Opinião
A nova cara de Cannes
Depois das mudanças promovidas pela organização, o festival parece sintonizado com a vanguarda da indústria da comunicação
Depois das mudanças promovidas pela organização, o festival parece sintonizado com a vanguarda da indústria da comunicação
12 de junho de 2018 - 11h11
Começa oficialmente na próxima segunda-feira, 18, o Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Será a primeira edição do evento em sua versão reduzida, com apenas cinco dias de premiações, palestras e atividades — costumavam ser oito.
Se os três dias a menos deixam agora a sensação de que será tudo um tanto quanto acelerado este ano (os prêmios de seis categorias serão revelados e entregues na sexta-feira, quando acontece o encerramento), essa era uma demanda das grandes holdings, que há algum tempo já pediam por um formato mais curto e um menor dispêndio. Reclamações daqui, promessas de lá, os organizadores do Cannes Lions foram postergando o quanto puderam tais mudanças, enquanto a agenda e os Leões se multiplicavam. Até que o furacão Arthur Sadoun, de sobressalto, ignorou a retórica e, aproveitando os holofotes da edição 2017 do festival, anunciou que as empresas do Publicis Groupe, do qual é o CEO, não participariam do evento em 2018.
Além das tradicionais estrelas do cinema e da música e personalidades da indústria, este ano há um maior protagonismo de temas como inteligência artificial e blockchain. Nesse sentido, o evento parece em sintonia com a vanguarda da indústria da comunicação
Cannes, então, se mexeu para atender ao menos em parte as agências. A transformação do festival recebeu apoio dos executivos do Omnicom e do Interpublic Group. Não foi o bastante, porém, para convencer a Publicis a voltar, nem para comover o WPP e Sir Martin Sorrell, que, em junho do ano passado, sugeriu inclusive a mudança de local do evento. Após a divulgação do novo formato, Sorrell seguiu em silêncio, até que, de forma surpreendente, deixou a liderança da holding após uma investigação de má conduta dos ativos da companhia — cujo conteúdo e conclusão seguem um mistério.
De acordo com informações extraoficiais, o WPP deve ter sua presença em número de executivos e colaboradores reduzida pela metade em relação ao ano passado (quando já teria enviado 50% menos representantes em comparação a 2016). Ironicamente, enquanto muitos de seus ex-colegas e funcionários acompanharão o Cannes Lions a distância, Sir Martin seguirá um habitué do Palais, mas em papel invertido: já sob o signo de sua nova companhia, a S4 Capital, Sorrell desta vez deixará de fazer as perguntas (há anos ele comandava uma sessão no estilo talk show ao vivo no palco) e será entrevistado por Ken Auletta, da New Yorker Magazine.
A lista com os destaques do line up de palestrantes está publicada na edição impressa do Meio & Mensagem. Além das tradicionais estrelas do cinema e da música e personalidades da indústria, este ano há um maior protagonismo de temas como inteligência artificial e blockchain. Nesse sentido, o evento parece em sintonia com a vanguarda da indústria da comunicação e também mais bem organizado, com trilhas específicas de temas de macrointeresse e uma mistura atraente de tecnologia e criatividade, inovação e talento. Há uma conexão direta do conteúdo com os prêmios a serem entregues, o que dá consistência e valor ao festival como um todo.
Falando em premiações, a primeira leva de finalistas já foi divulgada. Na quarta-feira 6, os shortlists de três categorias emblemáticas para os novos tempos do festival tornaram-se públicos: em Titanium, que, por premiar ideias integradas, funciona como um indicador confiável de campanhas de sucesso nas demais categorias; em Glass, que reconhece o trabalho das marcas dispostas a promover a diversidade; e em Innovation, território natural do que tem sido feito de mais disruptivo nesse universo criativo. Cinco agências brasileiras superaram a linha de corte e mantiveram as chances de conquistar Leões para o Brasil — confira, também, na edição impressa.
Capitaneada pelo editor executivo Alexandre Zaghi Lemos (que acompanhará o festival in loco pela 20a vez, sempre com a disposição e a curiosidade dos calouros), nossa equipe de oito jornalistas embarca para Cannes na próxima sexta- feira, 15. Pelos sete dias seguintes, reportagens especiais serão publicadas no site integralmente dedicado ao evento; informações e bastidores em tempo real revelados no Twitter e Instagram; vídeos postados e entrevistas ao vivo transmitidas em nosso canal no YouTube (corre lá assinar para receber as notificações a cada nova atração) e mais dezenas de páginas com análises e reportagens exclusivas tornarão imperdíveis as nossas próximas edições impressas.
Nosso compromisso é fazer você, caro leitor, se sentir dentro do Festival Internacional de Criatividade mesmo que esteja a milhares de quilômetros de distância da Riviera Francesa.
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