Metaverso

Buscar
Publicidade

Opinião

Metaverso

Você também precisará entrar nesse mundo


10 de fevereiro de 2022 - 14h00

(crédito: Shutterstock)

Com a pandemia, as pessoas passaram a fazer muitas atividades de forma online, como reuniões ou até mesmo consultas médicas. Mas você já se imaginou dentro de um outro mundo, como em um game, onde você tem uma casa, seu trabalho, vai ao supermercado ou farmácia? A diferença é que nos jogos aquela história é totalmente fictícia, você assume um personagem. Já de outra maneira, teríamos um metaverso, onde é possível ser você mesmo, realizando suas atividades normalmente, mas num mundo completamente virtual.

O tema, até então tratado de forma pontual, ganhou os holofotes desde que Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, declarou que sua companhia mudaria de nome para Meta, apontando que a estratégia é desenvolver um metaverso. A ideia é poder acessar esse outro universo por meio do nosso computador ou pelo celular, como se fosse um game, onde já existem plataformas 3D com possibilidade de conexão entre as pessoas. Óculos finos e leves serão usados, assim, será possível assistir shows, fazer exercícios e conhecer pessoas.

A Meta já está desenvolvendo estudos para ter avatares em 3D personalizados, que reproduzem as expressões de quem está conversando; luvas que sentem a pressão e o peso dos objetos virtuais como se eles realmente estivessem segurando determinado objeto e ainda a leitura de impulsos neurais, com o objetivo de futuramente utilizar a força do pensamento para deslocamentos.

“Para que o metaverso atinja todo o seu potencial é preciso criar interoperabilidade. O que você usar em um universo, precisa funcionar em outro. Ou seja, um só login para circular em qualquer mundo ou plataforma, carregando tudo o que o avatar tiver de itens”, afirmou Zuckerberg.

Agora se você é daquelas pessoas que não tem o menor interesse por esse universo, saiba que como todas as tecnologias, esta também será essencial ao dia a dia. Os estudiosos acreditam que tarefas como trabalho e estudos vão fazer com que as pessoas precisem fazer uso do metaverso. Não será uma questão de querer ou não e sim algo imprescindível para desempenhar determinadas ações cotidianas.

Mas como serão as criações dentro desse novo universo? Assim como o YouTube ou qualquer outra rede social, os usuários serão parte importante dentro do metaverso, é a partir deles que tudo terá significado.

E o consumo de informação, como serão os sites de notícias online? Como os jornalistas e produtores de conteúdo devem trabalhar nesse novo cenário? Bem, muitas perguntas ainda seguem sem respostas, mas uma coisa é certa: a informação é algo valioso em qualquer lugar e as pessoas precisam estar cada vez mais bem informadas. Especialmente considerando que a informação que hoje já é ágil, logo será ainda mais.

Para se ter uma ideia, existem 4,66 bilhões de usuários utilizando a internet, isso é mais que a metade da população mundial, que hoje está em torno de 7,8 bilhões. Isso já seria motivo suficiente para que o trabalho dos sites de notícias continuem de alguma maneira nesse novo contexto. No entanto, é preciso pensar ainda na segurança dos dados dessas pessoas, assim a criação e propagação de conteúdo relevante dentro do metaverso será essencial para garantirmos não apenas informação de qualidade, mas que as pessoas saibam todos os direitos que possuem, algo essencial dentro de algo que desperta tantas incertezas.

Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/numero-de-usuarios-de-internet-no-mundo-chega-aos-466-bilhoes/

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como o líder brasileiro se destaca no mercado estrangeiro?

    Saiba quais são as características nacionais valorizadas fora do País e o os pontos de atenção aos executivos locais

  • Uma imprevisibilidade: os dispostos se atraem

    Apesar de todo conhecimento e tecnologia existentes, a pesquisa segue relevante na relação entre marcas e pessoas, ainda que nem sempre seja fácil engajar os respondentes