Os impactos do machine learning no mercado publicitário

Buscar

Os impactos do machine learning no mercado publicitário

Buscar
Publicidade

Opinião

Os impactos do machine learning no mercado publicitário

Somente a criatividade e os processos tradicionais não atendem mais às exigências dos clientes


8 de janeiro de 2019 - 19h11

Nos últimos anos, o mercado publicitário percebeu que o seu negócio inevitavelmente precisaria se reinventar, devido principalmente aos avanços da tecnologia que mudou a forma de como os consumidores acessam as informações atualmente. As mídias tradicionais como, por exemplo, a TV e o rádio estão se tornando cada dia menos relevantes e um dos motivos para essa grande mudança na busca de informação é que as pessoas buscam muito mais o conteúdo digital, que além de parecer infinito e com timing super factual, está ao toque de um botão.

 

O machine learning é o maior aliado do mercado publicitário para que as marcas alcancem novos consumidores e mantenham seus clientes atuais (Crédito: Stephen Dawson/Unsplash)

Nesse contexto, as marcas não precisam somente competir entre si para se destacar, pois um grau de complexidade foi adicionado ao cenário e agora precisam também “lutar” para se posicionarem no lugar e hora certos. Uma fala dita na hora errada e no lugar errado é suficiente para gerar um problema, pois os consumidores não têm mais aquela ligação emocional com marcas e produtos. Isso faz com que as marcas precisem ganhar novos consumidores todos os dias.

Toda essa mudança no comportamento dos usuários e consumidores fez com que surgissem novos desafios para o mercado e também novas estratégias. Pensando nisso, as empresas brasileiras precisam usar a inteligência artificial como uma grande aliada nesse processo. O machine learning, ou aprendizado em máquina, é o maior aliado do mercado publicitário para que as marcas alcancem novos consumidores e mantenham seus clientes atuais.

Além disso, a criatividade está no cerne de todas as iniciativas publicitárias. Apesar dos projetos dos cientistas de dados para automatizar esse processo, por exemplo, com a criação de clipes e filmes sendo feitos totalmente com inteligência artificial (IA), essa tarefa o ser humano ainda faz melhor que a máquina. Assim, soma-se a criatividade com as iniciativas de IA, além de um processamento em tempo real para se obter um processo muito otimizado.

Você conhece seu cliente?  Não estou falando somente em enriquecer com dados cadastrais baseados no CPF, e sim de conseguir capturar informações para entender o comportamento de cada um deles. Quando adicionamos variáveis comportamentais ao processo, o ganho é enorme. E aqui a criatividade conta muito.

Vamos focar nas verdadeiras dores? Leads X eficiência é, de fato, um problema para as empresas. Não adianta sua empresa fornecer mil leads para seu cliente e somente 2% serem efetivos. Seu cliente vai ter despesas buscando converter esses leads e, além de alta probabilidade de conversão, é importante você também fornecer um critério de priorização de abordagem.  Caso essa empresa já tenha clientes ativos, alguns filtros e modelos estatísticos simples, é game changer.

Seu processo é escalável? Toda vez que quiser testar alguma nova estratégia você precisa voltar e executar todos seu processo off-line? Isso prejudica muito seu tempo de resposta e faz com que sua empresa não tire vantagem de umas das principais vantagens do aprendizado da máquina, além do ganho de eficiência no processo. Atualmente, existem startups que oferecem sistemas automatizados e escaláveis que fazem uso dos seus dados na tomada de decisão.

São muitas as oportunidades para as empresas de publicidade implementarem, de fato, metodologias analíticas em seus processos e ter muitos ganhos. O mercado dispõe de ferramentas que permitem modelagem em tempo real a custos acessíveis, democratizando o acesso das empresas a inteligência artificial. Com bilhões de clientes online pelos mais diversos canais e com comportamento muito distintos, somente a criatividade e os processos tradicionais não atendem mais às exigências dos clientes do mercado publicitário.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como os selos ambientais conferem valor e credibilidade às marcas

    Pesquisa do Instituto Quantas aponta que há a percepção de que esse tipo de certificação tem tanta relevância quanto o desempenho do produto

  • Da inteligência artificial à inteligência real

    Construir o futuro que está emergindo não está somente nos dados, ou nas quase mil páginas do report de tendências da Amy Webb