Nunca fomos tão importantes em nossas vidas

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Opinião

Nunca fomos tão importantes em nossas vidas

Vamos assumir a responsabilidade e continuar a dar mais sentido ao mundo que nos cerca


23 de abril de 2020 - 20h07

(Crédito: Erhui1979/istock)

Chegue até sua janela. O que você vê? Poucos carros, poucas pessoas na rua? E o que mais? Talvez veja o letreiro de um banco, a fachada de um supermercado… Se mora numa grande cidade pode ser que veja a publicidade nos pontos de ônibus ou nos relógios. O que você sente?

Li um artigo certa vez que dizia que a publicidade, em tempos de incerteza, nos acalma. Sabe por quê? Porque é símbolo de civilização. Perceba, então, a nossa responsabilidade: damos sentido ao mundo que nos cerca (fazendo rir, informando, fazendo pensar, oferecendo certezas, provocando) e ajudamos na transformação das pessoas.

Acha que estou exagerando? Ontem li uma pesquisa divulgada pelo Conselho Executivo de Normas e Padrão (CENP). É super atual, trata da nossa relação com este momento de pandemia que vivemos. É um estudo feito pelo instituto Kantar em 30 países, abordando 25 mil pessoas. Sabe o que os entrevistados declararam? 78% dos consumidores acreditam que as marcas devem ajudá-los em suas vidas diárias.

Lembrou da palavra propósito que a gente tanto usa? Então, está mais do que na hora de colocá-la em prática. Se você é de marketing ou de agência, mostre o que sua marca está fazendo para ajudar. Encontre a forma de contar isso de modo a tranquilizar as pessoas de que algo está sendo feito. Vá além! Você sabe muito bem o serviço ou produto que a sua marca vende. Sabe também, por meio do propósito, o que a marca “pensa e sente” quando está fazendo isso. Então, busque uma conexão que seja verdadeira entre sua marca e o consumidor. Se é alegria, como levar um pouco para dentro das casas das pessoas? Se é atividade física ou organização, carregue sua rede social com essas informações, e procure o maior alcance possível.

A forma como você vai se expressar é tudo neste momento. A mesma pesquisa diz que 74% dos entrevistados acham que as empresas não devem “explorar” a situação. Mas reafirmam que as marcas anunciantes têm um importante papel de manter ativos os meios de comunicação que encontram nelas suas remunerações.

Nunca fomos tão importantes em nossas vidas.

Faça sua marca se manifestar positivamente. Faça ela contribuir com quem está em risco, com quem está na rua trabalhando e, também, com quem está em casa, fazendo sua parte, em quarentena, para ajudar a acabar com esta pandemia.

As marcas, costumo dizer, falam. Use o verbo proprietário para refletir as razões que as movem. Vamos assumir nossa responsabilidade e continuar a dar mais sentido ao mundo que nos cerca.

**Crédito da imagem no topo: Reklamlar/istock

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