Log: O novo queridinho do marketing

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Opinião

Log: O novo queridinho do marketing

As evidências do usuário na internet merecem cada vez mais atenção para conhecer melhor o consumidor sob as luzes do LGPD


4 de abril de 2019 - 6h51

Em um cenário no qual as empresas querem entender cada vez mais sobre o comportamento do usuário no fragmentado mundo digital, o log se tornará o amigo íntimo do time de marketing.

Para quem não sabe, o log é uma evidência de um acesso ao sistema computacional. Quando o usuário acessa um aplicativo mobile de banco, loja on-line ou um sistema para acessar cadastros, é gerado um log do usuário para que possa se identificar o histórico de uso.

Na área de tecnologia, o time técnico o utiliza para várias situações como, por exemplo, identificar problemas no sistema, auditoria de acesso, histórico de comportamento, entre outras utilidades.

Quando logamos com os nossos dados cadastrais na conta do Facebook, a empresa passa a monitorar todas as evidências (logs) de navegação (posts curtidos, vídeos vistos, compartilhamentos etc.). A partir disso, o Facebook passa não só a sugerir conteúdos, como também exibir anúncios conforme o seu comportamento de uso.

Em um artigo publicado pela revista Harvard Business Review sobre Better Customer Insight – in Real Time, os autores falam da importância do Real Time Experience Tracking (RET) para analisar os estímulos dos usuários de acordo com a campanha feita pela marca para explorar oportunidades, conhecer mais os usuários e tomar ações instantaneamente. Por trás do RET, o log é um dos componentes importantes que são captados em todo o histórico de interação dos usuários.

Por que o time de marketing deve olhar com carinho o log?

– Com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assim como a GDPR, será necessário armazenar todas as evidências dos clientes para efeito de fiscalização, controle e segurança das informações. Vale ressaltar que Capítulo VII, Seção I, da LGPD, fala sobre segurança e boas práticas de uso as informações que envolve, necessariamente, a gestão dos logs dos usuários;

– A partir da análise dos logs, o time de marketing poderá extrair informações de comportamento dos usuários para segmentar a base, obter insights e estabelecer ações;

– Cruzamento com outras informações para gerar métricas mais precisas;

– Implementação da visão 360 graus da base de clientes para entender a jornada de compra, os estímulos e canais que mais convertem em vendas, obter feedbacks, enviar conteúdos personalizados, trabalhar a oferta x target e antecipar tendências;

– Realização de ações (triggers), em tempo real, conforme estipulado pela área de negócio.

Os dados a serem utilizados para o uso dos recursos de inteligência artificial, machine learning, realidade virtual entre outras tecnologias virão, em boa parte, essencialmente dos logs dos usuários

Algumas áreas de marketing das empresas já compreenderam a relevância de ter os logs e tem tirado vantagens para proporcionar melhores experiências para seus clientes.

Um exemplo é a empresa de transporte compartilhado Lyft, que implementou o Logging as a Service (LaaS) com o propósito de compreender o comportamento dos usuários do seu serviço para melhorar o atendimento, como também fazer campanhas mais assertivas e em tempo real.

Na visão da Singulary University, do Peter Diamandis, a convergência disruptiva da tecnologia transformará a maneira como as pessoas comprarão, consumirão conteúdos, aproveitarão o tempo livre e interagirão com amigos e família. Os dados a serem utilizados para o uso dos recursos de inteligência artificial, machine learning, realidade virtual entre outras tecnologias virão, em boa parte, essencialmente dos logs dos usuários.

Com a transformação das áreas de marketing para o Marketing Data Streaming (MDS), o log passará a ser o grande aliado da área para conhecer melhor o seu cliente. Se você não parou para pensar sobre o tema, é importante começar a olhar e analisar com a atenção devida, pois pode ter um mar de oportunidades como também riscos em relação a LGPD.

E você? Já fez um carinho no log hoje?

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