Múltiplas conexões

Buscar
Publicidade

Opinião

Múltiplas conexões

Interatividade ampliada pela voz humana, publicidade ainda mais personalizada e novas oportunidades para a mídia estão no horizonte da conectividade inteligente, todas cercadas pela preocupação com a proteção à privacidade dos dados


25 de fevereiro de 2019 - 16h24

Nesta semana, a atenção dos interessados em inovação, conectividade e mobilidade está voltada para Barcelona. A capital da Catalunha sedia pela 14a vez o Mobile World Congress (MWC), cuja edição de 2019 começa nesta segunda-feira, 25, e segue até quinta, 28, fazendo circular cerca de cem mil pessoas pelo centro de convenções Fira Grand Via, incluindo mais de dois mil expositores — o primeiro Congresso Mundial GSM foi realizado em Madrid, em 1995, e no ano seguinte mudou-se para Cannes, onde ocorreu até 2006 com a marca 3GSM World.

 

(Crédito: Reprodução)

O MWC é também o segundo destino do projeto 100 Dias de Inovação, uma novidade no calendário de 2019 de Meio & Mensagem, que começou nas primeiras semanas de janeiro no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, e compreenderá ainda outros dois grandes eventos: o South by Southwest (SXSW), em Austin, de 8 a 17 de março, e a Rio Creative Conference (Rio2C), no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de abril.

O projeto amplia a cobertura jornalística multimídia desses eventos e seus desdobramentos para os mercados de comunicação, marketing e mídia, com forte ênfase em inovações, tendências e impactos que geram sobre a postura e os negócios da indústria. O conjunto de conteúdos nas plataformas impressa e digitais abarca reportagens, entrevistas, análises, artigos de opinião, vídeos e posts em real time nas redes sociais.

Para esse trabalho de fôlego, apoiados por toda a redação, estão em Barcelona os jornalistas Bárbara Sacchitiello, Sérgio Damasceno e Victória Navarro. Sérgio acompanha o evento in loco pelo terceiro ano consecutivo, é um expert em telecomunicação, mercado sobre o qual escreve há 20 anos, e desde o início de 2019 tem novas atribuições como editor assistente. Entre elas, a coordenação das postagens do conteúdo editorial de Meio & Mensagem nas redes sociais. Uma das novidades, para a qual convido os leitores que ainda não notaram, é a publicação diária de vídeos com lettering que resumem em um minuto um dos principais assuntos do momento. Com isso, ficou mais abrangente o nosso cardápio de conteúdos nas mídias sociais, onde já se consolidaram as séries e reportagens em vídeo, lives, stories e posts com notícias em real time.

Antes de embarcar para Barcelona, o trio produziu as reportagens publicadas na edição semanal e Meio & Mensagem (disponível para assinantes nas versões impressa e digital para tablets), antevendo alguns dos temas que movimentarão os debates no MWC e tendo como ponto central os aparelhos celulares, que mudaram as nossas vidas e inauguraram a era da conectividade inteligente, na qual os smartphones, que ainda têm um vasto e concorrido campo para amadurecimento e penetração, já têm a companhia de assistentes pessoais, smartwatches, wearables e carros autônomos.

A convivência harmônica desses dispositivos, que, no ano que vem, já devem somar 55 bilhões de objetos conectados ativos no mundo, é um dos desafios para os especialistas reunidos na Espanha e envolve não somente logística e tecnologia, mas criatividade em produtos e serviços capazes de provocar desejo no público, respondendo à exigência por compartilhamento veloz de experiências e dados. A interatividade ampliada pela voz humana, a publicidade ainda mais personalizada e novas oportunidades para a mídia via dispositivos conectados são algumas das prováveis implicações no horizonte, toda elas cercadas pela preocupação — agravada pelas novas legislações — com a proteção à privacidade dos dados dos usuários.

O conteúdo produzido em Barcelona pelo nosso trio de correspondentes e mais de dez profissionais do mercado brasileiro convidados como colaboradores você, caro leitor, acompanha no site especial mwc.meioemensagem.com.br, nas redes sociais de Meio & Mensagem, ambiente em que o uso da hashtag #MWCnoMM facilita as buscas, e na próxima edição semanal.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quem é o anunciante e quem é o veículo?

    Os próximos anos serão críticos na consolidação do mercado de varejo tradicional e, também, dos sistemas operacionais de TVs conectadas

  • Técnica e estratégia

    Ambiente estressado pela pulverização de opções de mídia e pelas mudanças de comportamento da audiência valoriza os profissionais especialistas na atividade, mas exige desempenhos mais fundamentados