A Copa do Mundo de Pega-Pega

Buscar
Publicidade

Opinião

A Copa do Mundo de Pega-Pega

Evento reúne doze países e tem audiência de dois bilhões de pessoas


20 de outubro de 2016 - 11h07

CampeonatoPegaPega_575

Enquanto você estava aí preocupado com as Olimpíadas de Inverno em PyeongChang e Copa do Mundo da FIFA na Rússia (ambos em 2018), dois bilhões de pessoas estão ligadas na Copa do Mundo de Pega-Pega (o nome oficial é Kabaddi).

A Federação Internacional de Kabaddi (sim, existe uma Federação Internacional do esporte) lançou a 8a Copa do Mundo (sim, já aconteceram outras sete edições do evento) no último dia 7 de outubro em Ahmadabad no estado do Gujarat, Índia. Os jogos acontecem na recém construída, poliesportiva e supermoderna TransStadia Arena.

Doze países participam do evento jogando em duas chaves de seis equipes cada. Bangladesh, Coréia do Sul, Austrália, Inglaterra, Argentina, Iran, Tailândia, Japão, Estados Unidos, Polônia e Quênia tentam destronar a campeã Índia. Os dois primeiros classificam para as semifinais.

As regras são sensacionais: são dois times de sete jogadores e três reservas. O tamanho da quadra varia entre homens e mulheres (sim, há discriminação no Kabaddi). São dois tempos de 20 minutos com um intervalo de cinco minutos.

As equipes alternam-se em jogadas. Na sua vez, mandam um jogador para a quadra do adversário. Ele (ou ela) tem que tocar em um ou mais adversários e voltar correndo para o seu lado da quadra.

Se o atacante consegue, o adversário está eliminado e eles marcam um ponto. Mas as coisas não são tão fáceis assim. O defensor deve tentar derrubar e imobilizar o jogador atacante. Neste caso, este é desclassificado. Detalhe: o atacante tem que fazer tudo isso sem respirar. Se respirar também está fora e o ponto vai para a defesa.

Quando consegue voltar ao seu lado deve gritar “Kabaddi, Kabaddi” para provar ao juiz, com sua falta de fôlego, que realmente estava prendendo a respiração.

Há regras internacionais além de outras versões locais em alguns dos doze países participantes. Há também a versão indoor e outdoor. A Copa do Mundo usa regras internacionais e é jogada indoor, caso você esteja se perguntando.

O canal de televisão Star Sports tem os direitos da transmissão. As partidas também estão disponíveis no seu site e app. Vale a pena conferir. Se esse negócio de futebol continuar não funcionando para o Brasil, quem sabe não lançamos a nossa seleção de pega-pega também?

Publicidade

Compartilhe

Veja também