A evolução do Product Placement no entretenimento

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Opinião

A evolução do Product Placement no entretenimento

Período de pandemia forçou marcas a repensar métodos tradicionais de publicidade, para inserir anúncios de forma criativa e alinhada às novas tendências de consumo


15 de junho de 2022 - 6h00

Período de pandemia forçou marcas a repensar métodos tradicionais de publicidade, adequand-se às novas tendências de consumo (Crédito: JGroup/iStock)

O período que vivemos nos últimos dois anos fez com que as marcas fossem forçadas a repensar os métodos tradicionais de se fazer publicidade, para que seguissem com inserções de anúncios de forma criativa e alinhada às tendências de consumo que surgiram e, principalmente, se intensificaram durante a pandemia. Com essa mudança de hábitos, valores e desejos, novas formas de se fazer publicidade surgiram e o já conhecido product placement, que nada mais é do que a inserção de marcas e produtos em conteúdos de entretenimento, ganhou novas formas e se estabeleceu como estratégia assertiva no marketing digital.

Passando por diversos formatos, hoje é possível vermos anúncios publicitários, e com uma frequência maior, em produções audiovisuais em geral, como grande exemplo novelas, filmes e séries. Mas quando paramos para analisar a estratégia dita como nova, percebemos que a presença de marcas nas produções já era algo recorrente, sendo elas as ações de merchandising, o que nos faz pensar que essa movimentação não seja algo tão inovador.

Porém, é aí que nos enganamos.

Na novela ‘A Regra do Jogo’, de 2015, ainda que houvesse espaço para marcas conhecidas, como Coca-Cola, que apareceu no primeiro episódio da trama, os produtores investiram no desenvolvimento de uma série de produtos fictícios contendo embalagens e logomarcas, para compor as cenas da novela de forma natural, sem que parecessem ações de ‘merchan’. Essa estratégia é utilizada para que as produções criem storytellings reais, sem a necessidade de licenciamento de produtos na maioria dos casos.

E ainda que você não se lembre de exemplos claros, muitas produções trazem produtos fictícios neste mesmo formato, dentre eles os seriados da Nickelodeon, com o Pera Phone, smartphone que se assemelhava ao iPhone. E entre exemplos mais recentes, temos a série ‘De Volta aos 15’, da Netflix, que traz como rede social oficial o ‘Floguinho’, que na verdade, é a versão fictícia do Fotolog.

Agora, partimos para os novos formatos!

Por conta das medidas de restrição sanitárias adotadas durante a pandemia, a gravação de telenovelas precisou ser interrompida, fazendo com que emissoras como a Globo, investissem em reprises de grandes clássicos, dentre eles a novela Império. Na versão transmitida em 2021, a produção teve cenas alteradas digitalmente para a inclusão de produtos da Itaipava em suas ambientações, sendo a primeira vez que a emissora se utilizou desse tipo de tecnologia em produções já prontas.

E agora, com a volta das gravações a todo vapor, a tendência é que as marcas invistam cada vez mais no ‘Product Placement’ nas obras de teledramaturgia, dessa vez sem a necessidade da tecnologia, já que o planejamento poderá ser feito em real-time. Como é o caso da novela Pantanal, em exibição no horário nobre da emissora, e que já conta com a presença de marcas como Dove, Casas Bahia, Itaipava e Caoa, e promete ainda mais inserções ao longo da exibição de seus episódios.

Mas com essa mudança, percebemos que ficou difícil que as estratégias se desvinculassem do mundo digital. Hoje, o ambiente virtual consegue reverberar em distintos formatos e instantaneamente, alguma notícia que aconteceu em um festival, premiação, e até mesmo cenas de reality shows e das próprias telenovelas. Tais formatos, que funcionam como uma ‘segunda tela’ para as marcas, se inspiram em sua maioria memes da internet, e se popularizam por se tratarem de uma publicidade, mas sem características evidentes de uma.

Hoje, no meio digital, páginas como Nana Rude, Gina Indelicada e Perrengue Chique se utilizam do formato, e ainda que sinalizem ser uma publicidade, alcançam grandes números pela criatividade nos memes utilizados.

Com isso, vemos que as possibilidades são infinitas, e que a cada atualização ou surgimento de tendências, as estratégias para product placement e outras ferramentas se reinventam. Estamos renovando olhares, valores e formas de conexões entre marcas e consumidores, caminhando constantemente para a evolução da publicidade.

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