Como crescer em 2018?

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Opinião

Como crescer em 2018?

Implemente dez iniciativas hoje para colher os frutos no próximo ano


29 de junho de 2017 - 16h14

Este ano tem se demonstrado desafiador para a maioria das empresas. Na busca pela sobrevivência, muitas cortaram despesas, reduziram o quadro de profissionais e deixaram de investir em marketing. Mas existem diversas iniciativas que podem ser implementadas, mesmo com pouco ou nenhum investimento, e que, em médio prazo, ajudarão as empresas a realizar mais negócios, crescer e destacar-se dentre seus concorrentes. Implemente as dez iniciativas abaixo e prepare o terreno para ter um 2018 em grande estilo!

Foto: Reprodução

1 – Desenhe uma estratégia de conteúdo que faça sentido

É preciso começar com o mais importante, a produção de conteúdo. Uma boa estratégia de conteúdo é peça-chave em qualquer programa de marketing. Sem isso, as próximas ações listadas abaixo ficam sem sentido. Defina que tipo de conteúdo pode melhorar a vida de outras pessoas. Pense além do serviço ou produto que vende. Pense como sua empresa pode agregar valor a um potencial cliente oferecendo material relevante. Tornar-se referência em um determinado tema poderá atrair para perto muitos potenciais clientes.

2 – Faça um tratamento eficaz de seus leads

Após produzir e promover um conteúdo relevante para seu público-alvo, ofereça-o por meio de um formulário para coletar informações pessoais das pessoas interessadas. Mas, atenção, nome e e-mail não são suficientes para a geração de negócios. Depois disso, é importante que interaja com esses contatos através de materiais secundários como vídeos, infográficos, artigos ou newsletters para obter mais informações e melhor qualificar estes contatos.

3 – Otimize o seu website

Que tal se o seu website funcionasse como uma grande biblioteca, abrigando toda sua produção editorial? A usabilidade e a otimização das páginas precisam ser cuidadosamente trabalhadas para que o Google e outros sistemas de busca consigam catalogar sua página de acordo com os seus objetivos. Quanto mais otimizado o website, mais facilmente seu público-alvo te encontrará. Grande parte do processo de otimização poderá ser feito diretamente quando se escreve o texto, mas existem técnicas mais avançadas que geralmente necessitam de profissionais especializados no tema.

4 – Faça mais vídeos

Vídeos geram mais engajamento do que simples textos. São ótimos para explicar o que seu negócio faz, dar instruções aos seus clientes e conectar-se com sua audiência de maneira mais emocional. Hoje em dia, com um pequeno investimento e poucos recursos, pode-se fazer vídeos com ótima qualidade. A câmera do seu celular pode ter mais qualidade do que você imagina. Aproveite bem o Facebook, Instagram, YouTube e outras redes sociais para promover seus vídeos.

5 – Crie tarefas automatizadas e inteligentes

Para garantir melhor experiência ao consumidor, o uso da tecnologia e de tarefas automatizadas é fundamental. Eventos baseados em gatilhos garantirão que o seu consumidor seja impactado em diversos estágios do relacionamento com a sua empresa de maneira automática. Por exemplo, um e-mail pode ser disparado automaticamente depois de 30 dias do último contato realizado. Ou um e-mail convidando o potencial cliente para conhecer um novo produto baseado em alguma ação que ele realizou no website.

6 – Invista em bons relatórios

Relatórios são fundamentais para tomar decisões corretas. Analise o desempenho de todas as suas ações e monitore tudo constantemente para que você tenha oportunidades de melhoria. Crie indicadores de performance e torne rotina monitorá-los. Com bons relatórios, seus esforços poderão ser mensurados e melhorados. Campanhas podem ser otimizadas e diferentes versões dos mesmos anúncios podem ser melhorados se souber fazer uma boa análise.

7 – Ouça mais os seus clientes

É bom manter diversos canais abertos para que seus clientes possam oferecer feedbacks sobre sua empresa e oferecer insights relevantes. Isso pode levar a correções de rota, o que é bom. Uma pesquisa de satisfação pode ser um bom caminho. E tenha em mente que uma reclamação é sempre uma oportunidade.

8 – Aproxime o marketing do comercial

Uma boa parceria entre o marketing e os vendedores é fundamental para o sucesso dos programas de marketing. Colocar a equipe de marketing mais próxima da equipe comercial dará inputs e insights para o marketing em relação às reais necessidades que os vendedores enfrentam em seu dia a dia. Assim, programas mais customizados e mais adequados à realidade do mercado terão mais chances de sucesso.

9 – Interaja mais com seus clientes

Seus clientes não lembrarão de você se não se fizer presente. Além do ambiente digital, explore outras formas de manter e cultivar o relacionamento. Somos seres humanos e ainda gostamos do contato com o outro. Ninguém quer fazer negócios somente através de um computador. Organize eventos para seus melhores clientes, curta momentos agradáveis em jantares, gere valor e promova boas experiências.

10 – Promova um ambiente de inovação

O mercado muda a cada dia e fazer negócios do mesmo jeito não vai funcionar no futuro. É preciso manter um olhar no curto prazo, mas tentando imaginar como será o futuro. Crie um ambiente ou ações que promovam a inovação.

Agora é contigo. Avalie em qual estágio sua empresa encontra-se nas dez iniciativas acima, faça os ajustes e obtenha bons resultados!

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