Sua versão de sucesso deve ser tão única quanto você

Buscar

Sua versão de sucesso deve ser tão única quanto você

Buscar
Publicidade

Opinião

Sua versão de sucesso deve ser tão única quanto você

Definir o que é ser bem-sucedido requer uma boa dose de coragem, autoconhecimento e autocrítica


29 de outubro de 2021 - 16h07

Uma questão que surge de forma recorrente em palestras e entrevistas é: você alcançou o sucesso e hoje é a número um de uma empresa multinacional no Brasil; você sempre almejou liderar uma empresa? Esta pergunta sempre me trouxe um certo grau de desconforto, pois em última instância, propõe uma definição única de sucesso para as pessoas, fazendo-as acreditar que estar na liderança de uma empresa seria também um indicador de sucesso para elas. E não há nada mais equivocado do que reduzir o sucesso a uma abordagem única.

Sucesso não é algo que tenha apenas uma única definição (Créditos: Robert Kneschke/shutterstock)

Foi por acaso que me deparei com o que considero uma das melhores definições para o sucesso, quando recebi a recomendação de um livro que me emocionou profundamente. “Em Busca de Sentido”, escrito pelo austríaco Viktor Frankl, retrata sua história como um sobrevivente do Holocausto que passou dois anos e meio em campos de concentração nazistas e perdeu sua esposa grávida, pai, mãe e irmão. No livro, escrito inicialmente de forma anônima, Viktor descreve como se sentiu e observou a si mesmo e às pessoas no campo nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, a obra, que nos toca na alma em cada de seus capítulos, acabou se tornando, de forma não intencional, o maior sucesso literário de Viktor Frankl. E é no prefácio que o autor explica que o sucesso não deve ser perseguido, mas sim o efeito colateral de uma dedicação pessoal a algo que é maior do que você ou resultado de ações realizadas.

Em relação à pergunta que muitos me fazem, minha resposta é não, eu nunca pensei em ser a número um de uma grande multinacional no Brasil e nem estabeleci isto como uma medida de sucesso. Esta conquista acabou sendo um efeito colateral de grande dedicação a uma empresa alinhada com meus valores que me permite realizar um trabalho de impacto no mundo, propicia o convívio com pessoas que me ensinam todos os dias, estabelece uma rotina para que eu participe dos momentos que considero inegociáveis com a minha família e que, por fim, me dá autonomia e condições para fazer minhas escolhas e viver sonhos. Esta foi a definição de sucesso que elaborei para mim muitos anos atrás e que não dependia de ocupar a principal cadeira de uma empresa. Eu já havia alcançado a minha definição de sucesso em muitas outras oportunidades ao longo da minha carreira.

Definir o que é sucesso para você requer uma boa dose de coragem, autoconhecimento e autocrítica e, muitas vezes, divergir das crenças sobre o que a palavra significa. Muitas pessoas declaram que nunca alcançaram o sucesso, mas também é possível que não tenham parado para pensar no que isso significa para elas. Definir seu próprio sucesso é saber o que você deseja e por quê. Quando olhar para trás em sua carreira e em sua trajetória de vida, que marca você gostaria de ter deixado? O que gostaria que as pessoas falassem sobre você e as coisas que realizou? Responder a essas perguntas pode trazer insights valiosos para a sua definição de sucesso.

E as respostas podem ser diversas. O sucesso pode significar uma sensação de retribuição ao mundo, de fazer a diferença, causar impacto ou influenciar positivamente as pessoas. Pode estar na sensação de realização e evolução na carreira. Também pode significar ser capaz de fazer as coisas que ama ou prover a melhor educação possível para seus filhos. O significado de sucesso é diferente para cada pessoa e não há o menor problema em não se encaixar na definição de outras pessoas. É justamente aí que está a melhor parte: você pode definir e projetar seu próprio sucesso, tornando-o o modelo que seguirá por toda a sua vida – ou parte dela. Seja, então, protagonista da elaboração do significado de sucesso para você! Sua versão deve ser tão única quanto você.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como os selos ambientais conferem valor e credibilidade às marcas

    Pesquisa do Instituto Quantas aponta que há a percepção de que esse tipo de certificação tem tanta relevância quanto o desempenho do produto

  • Da inteligência artificial à inteligência real

    Construir o futuro que está emergindo não está somente nos dados, ou nas quase mil páginas do report de tendências da Amy Webb