Cinco realidades que estão dominando o mundo da publicidade

Buscar

Cinco realidades que estão dominando o mundo da publicidade

Buscar
Publicidade

Opinião

Cinco realidades que estão dominando o mundo da publicidade

É hora de aproveitar melhor os dados comerciais para conectar o investimento em anúncios digitais com as vendas reais


22 de junho de 2017 - 8h00

Não há dúvida de que publishers e plataformas estão remodelando o cenário de mídia. Novas tecnologias e diferentes maneiras de consumir conteúdo têm desafiado os anunciantes. Então, como os profissionais de marketing podem se destacar nessa nova ordem global? A hora de adaptar as estratégias de mídia nesse cenário é agora. Com isso em mente, aqui estão as cinco realidades que estão dominando a conversa.

Foto: Reprodução

Era programática

Alguém disse “plataformas programáticas”? Não dá para falar de plataformas sem reconhecer o aumento incrível de compra programática. Sem dúvida, a mídia programática continua a ocupar o centro das atenções, à medida que as marcas reforçam as suas estratégias para aumentar a eficiência. O mercado deve crescer 30% no Brasil este ano, e isso significa que veremos uma consolidação ainda maior no ecossistema, com os profissionais de marketing se concentrando menos em plataformas e mais em investimentos. É a próxima evolução da programática, com os anunciantes passando de compras abertas para operações mais sofisticadas, incluindo mercados privados (PMPs) e compras garantidas. Para alguns anunciantes, a programática ainda é intimidante, mas não deve ser. O que as marcas realmente precisam é de uma melhor orientação de seus parceiros para tornar os esforços programáticos mais bem-sucedidos. É hora de ajudar os marqueteiros a desmistificar a ferramenta, o que leva ao próximo tópico.

Transparência é a chave

Mensuração transparente tem sido uma clara demanda dos anunciantes nos últimos tempos. No centro dessa discussão, profissionais de brand e de desempenho querem ter a certeza de que seus anúncios são vistos por seus públicos-alvo. É por isso que os anunciantes buscam a mensuração por terceiros mais independentes para as suas campanhas. Quando se trata de anunciantes, a frustração com o ecossistema fechado é prontamente aparente e as métricas por terceiros são essenciais no rápido crescimento de espaço dos ads em vídeo. Para resolver isso, a indústria precisa trabalhar em conjunto, oferecendo suporte à mensuração aberta em todas as plataformas com o objetivo de promover valor, resultados e transparência aos anunciantes. Como uma indústria, podemos fazer mais!

Foco no cliente

O serviço ao cliente é um diferencial, especialmente quando se trata de programática, mas isso é apenas a linha de partida. Em um momento em que os profissionais de marketing exigem mais transparência e parcerias igualmente fortes, as empresas que dão prioridade ao serviço ao cliente e à entrega transparente ganharão. Isso também significa mais mudanças dentro da agência e um parceiro de tecnologia é necessário para também atuar como um consultor e apoiar as marcas com a maneira mais eficaz de gerenciar as campanhas no ambiente digital.

Otimização móvel

A lista de previsões não seria completa sem reconhecer as mudanças no cenário móvel. O uso de aplicativos móveis cresceu 9% no último ano no Brasil, e o tempo gasto em aplicativos aumentou 69% em todo o mundo. Mas quando pensamos no sucesso do marketing móvel, a palavra-chave é otimização. A otimização dos dispositivos móveis é fundamental tendo como foco fazer com que seja criativo, especialmente com anúncios de vídeos nativos em vários dispositivos. Os anúncios de vídeos nativos representam grande oportunidade para uma melhor narrativa da marca, ao mesmo tempo que aprimoram a experiência para os consumidores. Vemos um grande crescimento nesse segmento e as marcas vão continuar a intensificar os seus investimentos.

O poder dos dados

Finalmente, os dados estão na raiz de quase todas as discussões de marketing. Então, o que está por vir? É hora de aproveitar melhor os dados comerciais para conectar o investimento em anúncios digitais com as vendas reais, tanto online como em lojas. Como uma indústria, podemos elevar o nível para uma análise de campanhas mais assertiva, que demonstre o impacto maciço e direto dos anúncios digitais sobre o comportamento de compra do consumidor.

Tudo isso já é realidade e muda a forma como fazemos parcerias, entregamos campanhas bem-sucedidas e engajamos os consumidores. Além disso, marcas, agências e publishers têm a oportunidade de redefinir a combinação de tecnologia, dados e experiências de conteúdo para desenvolver melhores campanhas e obter melhores resultados. Run Run Run.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que as conversas de bastidores do Web Summit Rio dizem sobre o futuro da tecnologia?

    Conversei, observei e andei bastante pelo Riocentro e decidi compartilhar 3 percepções que me chamaram muita atenção nas conversas

  • Sobre barreiras transponíveis

    Como superar os maiores desafios do marketing com a gestão de ativos digitais