Mídia sem conteúdo é erro primário na Black Friday

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Opinião

Mídia sem conteúdo é erro primário na Black Friday

Aliar ações promocionais a informações esclarecedoras pode ser um combo funcional para incentivar compras


22 de novembro de 2018 - 18h27

Créditos: AGCreativeLab/iStock

Conhecido como o maior dia de compras do ano, a cultura americana da Black Friday chegou ao Brasil em 2010 movimentando o mercado de varejo. Nos últimos anos, ganhou aderência de diversos segmentos: educação, financeiro, turismo, imobiliário e até o de informação. Hoje, quem não se apropria das tendências, perde contexto e relevância para o usuário. Afinal, os principais players de mídia usam como premissa de entrega a priorização de anúncios que façam parte da wordcloud do momento.

Segundo pesquisa recente do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), 56% dos consumidores pretendem realizar compras já planejadas na Black Friday, enquanto 37% farão compras de oportunidade, 6% de ocasião e 1% por impulso. Embora isso crie muitas oportunidades para os anunciantes tirarem proveito do alto sentimento de compras do momento, o mercado pode entrar em um estágio de saturação, já que a concorrência por espaços na timeline dos usuários é maior.

Outro tema que precisa estar presente nessa discussão é o comportamento de consumo. As mudanças no hábito de consumo como resposta à crise econômica do País forçaram um novo mindset publicitário, afinal, o retrato de consumidor que temos agora é muito mais cauteloso, informado e questionador.

Por isso, para ganhar destaque, os anunciantes precisam procurar formas inteligentes de se comunicar com seu público. Aliar ações promocionais a um conteúdo esclarecedor pode ser um combo funcional para incentivar novas experiências de compra.

Seguem algumas dicas de boas práticas durante a Black Friday:

1 – Otimize seu investimento para os horários mais relevantes para seu negócio: aproveitar preços pós-pico pode ser um atrativo importante para evitar uma grande inflação nos custos por aquisição de vendas.

2 – Revisite suas listas de remarketing: usuários que já estabeleceram diálogos com sua marca estão mais próximos do funil de conversão do que os prospects.

3 – Use um mix de meios: para aumentar as oportunidades de falar com seu público, especialmente em uma pequena janela, estratégias multimeios são bastante funcionais.

4 – Crie uma unidade visual: o consumidor será apresentado a inúmeros anúncios com a temática Black Friday, mas se suas peças formarem uma narrativa interessante, elas serão lembradas.

5 – Pense na experiência do cliente: a leitura de reviews já faz parte da jornada de consumo. Quanto mais satisfeito seu cliente estiver, melhor será a recomendação do produto ou serviço à comunidade a que ele pertence.

6 – Não faça cálculos de produção sem estudar a demanda: os meses de novembro e dezembro têm um grande movimento o consumo, mas não faça apostas sem dados. Use seu histórico de vendas ou se baseie nos dados de projeção do mercado para estruturar a quantidade de produtos em oferta. Isso evitará prejuízos.

7 – Avalie suas promoções levando em conta a margem de lucro: produtos mais rentáveis para o seu negócio merecem maior atenção da sua audiência, usando essa premissa como estratégia a distribuição por anúncio será mais assertiva.

O grande desafio para as marcas é equilibrar todas essas variáveis em uma estratégia de distribuição integrada. Dessa forma, será possível amenizar o impacto da inflação de custos pela alta concorrência.

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