Uma indústria furiosa, mas (que ironia) pouco veloz

Buscar

Uma indústria furiosa, mas (que ironia) pouco veloz

Buscar
Publicidade

Opinião

Uma indústria furiosa, mas (que ironia) pouco veloz

No Salão do Automóvel de São Paulo, fabricantes mostram que ainda têm um longo caminho a percorrer na criação de experiências digitais integradas ao contexto de seus usuários


25 de novembro de 2016 - 11h16

Carros Conectados-notaNos últimos anos, o Brasil viu o Uber quintuplicar de tamanho, o Waze bater a casa dos 6 milhões de usuários e o car-sharing começar a sair do papel. Enquanto isso, a produção de veículos despencou quase 18% até outubro de 2016, na mesma proporção que a emissão de CNHs (há quem diga que os filhos dos millenials sequer aprenderão a dirigir), e o celular definitivamente se tornou um acessório extra-oficial do carro, mesmo com as multas para o uso do aparelho ao volante cada vez mais rigorosas. No entanto, uma volta pelo Salão do Automóvel de São Paulo, evento realizado na semana passada e que é um dos maiores da indústria automotiva mundial, faz parecer que pouco ou nada disso aconteceu.

Nos estandes, veículos com sistemas de navegação embarcada, centrais de infotainment sem touchscreen e a enxurrada de crossovers e SUVs – em contraposição ao número de carros elétricos que sequer contam com estrutura para aportar em massa no Brasil – mostram uma indústria desconectada do seu zeitgeist (o espírito da época, em bom português) e dos hábitos e necessidades digitais de seus usuários.

Por exemplo, ainda são poucos (poucos mesmo!) os fabricantes que apresentaram um console verdadeiramente apropriado para acomodar o celular, seja para uso espelhado ou como tela principal. Boa notícia para os fabricantes das populares “garrinhas”, que continuarão ganhando dinheiro com a venda de suportes inadequados para os padrões de segurança que um carro exige.

A palavra conectividade até brilha nos estandes dos principais, mas muito graças a iniciativas da indústria da tecnologia, como o Android Auto, do Google, e o CarPlay, da Apple. Nos sistemas próprios desenvolvidos pelas montadoras, as interfaces ainda carregam no visual o skeumorfismo da internet de anos atrás

A palavra conectividade até brilha nos estandes dos principais, mas muito graças a iniciativas da indústria da tecnologia, como o Android Auto, do Google, e o CarPlay, da Apple. Nos sistemas próprios desenvolvidos pelas montadoras, as interfaces ainda carregam no visual o skeumorfismo da internet de anos atrás. Mas, independente do design, será que reproduzir no carro o que já temos no celular, mesmo que de forma mais segura, é o melhor que a conectividade tem a oferecer?

Os serviços de concierge tentam dar um passo além. Assistentes como o OnStar e o BMW Connected Drive auxiliam o motorista com sugestões de entretenimento, fazem reservas e ainda solicitam ajuda em casos de emergência. Também oferecem uma série de alertas e funções para garantir a segurança do veículo, como travamento e abertura do carro a distância. Eles podem ser acionados de forma relativamente fácil: direto do carro, por meio de um botão ou de aplicativos. A montadora líder de vendas no país, inclusive, já inclui o serviço como cortesia nos 12 primeiros meses.

Ainda assim, o que se viu no Salão do Automóvel de São Paulo foram iniciativas aquém para a expectativa em relação ao potencial do setor. A indústria automotiva, cada vez mais em fúria por vendas, precisa de novos parceiros para olhar além do chassi e criar experiências relevantes para usuários. E isso só é possível a partir do entendimento do seu contexto ao seu redor e, principalmente, do comportamento do seu usuário – que, vale lembrar, tende a ser cada vez mais passageiro do que motorista. A revolução que vimos em outros bens de consumo, como o de dispositivos móveis, ainda parece tão distante do setor automobilístico quanto o Lamborghini Huracán (o veículo mais caro do evento) da minha garagem.

A indústria automotiva, cada vez mais em fúria por vendas, precisa de novos parceiros para olhar além do chassi e criar experiências relevantes para usuários. E isso só é possível a partir do entendimento do seu contexto ao seu redor e, principalmente, do comportamento do seu usuário

No final do dia, o Salão do Automóvel acaba sendo um evento para encantar e inspirar – seja com os carrões exibidos ou com os espetáculos preparados pelas fabricantes. E é aí que ele cumpre bem o seu papel. O “Espaço dos Sonhos”, destinado aos veículos mais luxuosos, por exemplo, é prova disso. Quem não se emociona com os detalhes da Maserati Quattroporte GTS ou do novo Porsche Panamera? Como não se ver em uma relação extraconjugal com a curvilínea Ferrari 488 GTB? E o Tesla Model S certamente nos faz pensar em um acordo de paz com o meio-ambiente.

De qualquer forma, um pouco mais de conexão com nosso tempo, e nossos hábitos digitais, seria muito bem-vinda por parte dos principais fabricantes do setor. Quem sabe os alegres tons de laranja e azul com que as montadoras tingiram seus veículos nessa edição remetam a um horizonte mais colorido em termos de conectividade e integração com as necessidades digitais dos usuários.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Menos robôs, mais criatividade

    Saindo de uma visão apocalíptica, podemos pensar a IA como base para uma nova era de desenvolvimento tecnológico, impulsionada pela criatividade e inovação

  • Longe do fim

    A luta pela equidade de gênero e raça no mercado da comunicação e do marketing