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Opinião

Como ter vantagem competitiva e alavancar a sua carreira

Assuma o controle da sua marca pessoal


22 de fevereiro de 2019 - 15h19

 

(Crédito: Lukas/Pexels)

Como profissional da área de comunicação, ao longo de mais de 13 anos, tenho conhecido ótimos profissionais, mas que também estão em um completo descontrole em relação ao rumo da sua carreira. A constatação é triste: a grande e esmagadora maioria dos executivos, em quase todos os níveis, idades e fases da sua trilha, sofre do mal de não saber gerenciar sua jornada profissional.

São pessoas habilidosas, muitas com grande preparo, dedicadas e estudiosas, mas que, em um certo momento da vida, percebem que perderam as rédeas da carreira e que ela correu solta, para lugares e situações não planejadas.

Apesar de muitos deles serem profissionais brilhantes, quando se trata de administrar sua própria marca, tornam-se péssimos gestores desse patrimônio. E, infelizmente, o mercado é implacável com a incompetência em marcas pessoais.

Essa negligência com a administração da carreira tem sido a fonte de vidas frustradas, de profissionais anônimos e o pior: muito infelizes com o que fazem todos os dias.

Grande parte dessas pessoas acreditou que, ingressando em uma grande empresa, as coisas ficariam estabelecidas e deixou tudo correr. Outros sempre esperaram o reconhecimento que deveria ter havido e não houve, foram surpreendidos por processos de reestruturação, cortes e enxugamentos e, quando caíram do pedestal, já era tarde demais.

Muitos estão cheios de sonhos, mas sem nenhum objetivo concreto e estratégia para realizar seus desejos. Eles fazem especializações, dominam mais de um idioma, sentem-se totalmente preparados e acreditam que rechear o currículo com bons cursos será a garantia de uma carreira brilhante. Será?

Se você não sabe para onde está indo, vai parar em qualquer lugar e sua realização profissional será mero fruto do acaso. O tempo vai passando, a frustração aumentando, bem como a terrível sensação de que isso nunca vai ter fim e que você ficará esperando, dia após dia, que alguma coisa milagrosa aconteça para mudar essa rotina.

Vivemos em uma sociedade repleta de opções, com milhares de marcas brigando pela nossa atenção no mercado e, nesse contexto, a confiança é um ativo determinante e crucial. Como somos massacrados por um incontável número de informações diariamente, temos menos tempo para tomar decisões e, nosso raciocínio sobre essas escolhas diárias é o de fazer descarte o tempo todo. É aí que a confiança passa a ser um ativo vital para a sua carreira.

Confiança se constrói a passos lentos, na direção certa, no mesmo sentido, acrescentando valor às percepções alheias através da integridade. Essa é a essência do gerenciamento de marcas pessoais: construir a percepção de valor por meio da confiança.

É hora, mais do que nunca, de sermos líderes da nossa marca, assumir o controle desse patrimônio, gerir nosso próprio destino e sermos recompensados pelo valor investido em nossa marca.

Se você não criou uma imagem de confiança até agora, repense. Confiança é a chave para reputação e, em um mundo complexo e cheio de alternativas, a escolha óbvia sempre será por quem construiu a melhor reputação.

E como dar o primeiro passo? Nas palestras que faço, tenho dito que quase tudo (sim, quase tudo) na vida pode ser planejado, é passível de alterações, recomeços, mudanças de rota e novos caminhos, desde que você saiba para onde quer ir. Agora pare tudo o que está fazendo e pergunte-se: aonde você quer chegar? Você sabe para onde está indo?

Tenha essas respostas na ponta da sua língua e assuma o controle do seu grande patrimônio que é sua marca pessoal. Você está pronto?

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