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Opinião

Você já ouviu a palavra do seguidor hoje?

Trabalhar com engagement é aceitar de braços abertos que vivemos de troca


16 de abril de 2021 - 11h19

(Crédito: Metamorwork/ iStock)

Sempre que falo minha nova função, sinto que a pessoa à minha frente tem um minuto de tela azul. Como assim Engagement? Isso existe? É real? Sim, gente. Existe, é real e pode fazer toda diferença no sucesso de uma campanha. Engagement é um termo novo nesse vocabulário cada vez mais cheio de termos novos que se tornou a comunicação. É uma área que surge como uma resposta direta à percepção de que faltava um elo importante no ciclo da comunicação.

O termo no nosso mercado é definido como a interação entre o consumidor e a marca. Em uma tradução livre, engage significa compromisso. E é aí que mora a diversão e a complexidade de relacionamentos estáveis. O ambiente digital trouxe um novo ingrediente para essa relação: a intimidade. Dá pra dormir e se conectar logo ao acordar. E, diferente das relações humanas, você pode escolher entre interagir com uma mensagem ou ser um mero receptor dela.

Trabalhar com engagement é aceitar de braços abertos que vivemos de troca. O SAC, que muita gente considera o terror do profissional de social media, é, na verdade, a maior fonte de inspiração para o relacionamento entre marcas e pessoas. Através dele conseguimos entender a dinâmica, observar a resposta do público, ouvir o que se espera da marca e ter insights para uma criação feita sob medida.

O objetivo é sempre criar conteúdos, estratégias e pautas relevantes para os clientes dos nossos clientes. Um casamento maravilhoso (e também intrigante, como são os casamentos) entre planejamento, criação, mídia, conteúdo e público final com o objetivo de estar presente na conversa do momento.

Claro que ferramentas de mensuração e algoritmos podem nos trazer mil dados diferentes como análise de presença, de sentimento e comparação de perfis concorrentes. Tudo isso facilita o processo. Mas mais do que alcançar as chamadas métricas de vaidade, buscamos valorizar o engajamento que vai além da curtida. Valorizar cada comentário e cada direct message daquelas pessoas que tiraram um tempo para interagir com a marca de verdade. Acredite: em um mundo em que o falar tem cada vez mais espaço, nada engaja mais do que sentir que existe alguém disposto a ouvir e valorizar o que você expressa.

Antes mesmo do lançamento das redes oficiais de um de nossos clientes, com os produtos já nas gôndolas, percebemos uma grande movimentação do público, com menções e conteúdos sobre a marca. Para o lançamento das redes, parte crucial de nossa estratégia foi valorizar o conteúdo do seguidor que faz questão de mostrar produtos, criar resenhas e mencionar o nosso perfil. Esse seguidor e consumidor traz aquela pitada de improviso junto dos mais altos níveis de sinceridade, assim como é a vida real.

Transformamos o que era papo de SAC em conteúdo e o público final como protagonista de nossa campanha.

Além de influenciadores, também desenvolvemos parcerias com seguidores que sonham se tornar influenciadores e que formam uma verdadeira comunidade da marca. Eles usam os produtos, testam e falam com conhecimento sobre a qualidade.

É a partir desse reconhecimento da opinião que abrimos os olhos para a criação de novos conteúdos totalmente focados em conversas atuais, numa estrutura horizontal, como tem que ser. É a possibilidade da resposta em curto prazo e do reconhecimento da participação do consumidor na construção da imagem de uma marca.

*Crédito da foto no topo: Eugenesergeev/iStock

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