Cultura da responsabilidade

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Opinião

Cultura da responsabilidade

Mesmo com presença facultativa, a Hubspot fez com que seu escritório fosse um lugar onde todos queiram estar


3 de outubro de 2017 - 18h42

O dia no headquarters da Hubspot, considerada uma das maiores e mais inovadoras empresas de inbound marketing, inbound sales e CRM do mundo, nos provoca a pensar na forma em que a maior parte das empresas ainda trabalha hoje.

A Hubspot propõe um approach mais humano e empático pelas áreas de marketing e vendas das empresas. Ela recebe anualmente vários prêmios de melhor empresa para se trabalhar e é queridinha dos millennials. Obcecados pela sua cultura, a Hubspot e os Hubspotters (como chamam seus colaboradores) respiram os princípios do seu Culture code.

Caminhando em seu charmoso escritório em Boston, vi paredes de tijolo aparente, mesas de escritórios que se ajustam a altura desejada e muitos detalhes laranja, cor oficial da empresa. É possível sentir que o Culture code está em todos e tudo. Seja no grafite da parede que diz “get sh*it done” ou no bate-papo com os colaboradores sobre resultados. Segundo eles, o trabalho final entregue conta mais do que quando e onde foi produzido. Não importa se foi feito nas férias de 45 dias em Barcelona, em casa ou no escritório.

Mesmo com presença facultativa, a Hubspot fez com que seu escritório fosse um lugar onde todos queiram estar, com academia, várias áreas de conveniência recheadas de snacks saudáveis, café feito por uma barista e até uma cervejaria na qual os cervejeiros da região têm um espaço para colocar suas cervejas.

Tudo é permitido, levar os filhos para o trabalho, cachorros, beber um vinho na reunião, trabalhar deitado ou em pé. As férias são ilimitadas desde o primeiro dia de trabalho, ou seja, não há número exato de dias por ano para se tirar férias.

A única regra máxima da Hubspot é “use good judgment”, ou use bom julgamento. A empresa diz claramente que não espera ser os pais de seus colaboradores, autorizando ou não uma falta no trabalho, ou uma ida ao médico, pois cada um deve decidir qual é sua melhor forma de trabalhar.

Mas como tudo isso dá certo? A cultura é 100% meritocracia, cada hubspotter tem metas individuais definidas e deve se responsabilizar totalmente pela entrega dos resultados que são avaliados semestralmente. Caso as metas não sejam atendidas, o colaborador recebe um prazo de três meses para tentar alcançá-las, se não der certo, será demitido.

O processo seletivo para uma vaga na Hubspot é criterioso, pois foca em trazer ótimas pessoas que são as melhores no que fazem, mas que também se adaptem a sua cultura.

A visita em seus headquarters faz brilhar os olhos de todos em uma primeira impressão, mas também nos mostrou que em um lindo dia de sol e calor já no outono de Boston, em que os hubspotters teriam a liberdade de não trabalhar e curtir, as áreas estavam com todos colaboradores presentes, trabalhando para bater suas metas individuais e manter seus empregos dos sonhos.

Como já diz o ditado, everything comes with a price.

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