Os carros não são mais os mesmos… Ainda bem!

Buscar

Os carros não são mais os mesmos… Ainda bem!

Buscar
Publicidade

Opinião

Os carros não são mais os mesmos… Ainda bem!

O Tokyo Motor Show 2017 mostrou que o futuro da indústria depende essencialmente em se reinventar e se renovar para encarar de frente os temidos millennials, que só vão entrar nessa estrada se tiverem soluções de mobilidade mais limpas, compartilháveis, acessíveis, baratas, seguras, responsáveis e, claro, divertidas  


15 de novembro de 2017 - 11h38

A oportunidade de passar um dia inteiro no Tokyo Motor Show 2017, evento que terminou no início deste mês, é uma experiência muito especial e definitiva. Começa-se por literalmente ter de atravessar o mundo para ver o que acontece com quem está sempre pelo menos um dia na nossa frente. Depois de 33 horas da porta de casa até a recepção do hotel, é hora de vivenciar tudo que a terra, que tem no seu DNA a mesma paixão pela inovação e que tem pela preservação das suas tradições e cultura, tem para oferecer.

Depois desse deslocamento intenso, de tentar se adaptar a um fuso horário agressivo e algumas reuniões de trabalho, finalmente chega a hora de acordar (ou pelo menos tentar acordar) e ir para o Motor Show. Chegando lá, é a hora de poder olhar de perto toda a transformação que o setor automobilístico vive, que vai viver nos próximos anos de forma mais acelerada ainda e que vai transformá-lo para sempre.

Pavilhões enormes, conectados, com tudo mega organizado desde o acesso até a chegada e saída, onde todas as marcas locais e várias marcas internacionais se orgulham em apresentar todas suas novidades e inovações.

Uma coisa chama a atenção de forma escancarada. A conversa sobre carros é cada vez menos centrada em performance, horse powers, potência, velocidade e cada vez mais focada em mobilidade, acessibilidade, eletrônica, sustentabilidade, conectividade, telematics, robótica, realidade virtual, realidade aumentada, safety, car sharing, car hailing, carros autônomos (níveis 1, 2, 3, 4 e 5), carros equipados com AI, carros eletrificados, elétricos, a hidrogênio e por aí vai.

O futuro da indústria depende essencialmente em se reinventar e se renovar para poder encarar de frente os temidos millennials, que já demonstram claramente que só vão entrar nessa estrada se tiverem soluções de mobilidade mais limpas, compartilháveis, acessíveis, baratas, seguras, responsáveis e, claro, divertidas.

Por isso de uma forma muito inteligente a indústria automobilista está transformando seus produtos em serviços de mobilidade e seus carros em gadgets. Sinto que em um futuro bem próximo, as feiras de tecnologia e de automóveis devem ser a mesma coisa ou muito parecidas ou muito misturadas a ponto de ficar difícil diferenciar umas das outras. O Tokyo Motor Show 2017 é realmente um show de encher os olhos e de ter a certeza que os carros nunca mais serão os mesmos. Serão muito melhores.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • A importância de ter olhares diversos na construção de uma marca

    Desafios e as estratégias necessárias para manter uma reputação sólida em um mundo em constante mudança

  • Como o líder brasileiro se destaca no mercado estrangeiro?

    Saiba quais são as características nacionais valorizadas fora do País e o os pontos de atenção aos executivos locais