficiências opensource. E para dar match, basta estar aberto a ver o novo, a pensar diferente e mais algumas dicas: circular pelos coworkings e encontrar as pessoas e empresas incríveis que estão produzindo nessea ambientes, entrar em redes de networking como o Beer or Coffee e aceitar um café com um desconhecido, participar de palestras free que acontecem aos montes (vide eventos no Cubo, Campus São Paulo e outros tantos que tem surgido graças ao sucesso do modelo “inbound marketing”) e buscar aprendizado em cursos e aulas gratuitas no Coursera, no Youtube, no Udemy. O mais importante é manter a energia circulando.

E viva a internet aberta, que proporciona essa liberdade e essa rede produtiva e positiva com a enorme vontade de fazer nosso mundo melhor e mais eficiente. Viva a criatividade e a curiosidade, habilidades só nossas, que nos impulsionam a sermos cada dia melhores.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que as conversas de bastidores do Web Summit Rio dizem sobre o futuro da tecnologia?

    Conversei, observei e andei bastante pelo Riocentro e decidi compartilhar 3 percepções que me chamaram muita atenção nas conversas

  • Sobre barreiras transponíveis

    Como superar os maiores desafios do marketing com a gestão de ativos digitais