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Formato Live Commerce conquista espaço entre varejistas ao aliar performance em vendas e entretenimento

Show da Black Friday Americanas chegou à terceira edição

Show da Black Friday Americanas chegou à terceira edição



1 de dezembro de 2021 - 0h00

A edição 2021 da Black Friday consolidou um novo modelo de vendas. Interativo, com entretenimento e, ao mesmo tempo, capaz de impulsionar resultados, o Live Commerce mostrou a força da união entre criadores de conteúdo e estratégias de marketing bem definidas. Essencialmente, o formato consiste na oferta de produtos ou serviços via transmissão ao vivo, com um ou mais influenciadores. A live oferece aos consumidores a oportunidade de reagir ao conteúdo em tempo real, por meio de comentários, e até mesmo de efetuar a compra em alguns cliques.

“As marcas podem construir um caminho efetivo de reconhecimento de marca e conversão, a partir do formato de Live Commerce. Essa combinação é o que motiva a audiência a assistir ao conteúdo e se engajar com ele — além, é claro, de comprar os produtos e serviços ofertados com condições especiais”, afirma Alessandra Gambuzzi, diretora de projetos de conteúdo do Google.

No Brasil, o YouTube é a principal ferramenta para iniciativas do tipo. A plataforma de vídeos é uma importante aliada ao longo do processo orgânico do funil de compra. Pelo menos 70% dos brasileiros conectados declararam já ter comprado algo que viram no YouTube, segundo dados próprios. Cinco em cada dez pessoas que participaram da pesquisa Google Consumer Survey afirmam enxergar a plataforma como o melhor lugar para descobrir novas marcas e produtos.

Esses dados estão disponíveis na plataforma Commerce Connections, um hub aberto dedicado ao fomento do comércio omnichannel, através do podcast Commerce Connections On Air e dos treinamentos do Commerce Connections Academy.

Interatividade e resultado
O Show da Black Friday, realizado pelo YouTube em parceria com o estúdio de conteúdo Play9 e com a agência WMcCann, chegou, neste ano, à sua terceira edição. Com a Americanas como cotista máster do evento, a transmissão contou novamente com a apresentação do Felipe Neto. Além dos descontos únicos, o público também pôde desfrutar de quatro horas de show. Houve uma disputa entre o time liderado pela cantora Jojo Todynho e pela Camilla de Lucas, embaixadora da Americanas. Entre os participantes, estiveram nomes de peso como Diva Depressão, T3ddy, Bielo, Bruna Gomes, Diego Cruz, João Vitor Mello e Ademara.

“Quando se trata de comprar, há um nível único de credibilidade com os criadores. Os espectadores sentem-se pessoalmente conectados a eles e esse aspecto social gera confiança. Eles sabem que seus criadores favoritos fazem recomendações confiáveis e de maneira consistente”, afirma Victor Brotto, executivo de negócios do Google.

O Show da Black Friday Americanas, no ano passado, registrou 9,5 milhões de views, além de 5,5 milhões de pessoas únicas durante a live. Houve um crescimento de 185% YoY na receita gerada através do masthead ao vicresceu +12 pontos percentuais após o Show.

“Além de bater a meta de crescimento da receita dos produtos anunciados durante a live, a Americanas registrou um crescimento de 185% em comparação com 2019 na receita vinda da homepage do YouTube durante a live, as buscas pelos produtos também cresceram em um patamar similar”, afirma Sérgio Teijido, gerente de insights do Google Brasil.

 

Com patrocínio da Amazon.com.br, a Casa Black Friday durou cinco dias

Com patrocínio da Amazon.com.br, a Casa Black Friday durou cinco dias

A segunda iniciativa de Live Commerce de destaque, neste ano, foi a Casa Black Friday, que contou com patrocínio máster da Amazon.com.br e foi desenvolvida pelo YouTube em parceria com a produtora Dia Estúdio. A iniciativa é a primeira live commerce no formato de reality show, unindo entretenimento e live shopping. Seis criadores de conteúdo ficaram confinados entre os dias 25 e 29 de novembro. A casa foi equipada com dispositivos Echo, Fire TV e outros produtos compatíveis com Alexa. Estes itens e muitos outros usados por eles no reality foram vendidos com descontos disponíveis em Amazon.com.br e no app Amazon Shopping. O reality reuniu Thelma Assis, Thalita Meneghim e Gabie Fernandes, do canal de humor Depois das Onze; Raony Phillips, criador do ‘Girls In The House’, do canal RaoTV; além do comentarista de entretenimento Luba e o humorista Jean Luca.

Anote na agenda e não perca
O episódio 21 do Commerce Connections On Air apresentará um panorama do Live Commerce no Brasil e no mundo e trará cases de marcas. Participarão  SérgioTeijido e Victor Brotto, do Google, e João Pedro Paes Leme, sócio e co-fundador da Play9, estúdio de conteúdo e formatos digitais para marcas e influenciadores. O episódio será disponibilizado no dia 13 de dezembro, nas principais plataformas de áudio.

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