Opinião
O falso paradigma do mundo V.U.C.A.
Será mesmo essa muvuca?
Será mesmo essa muvuca?
21 de novembro de 2018 - 18h36
Tenho uma antipatia pessoal por uma expressão que voltou à moda. VUCA: Volatility, uncertainty, complexity and ambiguity – um acrônimo que é usado para qualificar o contexto do mundo de hoje.
Poderíamos utilizar uma palavra em português para descrever o mundo VUCA: a ‘muvuca’, que significa tumulto ou grande confusão.
A situação remete à obra de Pirandello, ‘Assim é (se lhe parece)’ e à confusão gerada em torno da existência ou não da filha de dona Frola.
Volátil, incerto, complexo e ambíguo: assim é o mundo para quem o parece. E muitos consultores vão oferecer seus serviços para ajudar os que acreditam nisso a superarem sua angústia.
Daniel Faraday, o físico da série Lost (interpretado por Jeremy Davies), explica a Desmond Hume (Henry Cusick) que, quando viajamos pelo tempo, precisamos de uma ‘constante’ de referência para não enlouquecermos (Lost S04E05 – ‘The Constant’).
Nossa constante para entender a muvuca é o Homo Sapiens, que ainda esta na versão 1.0, ainda que incorporando a #atitudedigital.
A realidade parece volátil e incerta para quem não acompanha sua evolução. É complexa para quem não dedicou tempo suficiente para estuda-la, seja de forma direta ou conversando com especialistas. E a ambiguidade é característica natural da percepção da realidade, já que cada um forma o sentido do que é real para si, a partir de seu repertório sináptico.
Não pretendo minimizar o tamanho da encrenca. Compreender o mundo dá trabalho. E, de fato, contar com a ajuda de especialistas e consultores é um bom atalho.
Mas é importante não aceitar esse paradigma VUCA na posição de vítima.
Estaremos numa posição melhor se optarmos pelo protagonismo, não só buscando sua compreensão e aceitando que a muvuca é nossa, não do mundo, mas ajudando a construir a realidade através de nossa participação ativa.
*Crédito da foto no topo: Vedanti/Pexels
Compartilhe
Veja também
Técnica e estratégia
Ambiente estressado pela pulverização de opções de mídia e pelas mudanças de comportamento da audiência valoriza os profissionais especialistas na atividade, mas exige desempenhos mais fundamentados
Premiunização para avançar
Fazer leituras rasas dos cenários econômicos pode restringir oportunidades de negócios