Você está preparado para a próxima entrevista?

Buscar

Você está preparado para a próxima entrevista?

Buscar
Publicidade

Opinião

Você está preparado para a próxima entrevista?

É da nossa natureza, como seres humanos, buscar novos desafios e nos reinventar; e, mais do que tudo, esse é um exercício de autoconhecimento


15 de janeiro de 2018 - 12h35

Quando se fala em entrevista, algumas pessoas já se arrepiam do fio do cabelo ao dedão. E não é para menos: aquela conversa simplesmente determinará se você está preparado para dar um passo importante na sua carreira. É algo que pode definir todos os planos que você fez para os próximos anos.

Se você é casada(o) e tem uma família, uma enxurrada de pensamentos vem à mente, como “preciso desse emprego para sustentar minha família, dar um futuro melhor aos meus filhos”. Se ainda é solteiro, provavelmente está mais preocupada(o) em se estabilizar, fazer cursos de especialização, agarrar o quanto antes a melhor oportunidade para construir uma carreira.

E tem, é claro, as pessoas que sempre tiraram de letra esse momento apreensivo, talvez porque entendam que será um momento inevitavelmente delicado, em que precisarão medir as palavras e usá-las a seu favor. O entrevistador estará lá, analisando minuciosamente tudo o que você disser.

E o que eles fazem? Se antecipam. Em sua mente, projetam o ambiente, avaliam suas vantagens e desvantagens e até como se sentirão diante de uma pergunta delicada.

Vou dar aqui algumas dicas que te ajudarão a ter mais paz e confiança quando estiver frente a frente com os decisores do seu futuro profissional. Para isso, é importante achar um lugar calmo, onde você possa sentar e se concentrar com bastante atenção.

Antes, um parêntese: esse exercício vale também para quem não está procurando emprego. É da nossa natureza, como seres humanos, buscar novos desafios e nos reinventar. E, mais do que tudo, esse é um exercício de autoconhecimento. Conhecer a si mesmo é sadio e você pode se surpreender e muito. Fecha o parêntese.

Agora, vamos às dicas:

1 – Com um caderno e uma caneta, faça anotações, igual a uma resolução de ano novo.

2 – Leia seu currículo sem se preocupar se algo precisa ser corrigido ou adicionado. Mas veja com atenção tudo que você realizou. Escolha duas ou três empresas que tragam as melhores lembranças — conquistas, inovações, aprendizados e, claro, das pessoas, afinal é disso que as empresas são feitas.

3 – Entenda o que você já construiu, o que quer continuar construindo e o que não serve mais para você. Pense no ramo de atuação das empresas, na cultura empresarial, nas atividades que exerceu, nos desafios e objetivos alcançados. Faça uma viagem ao passado e reflita sobre os obstáculos que superou e que te tornaram o profissional que é hoje. Por exemplo, muitos detestam trabalhar em um ambiente de grande pressão, mas você pode ter experiências em que aprendeu a lidar com esses ambientes e até se tornou mais produtivo. Analise com bastante cuidado os prós e contras.

4 – Agora que você analisou o passado e como quer seguir em frente, veja as empresas e cargos que estão à sua frente para entender onde você quer estar nos próximos anos. Esse exercício parece um tanto bobo para algumas pessoas, mas entenda que cada step é importante para construir um cenário de certezas. Isso lhe poupará tempo, indecisões e frustrações.

5 – Life style é, sim, qualidade de vida e conta muito no dia a dia. Pensar onde é a empresa, como você chegará — meio de transporte, tempo de viagem, horários —, tudo isso impactará na sua disposição antes, durante e depois do trabalho. Você terá tempo de dormir o suficiente, fazer exercícios, levar as crianças na escola, ter compromissos como cursos, jantares e etc.? A empresa oferece benefícios, flexibilidade, oportunidade de fazer home office? Não são meros detalhes e farão a diferença em sua performance. Toda decisão também implica em possíveis mudanças e pode ser até de casa, de país — que implicará em aprender ou melhorar uma língua estrangeira — ou até deixar de fazer algumas coisas, mesmo que seja por um determinado período. Avalie. Nada pode ser maçante. É importante encontrar o equilíbrio. Às vezes, perdemos coisas, mas ganhamos outras.

6 – Pronto, você sabe o que quer. Agora, consegue fazer uma projeção de onde que estar em alguns anos? Então, agora sim, pegue seu currículo e faça melhorias, dando ênfase no que você quer chamar atenção do entrevistador.

7 – Na entrevista, vá preparada(o), sabendo de cabo a rabo tudo que foi pontuado aqui. Estude seu currículo. Muitas pessoas têm muitos anos de experiências em diferentes atividades. Saber falar os principais itens que lhe darão destaque e saber informações importantes sobre a empresa, como quem está lhe entrevistando, poderá facilitar todo o processo e lhe deixará mais confiante.

Ninguém melhor do que você para transmitir sua mensagem e contar sua história com entusiasmo. Basta ter confiança e, por que não, fé — aquela força estranha que faz a gente acreditar no impossível. Ajuda muito nessas horas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que as conversas de bastidores do Web Summit Rio dizem sobre o futuro da tecnologia?

    Conversei, observei e andei bastante pelo Riocentro e decidi compartilhar 3 percepções que me chamaram muita atenção nas conversas

  • Sobre barreiras transponíveis

    Como superar os maiores desafios do marketing com a gestão de ativos digitais