Pesquisa qualitativa vs. quantitativa: qual é a diferença?

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Opinião

Pesquisa qualitativa vs. quantitativa: qual é a diferença?

Essencialmente, quando se trata de entender seus consumidores, pesquisas qualitativas e quantitativas realmente andam de mãos dadas


8 de abril de 2022 - 14h00

Crédito: Shutterstock

Um método quantitativo tem tudo a ver com estatística e ajuda você a ver tendências de alto nível. Os dados qualitativos que você coleta permitem que você entenda como seus consumidores agem, sentem ou pensam de uma maneira específica. As perguntas fechadas são preferidas para pesquisas quantitativas, pois ajudam a controlar como as pessoas podem responder. As respostas coletadas permitem que sejam feitas comparações. Por exemplo, ‘’60% dos millennials concordam com o trabalho remoto’’.

Por outro lado, a pesquisa qualitativa oferece insights mais significativos sobre as percepções, motivações, comportamentos e atitudes de seus consumidores. Ele não fornece estatísticas ou números, mas responde a perguntas sobre por que ou como corrigir um problema. Nesta abordagem, perguntas abertas são frequentemente usadas para coletar mais informações. Estudos de diários, enquetes e pesquisas de campo são bons exemplos de pesquisa qualitativa

Dica: Para evitar confusão comum sobre qual método usar, é útil lembrar que quantitativo é quantidade. Quantidade refere-se a números; portanto, os dados quantitativos têm tudo a ver com números e estatística.

Essencialmente, quando se trata de entender seus consumidores, pesquisas qualitativas e quantitativas realmente andam de mãos dadas. Usar os dois métodos pode ajudá-lo a:

  • Determinar os diferentes tipos de consumidores.

Quanto mais dados você coletar sobre seus consumidores, melhor poderá atendê-los. Por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas, você entende melhor seus consumidores e o impacto que eles têm no seu negócio. Esses métodos ajudam você a conseguir isso respondendo às seguintes perguntas:

  • O que eles estão procurando? (As palavras-chave são úteis aqui)
  • Onde eles estão pesquisando? (Localização)
  • Quando eles estão fazendo essas buscas? (hora e data)
  • Que tipo de dispositivos eles usam para pesquisar? (Telefone, tablet ou desktop)
  • Quem está fazendo as buscas? (Usuários atuais ou potenciais)
  • Por que eles estão procurando? (Motivação, intenção e objetivo)

Entenda seus consumidores

Vamos mergulhar agora e ver como esses dois métodos combinados podem ser uma ferramenta poderosa para conhecer seus consumidores.

Obtenha insights detalhados além de dados e números

A pesquisa de mercado quantitativa ajuda você a aprender como seus consumidores pensam, sentem ou reagem aos seus serviços e produtos. Esses números podem lhe dar respostas rápidas sobre se você está ou não sendo fiel às suas promessas. Por exemplo, se você descobrir que 90% de seus clientes atuais são clientes recorrentes, isso pode significar que seus produtos estão atendendo às expectativas deles. Da mesma forma, se você estiver tentando entender quando eles fazem uma compra, os dados quantitativos também fornecerão mais informações. No entanto, os dados quantitativos não lhe dirão por que isso acontece.

Uma abordagem qualitativa intervém para responder à pergunta “por quê”. Vai além dos números para ajudá-lo a descobrir por que eles tomaram as decisões que tomaram. É por isso que as perguntas abertas são as mais apropriadas, pois permitem que você os pensamentos dos consumidores e o que eles passam ao comprar ou usar seus serviços. Uma tática qualitativa, como gravar em vídeo as avaliações dos consumidores, pode fornecer uma melhor percepção do consumidor sobre:

  • O que eles consideram em um produto/serviço para adquiri-lo ou antes de assinar.
  • Por que eles não usam alguns serviços e produtos, então você pode usar essas informações para tornar o serviço ou produto mais atraente.
  • Se tiverem dúvidas e se tiverem recebido respostas para essas perguntas.

Crie decisões abrangentes

Embora os números e as estatísticas ajudem você a entender suas tendências de consumo, eles fornecem detalhes básicos. Confiar nessas informações para tomar uma decisão é pura suposição. Por exemplo, o fato de as estatísticas mostrarem que um de seus produtos vendeu mais que seus concorrentes não é informação suficiente para concluir que venderá mais nos próximos dias.

Há uma chance de que seus concorrentes tenham perdido algo que lhe deu uma vantagem. A pesquisa qualitativa pode ajudar a descobrir isso (adicione mais detalhes aos seus números), permitindo que você permaneça competitivo por um pouco mais de tempo ou enquanto estiver no negócio.

Qual método é melhor para você?

Como vimos, ambos os métodos ajudam você a entender melhor seus consumidores. Eles são ainda mais poderosos quando usados juntos. Mas se seu objetivo é capturar estatísticas e números, é melhor manter uma abordagem quantitativa.

Por outro lado, se você estiver interessado em conhecer uma determinada tendência de consumo, uma abordagem qualitativa fornecerá todos os detalhes necessários. Se você puder encontrar tempo para usar os dois métodos (recomendamos que use), entender quem são seus consumidores, onde encontrá-los, o que estão procurando e quando precisam de seus produtos ou serviços não será difícil para você. As discussões ao vivo da Toluna são um complemento ideal para qualquer projeto de pesquisa quantitativa e você pode fazer isso facilmente na plataforma Toluna Start.

 Como você coletará insights do consumidor?

As necessidades do consumidor tendem a mudar constantemente. Em um minuto eles querem uma coisa e no minuto seguinte eles não estão mais interessados. Por esse motivo, pesquisar seus comportamentos pode ajudá-lo a atender às demandas deles, ajudando você a ficar à frente de seus concorrentes. Tanto a pesquisa quantitativa quanto a qualitativa são úteis aqui e, se você precisar de ajuda para implementá-las com sucesso, temos soluções projetadas para isso.

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